Abrir uma empresa demanda planejamento estratégico, muito estudo e capital. Muitas vezes o capital de giro reservado no início da empresa, acaba não sendo suficiente para manter a operação ou fazer melhorias no negócio. É preciso mais e o “mais” para alguns empresários pode significar empréstimos bancários, juros e muita burocracia.
Mas, como fazer a antecipação dos recebíveis e fugir desse cenário de juros abusivos e altas exigências burocráticas, para conseguir o fôlego necessário para expandir os negócios?
Segundo uma entrevista com Afif Domingos, presidente do Sebrae, em 2016 cerca de 83% dos pequenos negócios não recorreram a empréstimos bancários, número quase 10% maior do que em 2015. Esta informação pode evidenciar dois caminhos que estão sendo seguidos pelos empreendedores:
O primeiro caminho é o mais doloroso: o empreendedor castigado pelo cenário econômico atual, acaba deixando o plano de expandir sua empresa guardado na gaveta. Como consequência o negócio permanece estagnado, sem se manter competitivo e sem um crescimento efetivo. Se manter estagnado em um país onde os impostos aumentam progressivamente e a criação de novas empresas é constante, torna-se um facilitador para a concorrência.
O segundo caminho é buscar alternativas seguras para conseguir dar continuidade nos objetivos do negócio e manter o crescimento sustentável da empresa. Entenda melhor como isso pode acontecer:
Gestão organizada
A PME que possui uma vida financeira organizada, de cara, já tem uma grande vantagem competitiva. Isso porque, ao ter total controle da empresa, o empreendedor tem mais chances de tomar decisões acertadas. Ele desliga o “chutômetro” e age embasado em dados, tornando sua gestão madura e abrindo espaço para o crescimento.
Para isso, é muito importante que a PME tenha um software de gestão que traga controle sobre todos os seus processos (como vendas, compras, notas fiscais, estoque, orçamentos, contratos, etc) e permita o acompanhamento por meio de relatórios. Ou seja, ao invés de gerenciar diversas planilhas e arquivos, o empreendedor passa a gerenciar o negócio de fato.
Com um sistema de gestão (ERP), é possível visualizar de forma simples, intuitiva e eficiente como está a saúde financeira da PME e assim, tomar a decisão de fazer um empréstimo ou solicitar a antecipação de recebíveis para ganhar fôlego e realizar novos investimentos.
Antecipação de recebíveis dentro do ERP
A grande vantagem de contar com um software de gestão focado em PMEs, é que a empresa fornecedora conhece profundamente a realidade vivida por elas, sabe das dificuldades enfrentadas e sempre pensa nos caminhos que podem facilitar seu crescimento.
Uma das formas de simplificar a vida do empresário é viabilizar a antecipação de recebíveis dentro do ERP, sem a necessidade de filas, horas no banco, entre outras dores de cabeça que ele pode evitar. Direto no sistema.
Além de possuir toda a gestão da empresa organizada dentro do software, com o ERP ideal ainda é possível fazer a antecipação de recebíveis com menor taxa de juros e menor burocracia.
Parceria em benefício da PME
A Omie, empresa de software de gestão para pequenas e médias empresas, oferece um ERP em nuvem focado no pequeno e médio empresário. Isso significa que o software foi desenvolvido para descomplicar, inclusive a parte financeira do negócio.
Entendendo o cenário desafiador do empreendedor da PME, a Omie fechou uma parceria inédita com a fintech israelense Work.Capital com o objetivo de disponibilizar a antecipação de recebíveis para que as empresas encontrem menos burocracia e mais resultados.
Como funciona?
Antecipação de recebíveis é uma operação em que a empresa cede seus valores a receber para resgatar o valor referente a estas vendas no mesmo dia. Desta forma, os clientes que receberam a mercadoria ou serviço pagarão diretamente à Work.Capital, finalizando o ciclo de crédito.
Benefícios em alta, juros lá embaixo!
Os benefícios não param apenas na praticidade em se adquirir a antecipação de recebíveis diretamente pelo ERP, eles vão além:
- Taxas mais baixas do que as cobradas por bancos e factorings, ficando entre 1,5% e 2,5% ao mês de juros;
- Autoridade no assunto: Omie é o primeiro ERP no mundo a oferecer crédito a seus clientes;
- Omie é a empresa de ERP para PMEs com maior cobertura nacional e líder absoluto na parceria com o segmento contábil, e;
- A empresa crescendo com organização financeira e crédito facilitado, este é o foco!
Quer conhecer na prática como a Omie transforma a burocracia de conseguir empréstimos em algo simples, inovador e totalmente seguro para sua empresa crescer? Experimente gratuitamente a realidade de mais de milhares de empresários em todo o Brasil!
Fundador e CEO da Omie, a plataforma número um de gestão (ERP) para pequenas e médias empresas do Brasil.
Com mais de 20 anos de experiência na área. Lombardo é aficionado por inovação, vendas e marketing. O executivo é um dos pioneiros do ecossistema de softwares do país e estruturou a empresa com o propósito de diminuir o gap de eficiência das PMEs, transformando a forma de empreender no país e permitindo que elas vivam todo seu pleno potencial, oferecendo software, serviços financeiros e educação, 100% na nuvem.
Em nove anos, a scale-up tornou-se líder isolada no segmento, com mais de 27 mil escritórios contábeis parceiros e mais de 125 mil clientes em todo país. A empresa também possui um modelo de franquias de muito sucesso com mais de 150 unidades distribuídas pelo Brasil, formando a maior rede do setor.
Nós acreditamos que o futuro do nosso país está nas pequenas empresas. E acreditamos que fazer um sistema de gestão simples, intuitivo e eficiente, com um atendimento extraordinário, é a nossa forma de contribuir para a prosperidade desses empreendedores e, acima de tudo, do Brasil!