5 Dicas para melhorar a gestão contábil

Conheça as vantagens de adotar uma gestão contábil e financeira para reduzir despesas e aumentar a lucratividade de sua empresa
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Tomar decisões assertivas não é uma tarefa fácil, mas com uma boa gestão contábil é possível planejar e controlar melhor os resultados de sua empresa ao longo do dia a dia, promovendo integração entre setores e prevendo possíveis crises.

As finanças empresariais são desafios de muitos empreendedores, mas estes podem ser superados com pró-atividade, planejamento e estudo. Com uma contabilidade consultiva e boas práticas de gestão, fica mais fácil melhorar o desempenho do seu negócio de maneira sustentável.

Neste artigo, veja o que é a gestão contábil e quais as vantagens de ter essa prática na sua empresa. Confira algumas dicas para melhorar a rotina de quem já utiliza esse método, como torná-lo mais eficiente e atualizado. Boa leitura!

banner cta contador

O que é gestão contábil empresarial?

A contabilidade vai muito além do pagamento de impostos, tributos e taxas. Para uma visão mais ampla da área, o primeiro passo é compreender o que é a gestão contábil empresarial de forma aplicada.

A gestão contábil ou contabilidade gerencial é o controle, manuseio e envio de dados de uma empresa com a finalidade de entregar informações estratégicas de claro entendimento para que o empreendedor possa tomar decisões para um melhor desempenho do negócio.

Envolve atividades operacionais como pagamento de impostos, obrigações acessórias e cumprimento de obrigações contábeis e fiscais previstas por lei. Ainda, permite uma visão ampla da organização em questão, para uma melhor gestão de riscos financeiros e aproveitamento de oportunidades de mercado.

É importante que toda empresa já inicie suas atividades com uma boa metodologia e sabendo o que evitar na gestão contábil. A empresa que possui uma abordagem eficaz consegue demonstrar melhor seus resultados e obter condições de negociação vantajosas com bancos, fornecedores e clientes.

Em meio à crescente concorrência e diversificação do mercado, um bom planejamento através da contabilidade consultiva torna os negócios mais preparados para o presente e o futuro, antevendo adversidades e dificuldades comuns às constantes mudanças de comportamento do consumidor, economia e tecnologia.

Vantagens da gestão contábil dentro da empresa

Uma boa gestão contábil e financeira traz muitas vantagens para seu negócio. Uma delas é preparar a empresa para enfrentar as mudanças do mercado com um plano de gerenciamento de crises. Confira a seguir outros benefícios.

Cumprimento das questões fiscais e tributárias

Uma gestão de contabilidade eficiente traz mais conforto para o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias. Permite planejar as finanças da empresa para o cumprimento de prazos, com programação dos pagamentos necessários sem grandes impactos orçamentários.

Essa atividade gera mais organização, reduz a possibilidade de processos judiciais e cobranças diversas, inclusive questões trabalhistas.

Maior economia através do controle financeiro

Uma outra vantagem é o maior controle financeiro em todos os setores da empresa. Com o monitoramento de receitas e despesas, é possível tomar decisões mais precisas sobre quando investir ou quando recuar.

Fica mais fácil planejar situações de expansão dos negócios a partir de relatórios financeiros nos quais pode-se visualizar tempos de maior ou menor volume de vendas e muitos outros dados. É possível extrair informações acerca de volumes de gastos que podem ser reduzidos para diminuir os custos e aumentar a lucratividade.

Ajuda na definição de preços de serviços e produtos

A gestão contábil permite uma melhor elaboração de políticas de preços. O detalhamento de informações contábeis possibilita a precificação de serviços e produtos com mais precisão, garantindo que o custo por cada produto ou serviço esteja de acordo com o valor cobrado.

Ser capaz de identificar detalhes que envolvem os preços praticados na sua empresa é uma tarefa que exige dos empreendedores e contadores, visto que inclui custos fixos, variáveis, impostos e outros itens para identificar melhor a margem de lucro.

Torna a empresa mais competitiva 

Com uma gestão financeira eficiente, sua empresa sai na frente da concorrência, se tornando mais competitiva. Isso é possível em função do maior monitoramento de informações estratégicas, cumprimento de obrigações fiscais e contábeis e o planejamento baseado em números reais, evitando zonas de sombra ou números que não são vistos pelos setores de liderança.

As projeções de resultados tornam-se mais viáveis de acontecer com as ações bem planejadas e isso faz parte de uma atuação focada na visão, missão e valores do negócio. Muito mais do que números, estar ciente do contexto presente do empreendimento é ter consciência sobre os meios de atuação dentro e principalmente fora, com competidores. 

5 Dicas para melhorar a gestão contábil em sua empresa 

Depois de entender melhor sobre a importância de uma boa contabilidade financeira para a gestão eficiente da sua empresa, confira as dicas para colocar os conceitos em prática. Acompanhe o passo a passo a seguir. 

1. Organize os documentos

Primeiramente, analise como está a gestão dos arquivos de sua empresa e se esta se dá apenas no meio físico, digital ou em ambos. A resposta diz muito sobre a gestão do negócio. Grande quantidade de papéis e documentos impressos gera perda de tempo e recursos, como gastos com armazenamento e espaço físico.

O ideal é fazer a digitalização de todos os documentos para facilitar a consulta quando necessário, bem como reduzir despesas e prejuízos com extravios. Para isso, investir em tecnologia de nuvem é um diferencial que pode, além da organização, garantir acesso em qualquer lugar por meio de senhas e códigos.

2. Compartilhe tarefas e informações

Não centralize informações e processos na figura do gestor da área. Delegue funções para que todos saibam a importância do papel de cada um na qualidade dos resultados da empresa. Delegar demonstra confiança na capacidade da sua equipe e maiores chances de cumprimento de prazos e de execução com mais tranquilidade e excelência.

3. Treine e desenvolva a equipe 

Tenha uma equipe de colaboradores bem treinada e favoreça um ambiente de reconhecimento profissional para retenção de talentos. Invista na capacitação dos colaboradores para que entendam todo o processo e se sintam valorizados e motivados a contribuírem para o sucesso do negócio.

4. Faça reuniões de acompanhamento

Para medir a performance da gestão contábil é necessário acompanhar as entregas de resultados. Não há outro caminho. Para essa tarefa, faça reuniões de acompanhamento com sua equipe em períodos pré-definidos. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, o que for melhor para a realidade de sua empresa.

Avalie as metas definidas, as entregas feitas e, se necessário, crie metas mais adequadas às necessidades de seu negócio. O importante desse controle é manter a lucratividade e os bons resultados. 

5. Automatize os processos de gestão contábil

Um dos passos mais importantes é automatização de todos os processos de gestão contábil. Escolha um software de gestão para realizar todas as atividades rotineiras e otimizar o tempo dos processos de trabalho.

Um exemplo é o modelo ERP de gestão da Omie, que integra com outros sistemas e permite a redução de erros, emissão de relatórios, emissão de notas fiscais eletrônicas e diversas outras funções, como o G-Click, ferramenta que vai te auxiliar na hora de unir gerenciamento de contas, processos e etapas de produção.

Como ter excelência com uma gestão contábil automatizada?

Neste conteúdo, você viu que, para a saúde financeira de sua empresa, é importante ter boas práticas de gestão contábil e financeira. E, para isso, uma grande ajuda é automatizar os processos com um bom sistema de gestão, ferramenta que trará o diferencial para sua atuação no mercado, garantindo agilidade e qualidade de entrega nos serviços.

Conheça o G-Click, um software de gerenciamento de tarefas que permite delegar atividades, armazenar arquivos contábeis, avaliar o desempenho da equipe, gerar relatórios personalizados e outras facilidades para o cotidiano da sua empresa. Este e outros assuntos estão no Blog Omie. Mantenha-se atualizado!

e-book 1

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
carteira de clientes de contabilidade
Potencialize seus resultados através de uma carteira de clientes contabilidade organizada e atualizada.
Desvende a contabilidade fiscal: conceito, funcionamento e vantagens para contadores. Saiba mais agora mesmo!
gestão de processos contábeis
Otimize seu escritório contábil com a gestão de processos e ferramentas eficientes. Aumente sua produtividade agora!