Análise SWOT: entenda o seu papel dentro de uma empresa

Já ouviu falar na análise SWOT? Ela possui diversas vantagens para otimizar e desenvolver o seu negócio, entenda mais sobre essa ferramenta
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Ser empresário vai muito além de abrir uma empresa e começar a atuar no mercado consumidor. Para ter sucesso nesse ramo, é necessário empenho e manutenção constante, tanto administrativa como contábil. Para facilitar esses processos existem ferramentas como a análise SWOT, que ajudam no planejamento a curto, médio e longo prazo.

Avaliar o mercado, determinar metas e elaborar um planejamento são algumas das funções que a análise SWOT desempenha em pequenas, médias e grandes empresas quando colocada em prática.

Essa ferramenta, apesar de pouco difundida no meio empresarial, é uma maneira de evitar percalços no meio do caminho, determinando as forças, fraquezas e oportunidades da sua empresa. Quer saber mais? Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda o que é análise SWOT.

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Entenda o que é a análise SWOT

Abreviação para os termos em inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), a análise SWOT também é conhecida como matriz FOFA, devido à tradução das siglas em inglês.

A análise SWOT tem como objetivo avaliar os ambientes internos e externos de uma empresa, de maneira a elaborar um planejamento tático para otimizar e desenvolver a atuação de um negócio no mercado.

Esse instrumento possui um formato bem peculiar e característico: ele é dividido em quatro quadrantes e duas categorias — ambiente interno e externo. Entenda mais nos tópicos abaixo.

Forças

A competição acirrada pela atenção do mercado consumidor não é novidade, e encontrar um diferencial em meio à concorrência é um passo importante para conquistar o público. Justamente pensamento nesse aspecto, o primeiro ponto de avaliação da matriz SWOT é a força:

  • “Qual o diferencial da empresa?”;
  • “Em que aspecto o meu negócio se destaca”,
  • “Qual é o nível de comprometimento com os clientes?”.

As respostas para essas e outras perguntas devem ser feitas para encontrar a vantagem do seu empreendimento acima dos outros e identificar quais são os seus pontos fortes.

Fraquezas

As fraquezas (weaknesses) são aqueles pontos em que a sua empresa precisa dedicar a atenção, já que, provavelmente, estão prejudicando o desenvolvimento do seu negócio.

No planejamento estratégico da análise SWOT você deve verificar e observar as fraquezas de modo isolado, para assim perceber os fatores que as estão causando. Em geral, esse ponto é relacionado a falta de mão de obra, deficiência no treinamento da equipe ou até problemas de engajamento da marca com o público.

Oportunidades

Voltando-se para o ambiente externo, estão as oportunidades da análise SWOT. Elas são características e fatores que não dependem da empresa, porém, de alguma forma, a beneficiam.

Elas podem aparecer de diferentes formas. Um exemplo é a mudança política-econômica do país, assim como novos projetos de incentivo ao empreendedorismo.

Como uma ferramenta de gestão, a análise SWOT é usada para identificar essas oportunidades e, em alguns casos, prever como essas mudanças irão impactar o seu negócio, permitindo que você se prepare e crie uma estratégia para usá-las ao seu favor.

Ameaças

Por último, estão as ameaças da análise SWOT. Elas são situações e eventos que podem ou influenciam de maneira negativa o seu negócio. Como um aspecto externo, as ameaças dependem de fatores que fogem do controle do empresário.

Com uma análise SWOT bem elaborada, é possível criar um diagnóstico que integre todos os itens citados acima — forças, oportunidades e fraquezas —, criando um plano de ação para minimizar as ameaças.

Por que usar essa ferramenta para analisar a matriz fofa?

A análise SWOT, como falamos acima, é uma ferramenta de gestão usada para elaborar planos de ação. Ao identificar todos os pontos da SWOT, você está verificando e identificando os aspectos positivos e negativos do seu negócio.

Mas por que essa ferramenta é tão importante? Imagine que você está diante de um problema de marca e precisa solucioná-lo o mais rápido possível. Com a análise SWOT você já tem um documento detalhado com todos os possíveis problemas e como solucioná-los.

Para um planejamento organizacional, essa é uma ferramenta ideal para dar os primeiros passos e criar planos de curto, médio e longo prazo. Porém, lembre-se de sempre mantê-lo atualizado.

Saiba como mensurar os dados com a análise SWOT

Como você viu, a análise SWOT tem diversas funções dentro de uma empresa, mas você sabia que ela também é uma ferramenta utilizada para mensurar os dados de um empreendimento? Acesse o nosso blog e veja como é feita a avaliação empresarial com essa matriz.

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