A transformação digital é uma realidade em diferentes áreas, otimizando processos e fornecendo insights que impulsionam os negócios. Um exemplo é a inteligência artificial no marketing, que pode melhorar a produtividade e resultados do setor.
Busca compreender melhor como a inteligência artificial funciona no marketing digital e os principais ganhos que esse recurso pode proporcionar para as empresas é fundamental. Acompanhe este artigo!
Quais os usos da inteligência artificial no marketing digital?
A inteligência artificial (IA) no marketing digital tem diferentes aplicações, permitindo a otimização de tarefas e uma compreensão mais aprofundada dos clientes e do mercado. Veja abaixo os principais usos da IA no marketing.
Análise de tendências
A inteligência artificial consegue analisar, de maneira rápida, um grande volume de dados. Por isso, pode ser utilizada para antecipar tendências, padrões de consumo e o comportamento do consumidor.
Dessa maneira, é possível obter informações importantes, inclusive antecipando a necessidade dos consumidores, para realizar campanhas mais eficazes, ou seja, que alcancem e engajem o público-alvo.
Qualificação de leads
Com a aplicação da IA no marketing, fica mais fácil compreender seus leads, evitando forçar uma situação para um cliente em potencial que ainda não considera o produto ou serviço da empresa como solução para seu problema, por exemplo.
A tecnologia permite qualificar os leads por meio de dados concretos, possibilitando abordagens mais precisas e considerando o estágio de funil de vendas em que a pessoa se encontra. Com isso, você obtém mais oportunidades de negócios.
Criação automática de conteúdo
A inteligência artificial otimiza a criação de conteúdo, podendo criar textos, postagens, e-mails, roteiros e imagens de forma automática, facilitando a gestão do marketing dos clientes
Assim, basta dar instruções para o software e obter o conteúdo pronto ou, ainda, contar com a tecnologia para ter ideias de pautas segundo o tipo de público e setor de atuação da empresa.
Com as ferramentas para a criação de conteúdo e outros materiais, os profissionais contam ainda com um auxílio para elaborar o calendário editorial de postagens, auxiliando no planejamento de marketing.
Mas, apesar de toda a facilidade, é preciso ter atenção com a produção de conteúdo por IA, cabendo ao profissional checar a veracidade das informações para evitar a disseminação de dados incorretos.
Personalização da jornada do cliente
Além de permitir a produção de conteúdo personalizado para o cliente, a IA também impulsiona as estratégias de marketing digital no e-commerce, pois faz a recomendação de produtos segundo o perfil e interesses do cliente.
Nesse sentido, é possível melhorar a experiência do consumidor, superando a concorrência, e elevar as vendas.
Uso de chatbots
Falando em experiência do cliente, a IA nas empresas está muito presente no uso de chatbots, seja em sites, redes sociais ou WhatsApp, permitindo o atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Com isso, é possível tirar dúvidas e resolver problemas de maneira automática, melhorando a satisfação do público.
Saiba que o atendimento pode ser automatizado, mas é preciso contar com uma equipe para a resolução de problemas mais complexos, isto é, aqueles que as máquinas não conseguem resolver.
Segmentação de campanhas de e-mail marketing
No marketing digital, a inteligência artificial, a partir de dados de preferência e comportamento do público, cria campanhas de e-mail marketing segmentadas, o que aumenta o engajamento e melhora a conversão.
Quais as vantagens de aplicar a inteligência artificial no marketing?
Há diferentes tipos de inteligência artificial, e utilizar esse recurso no marketing digital traz diversos benefícios para o setor. Confira.
Aumento da produtividade
Com ferramentas de IA que automatizam atividades, como na criação de calendário editorial e conteúdo, realização de relatórios e no atendimento ao cliente, é possível aumentar a produtividade no marketing.
Estratégias mais eficazes
Com a personalização das estratégias de marketing, fica mais fácil entregar o conteúdo mais adequado e nos canais certos, aumentando o engajamento com o cliente e a conversão.
Otimização de custos
Por meio da análise de dados, é possível conhecer melhor o público, o que se reflete em campanhas mais direcionadas, ou seja, é possível otimizar os custos da área de marketing.
Mais tempo para criatividade
Por último, é preciso destacar que a IA não vai substituir o trabalho dos profissionais e sim complementar.
Isso porque, com a automatização de diferentes atividades, é possível melhorar as entregas do marketing, visto que os profissionais têm mais tempo para usar a criatividade nas campanhas.
Impulsione o sucesso da sua agência de marketing com um sistema ERP!
O marketing digital serve para divulgar e fortalecer uma marca, no entanto, além do uso de ferramentas de IA, é importante que essa área tenha um bom planejamento e gestão. Para isso, nada melhor do que contar com um sistema ERP.
Desse modo, você pode gerenciar seus contratos com mais eficiência, faturar notas fiscais com agilidade, contar um CRM e descomplicar as atividades administrativas, podendo ter mais tempo para prospectar clientes e para oferecer um serviço mais personalizado.
Como você viu, a inteligência artificial no marketing tem diversas aplicações e tende a avançar ainda mais, auxiliando nas estratégias e sucesso das campanhas, bem como na otimização de custos.
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