Dicas de como captar novos clientes para contabilidade

Aprenda dicas simples de como aumentar os clientes para contabilidade e como isso pode incentivar o crescimento do escritório.
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Sabemos que atrair mais clientes para a contabilidade pode ser uma tarefa complexa. É necessário seguir algumas estratégias para conseguir um número considerável de novos clientes e gerar aumento dos lucros.

É fundamental que o contador saiba como captar clientes para o escritório de contabilidade. Um dos principais motivos é o aumento de vendas e crescimento do negócio. Para alcançar tais objetivos, aprenda com as dicas deste conteúdo.

A importância atrair novos clientes para contabilidade

Atuar como contador depende de dois fatores: confiabilidade e desempenho. O aumento de ganhos financeiros e a conquista de um espaço no mercado, porém, depende da obtenção de novos clientes de maneira contínua.

Para alguns negócios, principalmente para os escritórios de contabilidade, isso é ainda mais importante. Dentre os benefícios da captação de clientes, estão:

  • Crescimento do negócio;
  • Ampliação da base de clientes;
  • Aumento das vendas;
  • Aumento dos lucros.

Uma das principais ideias a ser considerada na hora de pensar em como conseguir novos clientes para contabilidade é a manutenção e ampliação das áreas de atuação. Se você é engajado em trazer novas possibilidades ao negócio, não será afetado por eventuais baixas na lista de atendimentos. A prospecção constante de novos contatos é fundamental para que o negócio não se prejudique, mesmo que haja alguma perda.

Como captar novos clientes para contabilidade?

Como você viu no tópico anterior, a captação de clientes para contabilidade é fundamental e precisa ser feita de forma contínua. A questão é como fazer isso de maneira efetiva e que realmente traga resultados positivos ao contador.

Para isso, existem alguns métodos ou dicas que podem ajudar nessa tarefa. A seguir, um passo a passo completo ajudará você, contador, a conseguir novos clientes e aumentar suas vendas.

1. Defina e conheça seu público-alvo

A segmentação é importante em todos os mercados. Entender quem são e onde estão os seus clientes é uma das melhores maneiras de conquistá-los. Para isso, é necessário conhecer bem o seu público-alvo.

Atualmente, toda e qualquer empresa precisa de um escritório de contabilidade. Mas, não é possível atender a todos os segmentos de uma vez. É preciso definir prioridades e nichos de mercado. Existem muitas vantagens por trás disso, como ser reconhecido por sua exclusividade e especialização.

Pensar dessa forma permite reconhecer que a confiança vem de empresas que prestam serviços específicos, voltados aos diversos aspectos de um nicho de mercado. Esse valor, porém, não implica em deixar de lado a mudança e inovação na hora de abordar novos clientes.

Serviços prestados de maneira personalizada atraem cada vez mais clientes. Sendo assim, é fundamental definir o seu nicho de mercado. Você pode fazer isso através de pesquisas e análises de mercado.

2. Identifique o seu diferencial

Depois de segmentar o seu público-alvo, você precisa encontrar o diferencial da sua contabilidade, o que te torna único em relação aos seus concorrentes. Existem muitas coisas que se encaixam nessa categoria, por exemplo:

  • Atendimento agilizado;
  • Agilidade no envio e preparação de documentos;
  • Uso de tecnologia avançada;
  • Atendimento personalizado;
  • Boa localização;
  • Boas parcerias.

Encontrar o seu diferencial, vai ajudar ainda mais na atração de clientes para a contabilidade. Eles terão a certeza de que estão contando com um escritório confiável e responsável.

3. Posicione sua marca

O posicionamento de marca é essencial para as empresas que querem se destacar no mercado. Para isso, você deve considerar o nome, logomarca, cores que serão usadas em suas comunicações e tudo aquilo que fará o cliente reconhecer a sua marca. Tente alinhar as cores da sua empresa com o ramo do seu cliente.

Se você decidir, por exemplo, prestar serviços para empresas mais tradicionais, talvez cores mais neutras e sóbrias sejam mais adequadas. Agora, se o seu segmento for mais moderno, apostar em cores mais vibrantes é o mais indicado.

4. Use o marketing

A área de marketing é um dos pilares para atrair e conquistar novos clientes. As estratégias desenvolvidas por essa área estão diretamente ligadas às vendas do negócio.

Existem muitas ações de marketing que podem te ajudar na captação de clientes para contabilidade. Uma delas é investir no marketing de conteúdo para as redes sociais. A presença digital é uma das mais importantes aliadas, sobretudo no momento de crescimento do e-commerce.

Se especializar em marketing contábil também pode ser uma ótima ideia. Dessa forma, você vai aprender técnicas, conhecer ferramentas e ter uma visão mais especializada da área de marketing voltada para a contabilidade.

O marketing pessoal para contadores é outra forma de conquistar a confiança dos clientes e mostrar a eles que você tem propriedade e experiência sobre o seu mercado.

5. Participe de eventos

Os eventos são a melhor maneira de conhecer pessoas e fazer networking. Durante os eventos, principalmente os específicos para a sua área, você consegue apresentar seus serviços, mostrar pontos fortes e diferenciais.

Assim, você consegue atrair ainda mais clientes para contabilidade e aumentar o seu número de base de clientes.

6. Participe de grupos e comunidades

Assim como os eventos, os grupos e comunidades podem impulsionar ainda mais a conquista de novos clientes. Eles ampliam diálogo com outros contadores, dando diferentes visões da área. Nesses espaços você poderá receber indicações ou indicar clientes que não fazem parte do seu escopo.

7. Programa de indicação de novos clientes

Uma tática conhecida do mercado, as indicações são ainda mais valiosas quando vêm da base de clientes que já se possui.

Pode acontecer de forma natural, com indicações que partam dos próprios clientes, que reconhecem a qualidade dos serviços, ou por meio de incentivos, como o indique e ganhe. Essa dinâmica beneficia quem indica e incentiva a rotatividade de novos clientes.

Das duas formas, os resultados são positivos para conquistar os clientes para contabilidade.

Bannner para conhecer o sistema

Analise o impacto das ações realizadas com objetivo de atrair clientes para contabilidade

A análise das ações é essencial, pois com ela você identifica o que deu certo ou não nas suas estratégias. Com isso, é possível desenvolver um processo de melhoria contínua entendendo a captação de clientes para contabilidade.

A mensuração de resultados é uma das formas de fazer essa análise. Você deve contar com softwares para gerar os dados e insights que vão levar ao sucesso da estratégia.

Toda e qualquer ação, por menor que seja, precisa ser mensurada. Só assim você terá informações suficientes para decidir quais estratégias serão mantidas e quais precisam ser renovadas.

Mantenha suas estratégias em dia

Ter uma atuação profissional consolidada não significa deixar de lado estratégias inovadoras para captação de clientes em contabilidade. Esse processo precisa ser contínuo e assim você vai conseguir conquistar e fidelizar os novos clientes, aumentando o negócio.

Conheça o Blog da Omie, em que você encontra diversos conteúdos como este, voltados para gestão e crescimento no ramo da contabilidade.

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