6 passos para fazer um plano de ação empresarial
Saiba como fazer um plano de ação de forma rápida, fácil e eficiente. Potencialize seu negócio sem desperdiçar investimentos.
Um plano de ação empresarial é, basicamente, o caminho a ser percorrido em busca de atingir as metas estabelecidas pelo empresário. Pensando nisso, o plano define alguns pontos importantes, como: “o quê?”, “por quê?”, “onde?”, “quem?”, “quando?”, “como?” e “quanto?”.
Pela metodologia do plano de ação 5w2h (“what?”, “why?”, “where?”, “who?”, “when?”, “how?”, “how much?”), é possível relacionar planejamento e ação a uma visão gestacional estratégica. Assim, é possível visualizar o cenário de forma realista e com uma visão 360º sobre como sair de um ponto X, momento atual do negócio, e chegar no ponto Y, o futuro da empresa.
Como fazer um plano de ação?
Diferentes áreas se beneficiam do documento, sejam elas do setor comercial, de projetos ou de orçamento. Por isso, é importante entender como fazer um plano de ação.
Outro ponto fundamental é que, para empreendedores de primeira viagem, o plano serve como um guia para a autogestão, diminuindo riscos e incertezas. Nesse sentido, um modelo de plano de ação é composto por diferentes etapas: iniciação, planejamento, execução e monitoramento. Confira abaixo!
- Modelo de plano de ação: comece pelos objetivos
O primeiro passo é estabelecer os objetivos do negócio. Aqui, alguns pontos considerados são a porcentagem de crescimento previsto em determinado período, a expansão regional ou a contratação de mais colaboradores para um setor em específico.
Separe-os em pequenas metas, conforme os estágios de execução. Para isso, uma boa dica é utilizar a metodologia SMART: Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Term (temporal).
Essas definições indicam que você precisa estabelecer metas que não sejam genéricas e que sejam visualizáveis por números, para que os envolvidos no projeto consigam acompanhar o próprio desempenho.
Os outros três pontos definem que uma boa meta é possível de ser atingida, assim como deve contribuir para o objetivo maior de desenvolvimento do negócio e deve ser cumprida dentro de um período pré-determinado.
- Plano de ação empresarial — o próprio nome diz: ações!
As ações são o eixo central de um plano de ação empresarial. Por isso, procure apoiar sua tomada de decisões em dados fornecidos pelos setores de acompanhamento da saúde do negócio, como o financeiro, ou conte com um sistema de gestão que ofereça relatórios sobre o fluxo de caixa nos últimos seis meses.
Procure priorizar e descrever as ações conforme as necessidades do momento. Lembre-se que elas devem estar subdivididas em tarefas menores para alcançar metas.
- Recursos financeiros e humanos necessários
Agora que você estabeleceu quais são as ações necessárias, é preciso planejar quem serão os responsáveis pela execução. Faça cálculos e veja o que precisa ser realizado pela equipe interna e o que pode ser terceirizado.
A partir da definição das prioridades, esteja preparado para imprevistos. Um erro que muitos gestores cometem é o de atuar apenas com o planejamento ideal, sem levar em consideração atrasos ou falhas no processo.
- Ferramentas para planos de ação: cronograma e prazos
Os cronogramas e prazos são cruciais na etapa de execução do projeto. Estabeleça as ações conforme curto, médio e longo prazo. Para isso, defina datas de início e término para cada tarefa.
Procure manter uma representação visual desses prazos. Algumas metodologias, como a Ágil e a Scrum, podem auxiliar nesse processo.
- Equipe responsável por fazer o plano de ação acontecer
Outro ponto muito importante para uma boa execução do plano é envolver os colaboradores nas atividades. Por isso, procure exercer uma liderança transparente e democrática.
Torne visível e claro o papel de todos os colabores envolvidos no projeto. Construa uma equipe interdisciplinar e estimule a proatividade e o senso de coletividade.
- Plano de ação pronto? É hora do acompanhamento de resultados
Agora que o conceito de o que é plano de ação está claro, procure ferramentas para executar o monitoramento. Nessa etapa, é fundamental atuar com a avaliação da eficiência do processo e criar soluções rápidas.
Também é importante documentar o que foi realizado, garantindo o aprendizado contínuo da equipe e aperfeiçoando sua gestão empresarial. Dessa maneira, o seu negócio consegue aumentar a produtividade sem exigir novos investimentos ou recursos.
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