10 dicas de como gerenciar franquia de loja online

Saiba tudo sobre como gerenciar uma franquia de loja online para alavancar o sucesso do seu negócio
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Se você tem uma franquia de loja online, provavelmente, está sempre querendo melhorar os processos e métodos, certo? E para que eles sejam cada vez melhores é necessário ter uma excelente gestão. Mas como gerenciar esse tipo de negócio?

Sabemos que em alguns casos pode ser complicado dar conta de tudo sozinho. Afinal, são muitas atividades que precisam ser feitas: controlar prazos, tarefas, cuidar e atender clientes, sem contar a parte financeira. Tudo isso, quando não é bem estruturado, pode atrapalhar o sucesso da sua franquia.

Para ajudar a tornar essa gestão mais eficaz, preparamos este artigo! Aqui, você vai encontrar 10 dicas para gerenciar a sua franquia e alavancar o sucesso do seu empreendimento. Até porque existem muitas alternativas que podem ser feitas para gerenciar lojas e franquias, mas nem todas têm a mesma eficiência. Acompanhe!

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Como funciona uma franquia de loja online?

Antes de apresentar as dicas, contaremos o que é franquia de loja online e como ela se difere da franquia tradicional.

Conhecida também por e-franchising ou franquia virtual, elas nada mais são do que os negócios que podem ser administrados completamente de forma remota, ou seja, sem necessitar de uma estrutura física ou endereço fixo.

A franquia online faz parte do sistema franchising, que é regido por lei da mesma forma que as franquias tradicionais. Logo, elas seguem as mesmas regras e orientações que as franquias do modelo tradicional.

Sua vantagem está no baixo investimento inicial e na possibilidade de trabalhar de casa, o chamado formato home based. Assim como as tradicionais, a franquia online é um negócio independente que possui liberdade administrativa e também financeira.

No entanto, para funcionar, o empreendedor precisa fazer um investimento inicial. Nesse montante devem estar incluídas as taxas de marketing para a divulgação do negócio e royalties, que são pagos aos franqueadores (pessoas que detêm o nome e a patente original da marca).

Assim, se você tem uma franquia de loja de roupas, por exemplo, após o investimento inicial, tem o direito de usar o nome da marca e, também, todo o conhecimento e estratégias da franqueadora.

Algumas das franquias online que você pode se inspirar e, quem sabe, investir, são:

  • Bellaza;
  • Mazze;
  • Brasil Nutri Shop;
  • Meu lado Natureba;
  • Ahoba Viagens.

‍Todas são opções de franquias online com baixo custo de investimento e podem ser administradas de casa, sem grandes estruturas.

Como gerenciar uma franquia de loja online?

Mesmo contando com o apoio e suporte da franqueadora é importante saber gerenciar sua franquia. Afinal, é sua a responsabilidade de fazer essa gestão, já que é ela que vai determinar o sucesso do negócio.

Nesse sentido, é comum que os novos empreendedores tenham pouco conhecimento sobre como gerenciar um negócio e, com isso, atrapalhem o crescimento da franquia. Então, confira as dicas que separamos.

1. Faça o planejamento

Uma das etapas mais importantes para qualquer negócio é o planejamento. Isso porque é por meio dele que você vai conseguir criar estratégias e ações para atingir as metas e objetivos que deseja.

O planejamento estratégico deve ser realizado no começo do empreendimento, abrangendo análises completas sobre tudo o que envolve o negócio. Para ficar ainda mais completo e proporcionar uma visão ampla do negócio, você pode contar com a ajuda da franqueadora.

2. Mantenha o padrão de qualidade

O padrão de qualidade do seu negócio deve ser levado muito a sério, já que ele é essencial para seu sucesso e crescimento. Logo, deve ser bem estruturado para garantir a satisfação dos clientes e mostrar que a marca é referência no mercado que atua, além de garantir a fidelização. Vale destacar que esse padrão envolve muitas questões e não apenas a entrega do serviço ou produto. Algumas alternativas possíveis são a implementação de auditores e supervisores para fiscalizar e estimular os colaboradores.

3. Tenha dinheiro em caixa

Para não ter surpresas desagradáveis na sua gestão, principalmente nos primeiros meses, é importante ter sempre dinheiro em caixa. Essa reserva é fundamental no início do negócio, pois, nesse momento, você ainda não terá o lucro necessário para arcar com as despesas.

Isso é possível com um bom planejamento financeiro. Por meio dele, você terá uma visão mais abrangente do que entra e sai, dos lucros e gastos, além de ter uma reserva de emergência.

4. Dedique-se ao negócio

A dedicação é a chave para o sucesso. Com certeza, você já ouviu essa frase, não é mesmo? E ela é totalmente verídica. Quanto mais você se dedicar, maiores serão os seus ganhos. Portanto, pesquise à fundo sobre seu segmento, crie estratégias, busque inovar e sempre dê o seu melhor.

5. Invista em Marketing

As estratégias de marketing são fundamentais para tornar o seu negócio conhecido e atrair mais clientes. Ademais, é a partir do marketing que você vai aumentar as suas vendas.

Hoje, quem não investe nessa área não sai do lugar e nem vê o empreendimento crescer. Quando falamos de franquia de loja online, ela é ainda mais importante, afinal, na internet, existem muito mais concorrentes para disputar a atenção.

6. Separe os gastos pessoais dos gastos da empresa

É comum que algumas pessoas que estão começando o seu próprio negócio misturem as finanças pessoais com as da empresa. Essa prática pode prejudicar ambas as saúdes financeiras.

É muito importante separar as contas, assim, você garante o capital de giro necessário para que o negócio cresça e um montante essencial para se estabelecer financeiramente.

7. Estude e também capacite sua equipe

Essa é uma das maneiras de se dedicar ao seu negócio. Os estudos nunca são demais além de serem fundamentais para impulsionar o crescimento do empreendimento. Então, faça cursos regularmente, especialize-se e não se esqueça da sua equipe!

Ofereça cursos e treinamentos que os ajude a melhorar os processos, o atendimento e a produtividade. Tudo isso possibilita manter os padrões de qualidade já destacados acima.

8. Estabeleça metas

Assim como a dedicação, as metas são fundamentais. Isso porque são elas que vão ajudar você a criar as estratégias necessárias para o crescimento do negócio.

Portanto, crie metas realistas, que sejam fundamentadas e tenham base no seu segmento e porte de negócio. Mas não crie muitas metas de uma só vez, foque em pontos essenciais e conte com a ajuda do planejamento estratégico para realizá-las.

9. Faça análise dos resultados

Acompanhar os resultados obtidos ajuda a entender o que precisa melhorar e o que realmente está funcionando. Em uma franquia de loja online, isso é mais fácil de ser monitorado e analisado.

Desse modo, você pode verificar a taxa de cliques em sua loja virtual, as conversões, o que mais seus clientes buscam e muito mais. Ainda, com esses dados, você vai conseguir gerenciar melhor a sua franquia.

10. Invista em um software de gestão

Os softwares de gestão, sem dúvidas, serão os seus maiores aliados. A ferramenta correta vai te possibilitar gerenciar a sua franquia como um todo, desde a área financeira, passando pela administrativa e de vendas, até o marketing.

Aqui na Omie, por exemplo, você encontra um sistema ERP que se integra com todas as áreas citadas, tornando os processos mais burocráticos e complexos, automatizados e simples. Assim, você consegue focar no crescimento da sua franquia de loja online sem ter que lidar com questões complexas, como as notas fiscais.

Conte com um sistema ERP na sua franquia de loja online

Como vimos, uma franquia de loja online precisa ser bem gerenciada para obter o sucesso e crescimento necessários para oferecer bons resultados. Não adianta apenas contar com o suporte da franqueadora, principalmente porque você será a pessoa responsável pelo negócio.

Seguindo essas dicas, certamente, você vai se sair muito bem ao gerenciar o seu negócio. Ainda assim, vale destacar que franquia de loja, ou qualquer outro tipo de negócio, precisa de uma gestão eficiente e contar com um sistema ERP é muito benéfico.

Esse tipo de ferramenta não vai apenas automatizar as tarefas manuais e recorrentes, mas descomplicá-las e ajudar na tomada de decisão para impulsionar ainda mais o crescimento da sua franquia online. O sistema ERP da Omie, por exemplo, é de fácil implementação, garante a segurança e proteção dos seus dados, oferece suporte, treinamentos e muito mais.

Sem dúvidas, vale a pena conhecer!

Quer saber mais sobre esse modelo de negócio que são as franquias? Confira este artigo: O que você precisa saber antes de comprar uma franquia?

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