6 passos para fazer um plano de ação empresarial

Saiba como fazer um plano de ação de forma rápida, fácil e eficiente. Potencialize seu negócio sem desperdiçar investimentos.

14/Ago/2020
Gestão

Um plano de ação empresarial  é, basicamente, o caminho a ser percorrido em busca de atingir as metas estabelecidas pelo empresário. Pensando nisso, o plano define alguns pontos importantes, como: “o quê?”, “por quê?”, “onde?”, “quem?”, “quando?”, “como?” e “quanto?”. 


Pela metodologia do plano de ação 5w2h (“what?”, “why?”, “where?”, “who?”, “when?”, “how?”, “how much?”), é possível relacionar planejamento e ação a uma visão gestacional estratégica. Assim, é possível visualizar o cenário de forma realista e com uma visão 360º sobre como sair de um ponto X, momento atual do negócio, e chegar no ponto Y, o futuro da empresa. 

Como fazer um plano de ação?

Diferentes áreas se beneficiam do documento, sejam elas do setor comercial, de projetos ou de orçamento. Por isso, é importante entender como fazer um plano de ação


Outro ponto fundamental é que, para empreendedores de primeira viagem, o plano serve como um guia para a autogestão, diminuindo riscos e incertezas. Nesse sentido, um modelo de plano de ação é composto por diferentes etapas: iniciação, planejamento, execução e monitoramento. Confira abaixo!

  1. Modelo de plano de ação: comece pelos objetivos

O primeiro passo é estabelecer os objetivos do negócio. Aqui, alguns pontos considerados são a porcentagem de crescimento previsto em determinado período, a expansão regional ou a contratação de mais colaboradores para um setor em específico.


Separe-os em pequenas metas, conforme os estágios de execução. Para isso, uma boa dica é utilizar a metodologia SMART: Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Term (temporal).


Essas definições indicam que você precisa estabelecer metas que não sejam genéricas e que sejam visualizáveis por números, para que os envolvidos no projeto consigam acompanhar o próprio desempenho. 


Os outros três pontos definem que uma boa meta é possível de ser atingida, assim como deve contribuir para o objetivo maior de desenvolvimento do negócio e deve ser cumprida dentro de um período pré-determinado. 

  1. Plano de ação empresarial — o próprio nome diz: ações! 

As ações são o eixo central de um plano de ação empresarial. Por isso, procure apoiar sua tomada de decisões em dados fornecidos pelos setores de acompanhamento da saúde do negócio, como o financeiro, ou conte com um sistema de gestão que ofereça relatórios sobre o fluxo de caixa nos últimos seis meses. 


Procure priorizar e descrever as ações conforme as necessidades do momento. Lembre-se que elas devem estar subdivididas em tarefas menores para alcançar metas. 

  1. Recursos financeiros e humanos necessários 

Agora que você estabeleceu quais são as ações necessárias, é preciso planejar quem serão os responsáveis pela execução. Faça cálculos e veja o que precisa ser realizado pela equipe interna e o que pode ser terceirizado. 


A partir da definição das prioridades, esteja preparado para imprevistos. Um erro que muitos gestores cometem é o de atuar apenas com o planejamento ideal, sem levar em consideração atrasos ou falhas no processo. 

  1. Ferramentas para planos de ação: cronograma e prazos

Os cronogramas e prazos são cruciais na etapa de execução do projeto. Estabeleça as ações conforme curto, médio e longo prazo. Para isso, defina datas de início e término para cada tarefa. 


Procure manter uma representação visual desses prazos. Algumas metodologias, como a Ágil e a Scrum, podem auxiliar nesse processo. 

  1. Equipe responsável por fazer o plano de ação acontecer

Outro ponto muito importante para uma boa execução do plano é envolver os colaboradores nas atividades. Por isso, procure exercer uma liderança transparente e democrática. 


Torne visível e claro o papel de todos os colabores envolvidos no projeto. Construa uma equipe interdisciplinar e estimule a proatividade e o senso de coletividade. 

  1. Plano de ação pronto? É hora do acompanhamento de resultados

Agora que o conceito de o que é plano de ação está claro, procure ferramentas para executar o monitoramento. Nessa etapa, é fundamental atuar com a avaliação da eficiência do processo e criar soluções rápidas. 


Também é importante documentar o que foi realizado, garantindo o aprendizado contínuo da equipe e aperfeiçoando sua gestão empresarial.  Dessa maneira, o seu negócio consegue aumentar a produtividade sem exigir novos investimentos ou recursos. 


A Omie é uma empresa que tem paixão por ajudar outras empresas a crescer. Com o nosso sistema de gestão simples, intuitivo e eficiente, procuramos liderar a transformação digital de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte. 



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas