Vivemos na era da transformação digital, assim, para a sua empresa poder crescer, é preciso conhecer e utilizar as ferramentas de análises de dados. Com elas, você pode filtrar, analisar e cruzar informações para melhorar as estratégias de negócio.
Quer entender melhor como funciona a análise de dados, as categorias existentes e as 7 melhores ferramentas para você usar na sua empresa e se destacar no mercado? Acompanhe este artigo.
As 7 melhores ferramentas de análise de dados
Se você quer conhecer mais sobre a análise de dados para otimizar os resultados do seu negócio, precisa conhecer as 7 melhores ferramentas nessa área. Acompanhe.
1. Microsoft Power BI
Ferramenta de BI que surgiu, inicialmente, como um plugin do Excel, permite a visualização dinâmica de dados, além de gerar painéis e relatórios. Com o Power BI, o gestor pode centralizar informações de diferentes fontes e ainda integrar com outros produtos Microsoft.
Além disso, é um recurso intuitivo e ágil, que permite fazer a gestão de dados de forma fácil, fornecendo informações úteis. Tem ainda a vantagem de possibilitar o compartilhamento de relatórios e dashboards com outros colaboradores da empresa.
2. Oracle Analytics Cloud
Plataforma que permite fazer a análise avançada de dados com recursos que fazem a preparação, gerenciamento e visualização das informações. Permite a visualização dos dados em painéis interativos por meio de métricas e KPIs.
O gestor pode fazer a coleta de dados de bancos locais e na nuvem e fazer a análise das informações de forma prática, com recursos simples de arrastar e soltar. Assim, é possível ter relatórios personalizados, facilitando a gestão da empresa.
3. SAS
SAS é a sigla para Statistical Analysis System, software que reúne recursos de análise de dados e BI. Com a ferramenta, você pode fazer a mineração de dados e modelagem preditiva.
A tecnologia, indicada para analisar um grande volume de dados, permite gerenciar arquivos, gerar gráficos e relatórios, auxiliando o gestor a entender melhor seu negócio e a traçar estratégias eficientes.
4. Datamelt
Software que faz a análise estatística e permite a visualização de dados, sendo indicada para lidar com a gestão de grandes volumes de dados, como no mercado financeiro.
O Datamelt pode ser utilizado em diferentes sistemas operacionais e com linguagens de programação variadas. Tem ainda a vantagem de permitir criar imagens gráficas vetoriais com boa qualidade.
5. Looker Studio
É a ferramenta online do Google para análise de dados, que permite elaborar relatórios e painéis personalizáveis, simples de interpretar e de compartilhar com a equipe. Trata-se de uma plataforma unificada voltada para a inteligência de negócios.
O Looker Studio veio para substituir o Data Studio, trazendo novos recursos e tornando-se uma ferramenta importante para empresas de cultura data-driven. Isso porque ele possibilita fazer diferentes combinações de dados, fornecendo insights.
Com essa ferramenta, você pode ter uma visualização bastante atrativa dos dados, podendo gerar tabelas e gráficos de forma rápida.
6. Tableau
Plataforma de BI, que faz a análise visual e intuitiva de dados, sendo uma ferramenta útil para solucionar problemas e obter respostas com rapidez para o seu negócio. A proposta do software é ser um recurso em que todos possam ver e entender dados.
É uma ferramenta com a vantagem de ser compatível com qualquer tipo de dado e pode ser utilizada em diferentes sistemas, trazendo mais praticidade para o dia a dia do gestor.
7. Amazon QuickSight
É uma plataforma, baseada na nuvem, com tecnologia de machine learning, que possibilita a compreensão dos dados por meio de perguntas em linguagem natural.
O Amazon QuickSight oferece ainda recursos para criar e publicar painéis interativos e personalizados, facilitando o entendimento dos dados apresentados.
Principais categorias de ferramentas de análise de dados
As empresas que guiam suas estratégias a partir de dados, ou seja, que têm uma cultura data-driven, contam com informações objetivas, atualizadas e precisas. Com isso, é possível reduzir erros e riscos para o negócio, melhorando a competitividade no mercado.
Quando se fala em análise de dados, é interessante conhecer as principais categorias de ferramentas com essa finalidade. Veja abaixo.
Ferramentas de Análise Estatística
É a forma de analisar dados de maneira estatística e, com isso, resolver algum problema, identificando sua causa. Dessa forma, são ferramentas que otimizam os processos na empresa, permitindo reconhecer variáveis e reduzir erros.
Entre essas ferramentas, podemos destacar:
- Gráfico de Pareto;
- Estratificação;
- Histograma (distribuição de frequências);
- Diagrama de dispersão.
Plataformas de Business Intelligence (BI)
As plataformas de BI trabalham com a inteligência de negócios, assim são softwares que realizam a coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados. Fornecem resultados que permitem ao gestor ter insights e definir os melhores rumos para seu negócio.
Com o business intelligence, você trabalha com recursos para guiar os passos da sua empresa, afinal você passa a contar com relatórios e análises preditivas que auxiliam na definição de estratégias e tomada de decisão.
Linguagens de Programação para Análise de Dados
Na ciência de dados, existe uma série de linguagens de programação que podem coletar, organizar e manipular um alto volume de dados. Entre elas, podemos citar a Python, a linguagem mais popular e mais utilizada na área de análise de dados, e a Linguagem R.

Por que adotar uma cultura data-driven na sua empresa?
Como você pode acompanhar, há diferentes ferramentas de análise de dados que você pode utilizar na sua empresa. E, caso ainda não faça a gestão de dados no seu negócio, é preciso entender a importância de adotar uma cultura data-driven.
Trata-se de uma abordagem estratégica, pois permite identificar problemas, riscos e oportunidades de um jeito mais rápido e prático, trazendo eficiência operacional, aumento da produtividade e mais assertividade na tomada de decisões.
Além disso, ao usar as ferramentas de análise de dados, você passa a compreender melhor o mercado, seus concorrentes e seu público. Portanto, pode adotar estratégias eficazes para crescer em seu segmento de atuação a partir de informações concretas e confiáveis.
Para acompanhar os dados de diferentes setores da sua empresa, é preciso contar com um sistema integrado, seguro e que possa ser acessado de qualquer lugar. Descubra os diferenciais do Sistema Omie e veja como é simples otimizar a rotina empresarial!