Benefícios da integração entre o CRM e o ERP

Os softwares de gestão trazem muitas vantagens para uma empresa, mas você sabe quais são os benefícios da integração entre CRM e ERP? Confira neste artigo!

17/Mai/2022
Empreendedorismo

Ferramenta indispensável no progresso de qualquer negócio, o CRM (Customer Relationship Management) estreita os laços entre o cliente e quem está oferecendo o serviço ou produto. Agora, imagine a possibilidade de integrar a outros processos essa ferramenta tão fundamental. Isso é possível graças à integração entre CRM e ERP.

 

O ERP (Enterprise Resource Planning) garante a integração de todas as áreas da empresa, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos processos; enquanto o CRM registra toda a interação dos vendedores com os potenciais clientes do negócio, permitindo a construção de um relacionamento sustentável. 

Logo, percebemos que a utilização de ambas as ferramentas é benéfica, necessária e importante para uma empresa. Por isso, ao longo desse conteúdo vamos abordar os principais benefícios da integração entre CRM e ERP, para que você possa analisar as possibilidades para aplicação em seu negócio. 

Por que investir em uma integração entre CRM e ERP?

‍Já sabemos que as duas soluções oferecem diversas vantagens para o dia a dia de uma empresa. Contudo, investindo em uma integração entre CRM e ERP é possível adquirir maior eficiência nos processos, na gestão e no controle de dados e informações. 

Na prática, a união dessas duas soluções traz vários benefícios que vão facilitar o seu trabalho. Confira:

Centralização da atividade comercial

A união dos dois softwares torna viável que as propostas comerciais sejam enviadas pelo CRM e os pedidos de vendas subsequentes sejam enviados diretamente ao ERP, sem que a área comercial precise acessá-lo. Com isso, todas as informações são distribuídas de modo centralizado, sem qualquer risco de duplicidade de dados.

Em outras palavras, os vendedores ganham em produtividade nas vendas e os líderes ganham maior confiança na veracidade dos dados e na certeza de que as regras de negócio serão cumpridas, sem maiores dificuldades.

 

Gestão da base de clientes

Um dos principais benefícios obtidos com a integração entre o CRM e o ERP está na melhor gestão da base de clientes.

Isso é possível porque, ao invés de registrar as informações em dois sistemas diferentes, as informações são atualizadas de maneira sincronizada, garantindo que a operação de venda se torne mais ágil e eficiente. 

Além disso, a integração permite que os gestores tenham maior controle das informações, o que também permite tomadas de decisões mais rápidas e assertivas.

  

Outra vantagem é que os relatórios do CRM se tornam mais confiáveis, visto que todas as informações são precisas e atualizadas.

Melhor atendimento e aumento nas taxas de conversão

 

A integração entre o CRM e o ERP promove diversas facilidades na rotina de trabalho, uma delas é a centralização de informações e dados dos clientes, bem como dos leads (clientes potenciais), que podem ser acessados por toda equipe de vendas. Isso permite um atendimento muito mais organizado, rápido e eficiente, que resulta em melhores conversões de venda! 

Por outro lado, se alguma informação for relevante apenas para os líderes ou para funções específicas é possível restringi-las tanto no CRM quanto no ERP.

 

Otimização de processos e entregas

Quando a empresa conta com uma integração entre CRM e ERP, ela garante mais consistência aos seus processos internos, principalmente, gestão de vendas mais ágil e efetiva.

Isso porque as informações estão unificadas e disponíveis para setores diversos acessarem ao mesmo tempo. Isso possibilita que uma equipe comercial esteja em completa sinergia com os gestores de estoque, por exemplo, para que os prazos de entrega sejam cumpridos. 

 

Sistema CRM da Omie

Se você chegou até aqui, sabe que a integração entre o CRM e o ERP garante que gestores e diretores tenham panoramas mais confiáveis de toda a operação comercial, além de deixar a rotina mais fluida e organizada. Independente do momento do seu negócio, a integração entre as duas plataformas traz excelentes resultados e otimizações para o dia a dia de quem atua com vendas e a gestão dos negócios.

Para saber mais sobre o universo de vendas, confira o blog da Ploomes e os inúmeros artigos sobre CRM.  Agora, se você quer elevar o nível da sua equipe comercial, no que diz respeito ao relacionamento com clientes e vendas, conheça o sistema de CRM integrado da OMIE. Um sistema 100% na nuvem que permite cadastrar clientes rapidamente, atualizar históricos de negociação em tempo real e obter os argumentos necessários para atingir as metas comerciais. Saiba mais!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas