5 tipos de anúncios de vendas no marketing digital

Saiba por onde começar a vender na internet. Aplique 5 tipos de anúncios de vendas agora mesmo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O marketing digital é uma ferramenta indispensável para empreendedores de vários segmentos e portes. Com ele, é possível conquistar mais clientes, contando com a ajuda da internet e meios digitais. Existem dois meios principais de atuação: pago e orgânico. Conheça mais sobre e entenda os diferentes tipos de anúncios de vendas.

Anúncios orgânicos são feitos de forma estratégica e não necessitam de um investimento direto em mídia paga. Permitem obter bom alcance e engajamento, tanto nas redes sociais quanto nos grandes sites de busca, como o Google, a partir da oferta de conteúdos de qualidade.

Por sua vez, os anúncios pagos consistem em um investimento em tempo e exposição em determinadas plataformas, redes sociais ou nos buscadores. Nesse caso, é preciso pensar na mensagem que será passada e no formato da página ou anúncio, de modo a aproveitar o destaque e conquistar os clientes certos.

Entenda mais sobre o assunto. Neste artigo, você vai aprender 5 tipos de anúncios de vendas, como aplicá-los, quais as diferenças e como combiná-los a uma estratégia inteligente e efetiva de gestão. Ainda, aprenderá mais sobre tecnologia e inovação, levando sucesso para o seu negócio hoje mesmo! Boa leitura.

Banner Teste grátis agora top

Por que é importante investir em marketing digital?

Gerir um negócio depende de estabelecer metas claras e positivas, que, em geral, dependem de: aumentar o reconhecimento da sua marca, aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Isso só é possível a partir de práticas que vão desde o relacionamento com o cliente, passando pela gestão de vendas, até o marketing digital, área que vem ganhando o mercado e gerando lucro.

No digital, existem várias ferramentas e técnicas para chamar a atenção de possíveis clientes. Além disso, é mais fácil medir o real impacto que uma peça de propaganda tem sobre as pessoas. Nesse sentido, as métricas são grandes aliadas na mensuração de resultados.

O marketing digital auxilia as empresas a serem mais facilmente encontradas na internet. Imagine que o seu negócio conserta chuveiros, por exemplo. Um usuário, sem saber qual negócio contratar, faz uma busca no Google. Como o seu site produz conteúdos sobre hidráulica, ele ranqueia na primeira página, o que aumenta as chances de clique por aquele possível cliente.

Estar no momento certo e na hora certa é o que chamamos de presença digital. Além disso, alimentar sua página ou rede social com conteúdos relevantes faz com que o prospect, possível cliente, inicie um relacionamento duradouro com sua marca, considerando-a uma referência.

Ainda, com a sua marca no digital, é possível destacar os diferenciais do seu produto ou serviço em comparação com a concorrência. Isso fará com que as pessoas já fiquem informadas sobre a sua empresa, o que é vantajoso na hora da consideração de compra.

Investir em marketing digital é entender e segmentar melhor o público. Quando investimos em uma peça de qualquer tipo para ser exposta na rua, seja em paradas de ônibus ou rodovias, não temos muitos dados de quem será, de fato, impactado com aquele anúncio.

Mas, quando criamos uma peça para as redes, uma campanha de display ou Google Ads, sabemos exatamente quem será alcançado e quem clicou no link presente no CTA daquela propaganda. Isso permite a personalização da propaganda com o público-alvo.

5 tipos de anúncios de vendas

Tendo entendido os motivos de investir em marketing digital, confira os melhores tipos de anúncios de vendas disponíveis online.

1. Postagens patrocinadas

Posts patrocinados ou promovidos são aqueles que foram impulsionados. Logo, a postagem foi feita de forma orgânica, mas, por não alcançar boa parte da audiência, pode receber investimento e patrocínio para que alcance pessoas com interesses específicos.

O recurso traz as vantagens de custo e maior alcance de uma publicação importante feita organicamente. As peças podem ser impulsionadas no feed ou stories. Os impulsionamentos aparecem como “patrocinador” e, por se tratar de posts comuns, vêm de forma menos invasiva para os usuários impactados.

2. Links patrocinados

Os links patrocinados, diferentes dos posts, são visualizados em buscadores, como o Google. Nesse tipo de anúncio, é utilizado apenas texto com chamada para ação de clique no link.

Quando fazemos uma busca e os primeiros resultados aparecem como “anúncio”, é porque são links patrocinados. Diferentemente dos orgânicos, em que o SEO (Search Engine Optimization) é trabalhado para melhorar o ranqueamento sem verba, o anúncio é pago e as cobranças costumam ocorrer da seguinte forma:

  • CPC (custo por clique): o pagamento é feito somente quando o usuário clica no anúncio;
  • CPM (custo por mil impressões): o pagamento é feito quando o anúncio atinge mil visualizações;
  • CPA (custo por ação): o pagamento é feito quando é realizada uma ação específica;
  • CPV (custo por visualização): o pagamento é feito quando o usuário visualiza o anúncio.

A vantagem da ferramenta é estar sempre entre as primeiras posições da busca, a depender do quanto de verba foi investida.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é possivelmente uma das ferramentas de anúncios mais antigas do digital. Apesar disso, ainda gera muitos resultados para empresas de diversos segmentos. Para trabalhar com e-mail marketing, é interessante ter conhecimento do Funil de Vendas e aplicar técnicas de copywriting para tornar a redação do seu e-mail mais convincente.

De início, capriche no assunto para garantir que o texto será aberto e o resto da mensagem será lida, assim, as chances de cliques no CTA e conversões aumentam consideravelmente.

Um dos grandes benefícios do e-mail marketing é que o único investimento contínuo é no sistema de disparo dos e-mails.

4. Rede de display

A rede de display é uma ferramenta de anúncios em sites de parceiros do Google. A propaganda é composta por texto, imagem e vídeo e aparece enquanto o usuário está navegando pelo site desses parceiros.

Os sites são escolhidos a partir do perfil do usuário que os acessa. Assim, são exibidos apenas os anúncios mais relevantes, aumentando as chances de cliques e conversões.

Os formatos de anúncio de rede de display são:

  • anúncios de texto: compostos por um título, uma descrição e um link;
  • anúncios gráficos: banners patrocinados nos sites, com imagens estáticas ou pequenas animações em gif ou flash;
  • anúncios de vídeo: anúncios exibidos no YouTube e em outras plataformas. O investimento varia de acordo com a interação do usuário (pular, assistir ou clicar).

5. Remarketing

Sabe quando você pesquisa um item e ele parece te perseguir em todos os sites e redes sociais? Esse tipo de anúncio é chamado de remarketing. A estratégia costuma ser bastante utilizada pelo setor de varejo e convence o prospect pela presença da marca.

No entanto, esse tipo de anúncio poderá ser impactado devido ao fim dos cookies de terceiros. Nos sites, os cookies são os responsáveis por captar os interesses dos usuários e informar outras plataformas para exibir anúncios com mais relevância.

Para cobrir o fim dos cookies de terceiros, foi lançado o recurso Topics, que permite ao navegador a geração de categorias de conteúdos mais interessantes para os usuários. Função similar aos cookies.

Por onde começar?

O processo de início de criação de um anúncio depende dos seus objetivos e orçamento para investimento. Se o seu negócio é pequeno e não existe uma verba grande destinada a isso, a melhor opção é começar aos poucos, investindo em plataformas e formatos que cabem no bolso.

Nesse sentido, é recomendado contar com a ajuda profissional para criar anúncios que tragam resultados. Porém, as plataformas permitem trabalhar de forma intuitiva. Assim, algumas etapas devem ser seguidas para que o processo ocorra com eficiência:

  • Pesquise: lembre-se de pesquisar o seu público e mercado para identificar quais gatilhos mentais chamam mais atenção e levam para a decisão de compra;
  • Planeje: construa uma estratégia com orçamento. Anúncios sem planejamento não geram muitos resultados;
  • Conteúdo: aqui é onde o anúncio começa a tomar forma, com a criação de textos e imagens que levam em consideração a pesquisa e planejamento realizados;
  • Resultados: com base nos objetivos traçados, colete as métricas disponíveis e analise os resultados obtidos.

Anúncios de vendas: use o marketing digital como aliado

O marketing digital é um aliado de negócios de todos os portes e segmentos, tendo diversos tipos de anúncios que podem ser utilizados, a depender do objetivo e orçamento disponível. Neste conteúdo, você aprendeu 5 tipos de anúncios de vendas, suas diferenças e como aplicá-los da melhor maneira.

Quer saber mais sobre como gerenciar vendas online? Mantenha-se informado. Estar atualizado é o primeiro passo para garantir o diferencial frente à concorrência e para isso é preciso saber como gerenciar suas vendas online. Além disso, é preciso investir em tecnologia e os sistemas de gestão (ERP) são ótimas ferramentas. Conheça o Omie.Store e comece a transformar seu negócio agora mesmo!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Confira 10 tendências de e-commerce para 2025 e aprenda como usá-las para transformar seu negócio e se destacar no mercado
Veja 10 passos práticos de como organizar as finanças da empresa e crescer de forma sustentável.
Saiba como o ERP para e-commerce pode automatizar processos, integrar operações e otimizar resultados, tornando sua gestão mais eficiente e