Como conquistar mais clientes contábil para o seu escritório?

Para se destacar da concorrência, é importante conhecer as melhores táticas para conquistar o cliente contábil.
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Apesar de a contabilidade ser um serviço que todas as empresas precisam ter, os contadores enfrentam um mercado bastante concorrido. Dessa forma, é importante saber como sair na frente, utilizando as melhores estratégias para conquistar o cliente contábil.

Esse é o objetivo deste artigo. A seguir, mostramos dicas para aumentar sua carteira de clientes e fazer seu escritório crescer no mercado. Acompanhe.

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O que é preciso para conquistar um cliente contábil?

Para conquistar mais clientes para o seu escritório, é fundamental que o contador invista não apenas em sua qualificação, mas também na divulgação eficaz de seus serviços. Outro ponto é ter uma rede de contatos profissionais consistente. 

Veja abaixo as principais estratégias para prospectar clientes na contabilidade.

Utilize estratégias de marketing

Lembra que falamos de divulgação? É nesse ponto que entra o marketing, um conjunto de ações para mostrar seus serviços para o público certo, ou seja, para empresas e gestores que têm potencial para se transformarem em clientes.

É um trabalho que pode ser feito offline e online, contudo investir no marketing digital pode ser mais efetivo, afinal vivemos conectados, realizando a busca por produtos e serviços por meio da internet.

Aqui o ideal é realizar a produção de conteúdos autênticos e explicativos (artigos, ebooks e outros) para o blog do site do escritório, redes sociais e para newsletters, trazendo temas que são tendência ou informando o público sobre assuntos relevantes do seu segmento.

Com isso, você se torna autoridade no assunto, demonstrando que é expert na sua área. O resultado: você conquista clientes, pois constrói uma imagem sólida e boa reputação no mercado.

Faça networking

Na contabilidade, é importante também construir networking, ou seja, uma rede de contatos profissional. A ideia é manter contato com outros contadores para trocar conhecimento, experiência e também indicações de clientes.

Para fazer networking, o recomendado é participar de eventos da sua área (em associações da sua região e online), de grupos profissionais e também do LinkedIn (tendo uma participação ativa na rede). 

O objetivo é fazer contato com outros profissionais para ficar por dentro das novidades da sua área e também para fazer parcerias.

Invista na fidelização dos clientes

Quando se trata de prospectar clientes, tem um aspecto que não pode faltar: a fidelização dos clientes. Por que de nada adianta apenas conquistar, é preciso adotar medidas que façam com que essa relação seja duradoura.

Para isso, você pode utilizar os meios digitais para enviar conteúdos e felicitações ou até mesmo mandar brindes para as empresas. Dependendo do tempo de contrato, é possível ainda trabalhar com descontos em algum serviço.

Como promover os serviços de um escritório contábil para conquistar clientes?

A concorrência no mercado é acirrada, mas seu escritório de contabilidade pode se destacar. Acompanhe as dicas para promover seus serviços e aumentar sua cartela de clientes.

Mostre seus diferenciais

Ao fazer seu trabalho de marketing, é preciso definir quem é o seu público e oferecer um serviço que atenda em cheio às suas necessidades. Aqui vale analisar o trabalho dos concorrentes para poder se diferenciar e, assim, chamar a atenção dos clientes.

Usar a tecnologia na contabilidade para oferecer serviços de forma personalizada, por exemplo, pode ser o pulo do gato para você se destacar.

Escolha um segmento para atuar

Para oferecer serviços contábeis especializados, o ideal é selecionar um segmento de atuação. Você pode optar por trabalhar com empresas de um determinado segmento, atuar com contabilidade consultiva, por exemplo, ou explorar outro nicho.

O intuito é estar bem preparado para o segmento, a fim de oferecer um serviço diferenciado e personalizado a um público específico. 

Explore diferentes formatos de divulgação

Como você viu, o marketing digital é eficaz na captação de clientes, então invista em diferentes canais para promover seus serviços. 

É fundamental ter um site completo do seu escritório, apresentando os profissionais, serviços prestados, além de dados de contato e localização. A página precisa ter boa navegação, design agradável e estar adaptada para diferentes formatos de tela.

Além do site, marque presença nas redes sociais e fortaleça sua imagem com a produção de conteúdo. 

Saiba que o formato de texto é sempre bem-vindo, mas aproveite também para explorar imagens e vídeos, já que o público é atraído por conteúdos mais interativos e dinâmicos.

Tornar-se autoridade em seu segmento

Com a segmentação no mercado e boas estratégias de marketing, você se torna autoridade em seu nicho. Isso é importante, porque os clientes fazem buscas detalhadas na internet antes de contratarem um serviço.

Então, quando encontram uma empresa que transmite expertise e credibilidade, ficam mais propensas a entrar em contato para conhecer o trabalho. 

E, nesse aspecto, precisamos lembrar que a contabilidade tem acesso a dados valiosos do cliente, logo, ter confiança é essencial.

Como usar a tecnologia a seu favor?

Para conquistar o cliente contábil, é necessário que a sua empresa tenha os olhos voltados para o futuro. A transformação digital é uma realidade e, para oferecer serviços de qualidade, o melhor caminho é investir em tecnologia.

Os recursos digitais, como softwares de gestão, vão otimizar seu trabalho, ou seja, sua equipe ganha tempo na realização das atividades e pode construir um relacionamento mais próximo com os clientes.

Como melhorar o relacionamento com os clientes em um escritório contábil?

Construir um relacionamento de confiança com os clientes permitirá que a parceria seja duradoura. Como fazer isso? O primeiro ponto é contar com uma equipe qualificada, que possa oferecer um atendimento de qualidade para as empresas.

É importante estar disponível para atender os clientes e ter uma escuta ativa para suas demandas. Além disso, mantenha-se atualizado em relação às questões tributárias e trabalhistas para que os gestores possam ficar tranquilos.

Qual a importância de se dedicar também à cartela atual de clientes?

Como foi falado, uma das estratégias para prospectar clientes é ter o foco também na fidelização. Por isso, dedique-se à cartela atual de empresas que você atende, oferecendo vantagens devido ao tempo de parceria.

Dessa maneira, você valoriza os clientes atuais, o que pode até render indicações do seu escritório para outras empresas.

Perguntas Frequentes

Confira a seguir mais informações que podem ajudar você na captação de clientes na contabilidade.

Como oferecer serviços de contabilidade?

Escolha um segmento de mercado, defina seu público-alvo e identifique as principais necessidades desse grupo. Com isso, você pode atender às demandas de clientes específicos.

Como divulgar meus serviços de contabilidade?

Aposte no marketing digital, marcando presença online (site e redes sociais) e produzindo conteúdo de qualidade da sua área. 

Você pode também investir no marketing local, colocando seu escritório no Google Meu Negócio (Perfil de Negócio), para que as empresas saibam da sua localização, detalhes dos serviços e vejam depoimentos de outros clientes.

Marcar uma visita presencial em empresas que estejam dentro do seu perfil de clientes também é interessante.

Como foi mostrado, para conquistar o cliente contábil é preciso se valer de algumas estratégias para atrair a atenção do público. Assim, é preciso mostrar seus diferenciais, investir em tecnologia, fazer networking e não se esquecer de fidelizar seus clientes atuais.

Para prospectar mais clientes, automatize suas atividades com os recursos certos: conheça as soluções que a Omie oferece para os escritórios de contabilidade e descubra como elas podem impulsionar seu sucesso!

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