Canais de Relacionamento com o Cliente: 7 dicas de opções para usar

Os canais de relacionamento desempenham um papel crucial na interação entre empresas e clientes. Entenda melhor aqui!
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Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é estabelecer e manter um eficaz canal de comunicação com os clientes. 

Os canais de relacionamento desempenham um papel crucial na interação entre empresas e clientes, moldando a maneira como as organizações se comunicam e se conectam com seu público. 

Cada um desses canais possui características únicas, destacando-se em diferentes tipos de negócios e públicos-alvo!

7 melhores canais de relacionamento

Os canais de relacionamento são ferramentas que ajudam na gestão da experiência do cliente. Quando bem trabalhados, eles conseguem impulsionar a fidelização de clientes e garantir a satisfação em diferentes momentos da jornada. 

Aqui, separamos os melhores canais de relacionamento para você usar de forma estratégica:

E-mail marketing

O e-mail marketing é útil em diversos setores, especialmente para empresas que vendem para um público mais maduro. É adequado para promoções, aquecimento de audiência e manutenção de relacionamento. 

Suas vantagens incluem custo-benefício e acompanhamento de métricas, mas é preciso tomar cuidado, pois se usado em excesso pode ser considerado invasivo e enfrentar problemas de spam.

Mídias sociais

Elas são versáteis e adequadas para uma ampla gama de negócios, principalmente aqueles que buscam engajamento e interação direta com o público. São ideais para construir relacionamentos, mas podem demandar tempo e esforço para manter uma presença consistente.

Chatbots

Chatbots são valiosos para empresas de e-commerce, atendimento ao cliente e suporte. Afinal, eles oferecem respostas rápidas e automatizadas, economizando tempo e recursos. 

No entanto, podem não ser ideais para atendimentos complexos, que exigem interações humanas ou extremamente personalizadas.

Aplicativos móveis

Já os aplicativos móveis são excelentes para empresas que desejam oferecer serviços personalizados, como bancos, varejistas e serviços de entrega. 

Eles proporcionam uma experiência rica e são ideais para construir lealdade do cliente. Entretanto, podem exigir investimentos significativos para garantir uma ótima experiência e alguns usuários podem não querer ter mais um aplicativo no celular, por exemplo.

Telemarketing

O telemarketing é bastante conhecido e tradicionalmente usado por empresas de vendas diretas, seguros e serviços financeiros. Esse canal permite interações diretas, mas muitas vezes é considerado invasivo e impopular devido a chamadas não solicitadas.

Ainda assim, a depender da estratégia utilizada, pode gerar bons resultados.

SMS

O SMS funciona para comunicações urgentes, notificações e promoções curtas. É utilizado em diversos setores, como varejo, serviços de entrega e saúde. No entanto, tem limitações de tamanho e pode ser percebido como spam.

Videochamadas

As videochamadas são ideais para serviços de saúde, consultoria, educação e empresas que vendem produtos de tecnologia. Afinal, elas proporcionam conexões pessoais e próximas, sem a necessidade das pessoas estarem presentes no mesmo local.

Melhores ferramentas para o contato com clientes

A escolha do canal de relacionamento depende da estratégia de negócios, do público-alvo e das metas específicas da empresa. Cada canal tem suas próprias vantagens e desvantagens a serem consideradas na decisão de implementação. 

Mas, além dos canais, é preciso utilizar ferramentas inteligentes que garantem mais eficiência e uma melhor experiência – tanto para seu time de atendimento, quanto para seus clientes. Veja algumas:

WhatsApp Business 

É gratuito e ideal para interações rápidas e comunicação direta com clientes via mensagens. Funciona da mesma forma que o WhatsApp pessoal, mas com alguns recursos extras de organização. Entretanto, tem algumas limitações por ser o aplicativo “de entrada” do WhatsApp.

Conforme sua empresa for crescendo, é interessante que você migre para o WhatsApp API, que é pago – mas possui diversas funcionalidades mais profissionais, principalmente quando utilizado em conjunto com plataformas de atendimento, como Octadesk ou Zendesk.

RD Station 

A RD Station é uma plataforma completa para automação de marketing, incluindo e-mail marketing, gestão de leads, CRM e análise. 

Possui uma versão gratuita e, nos planos pagos, os valores mudam conforme a quantidade de contatos que você pretende trabalhar (no marketing) ou de acordo com as funcionalidades (no CRM).

Nectar Desk

É um sistema de call center na nuvem, que permite que você faça a gestão de todas as chamadas em um só lugar. 

Além disso, por integrar com diversos outros sistemas, permite que você conecte todos os canais e garanta uma jornada de atendimento fluida para seu cliente. Possui uma versão de teste grátis, e os planos são de R$50 por operador. 

Estratégias para maximizar a eficácia dos canais de relacionamento

Para garantir que seus canais de relacionamento sejam utilizados da melhor maneira, é preciso pensar e agir de forma estratégica. Para isso, considere:

  • Conhecer seu público-alvo: entenda as preferências, necessidades e comportamentos dos seus clientes para adaptar a comunicação em cada canal.
  • Oferecer experiências personalizadas: ofereça uma experiência personalizada em cada canal, utilizando dados e informações para criar interações mais relevantes e direcionadas. 
  • Ter consistência da marca: mantenha uma voz e uma identidade de marca consistentes em todos os canais para criar uma experiência unificada para o cliente.
  • Garantir a integração de canais: permita a transição suave entre os canais, para que o cliente possa interagir de forma contínua e consistente, independentemente do canal escolhido.
  • Receber feedback e focar melhoria contínua: esteja aberto a receber feedback dos clientes em todos os canais e utilize essas informações para aprimorar os serviços e a comunicação. 
  • Usar automação inteligente: utilize a automação de forma inteligente para oferecer respostas rápidas e eficientes, mas sem perder a essência humana e a personalização.
  • Manter a capacitação da equipe: treine e capacite sua equipe para lidar com as pessoas nos diferentes canais, sempre reforçando os benefícios do suporte ao cliente para o crescimento da empresa.
  • Investir na análise de dados: utilize análises e métricas para entender o desempenho de cada canal, identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Assim, fica mais fácil explorar as diferentes técnicas de retenção de clientes e escolher a que melhor funciona.

Outras dúvidas relacionadas a esse tema

Ainda tem dúvidas sobre os canais de relacionamento? Veja algumas perguntas e respostas que separamos para te ajudar:

O que é um canal de relacionamento?

Um canal de relacionamento é uma via por onde uma empresa se comunica com seus clientes. Pode ser presencial, online, por telefone, e-mail, redes sociais – sempre visando atender, vender ou receber feedback dos consumidores.

Quais são os 3 principais canais de comunicação?

Os três principais canais de comunicação são: presencial (face a face), digital (internet, e-mail, redes sociais) e telefônico (ligações, mensagens de voz). Cada canal oferece maneiras distintas de interagir e se comunicar com o público.

À medida que mergulhamos na variedade de canais de relacionamento disponíveis, fica claro que a escolha do canal certo depende das necessidades e estratégias de negócios de cada empresa. 

No entanto, independentemente do canal escolhido, é essencial maximizar a eficácia dessas interações – principalmente para quem trabalha com varejo.

Um sistema ERP para comércio é um exemplo importante disso, pois pode integrar e otimizar processos, garantindo uma gestão eficiente e melhorando o atendimento ao cliente. Assim, a reputação da empresa aumenta e as chances de crescimento também. 

Use a tecnologia a seu favor e conquiste novos resultados à medida que seu negócio se desenvolve!

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