Este novo app vai revolucionar o seu negócio. Essa frase perdeu tanto o sentido quanto aquela que prometia que essa nova pílula vai te fazer emagrecer 30kg em 3 dias. Todo mundo já testou e todo mundo sabe, não funciona assim! Eu que o diga…
No final, muito do que vem sendo vendido como inovação são atualizações ou correções de apps que vieram com bugs e ainda só fazem exatamente o que aquele outro que você queria substituir fazia. Pior ainda, é quando essa inovação vem de marcas que vivem de copiar as outras.
A grande ilusão por trás de tudo isso é que atualização não é um sinônimo de inovação. A inovação vem de você oferecer mudanças que realmente impactam e afetam o andamento da utilização de uma tecnologia ou de um serviço.
Essa confusão acontece porque vivemos na era da evolução tecnológica, o que implica que tecnologias que fazem aniversário são vistas como um atraso! Como você pode passar mais de um ano com o mesmo celular? Como pode você passar um ano sem fazer uma atualização no seu sistema?
Historicamente, quando uma tecnologia destruiu paradigmas, ela chegou ao mercado com um custo elevado e precisou de alguns anos antes de começar a ser acessível para todos. Mas uma inovação chegou e inovou esta velha ideia: o modelo SaaS (Software as a Service) no universo dos softwares.
Guarde seus rins!
A palavra é acessibilidade. Mesmo quem não gosta dela, quando entende o tamanho da mudança, reconhece. Os SaaS (software como um serviço, em tradução livre) ou software na nuvem vieram para quebrar paradigmas, democratizando o uso de tecnologia de ponta por preços acessíveis.
Essa inovação garantiu acesso ao mundo da inovação para todos, não somente aos maiores. Isso significa ter sistemas e plataformas completas em sua mão, onde quer que você esteja!
Então não vai ter nuvem 2.0? A inovação para? Calma lá, a inovação é o produto, é a solução. Assim você não precisa ficar mudando detalhes de interface para ter a impressão de novidade. A novidade está na funcionalidade completa.
Inovação vs. Enrolação
Um bom produto não deve parecer uma compra de impulso. Se o cliente se arrependeu da compra, o produto pode não ser tão bom. Sabe aquele app revolucionário que foi lançado ano passado e prometeu mudar sua vida? Não, você não sabe. Não se lembra porque ele não cumpriu o que prometeu. E se a pergunta fosse qual o melhor sistema de gestão online?
Não deixe de inovar, e pense sim em entregar soluções sempre que possível para os seus clientes, afinal, as pessoas não precisam de só mais um gadget.
Inovação é solução, foco nos resultados, não deixe o seu cliente arrependido de ter te escolhido.