Benefícios da integração entre o CRM e o ERP

A utilização de softwares de gestão traz muitas vantagens para uma empresa. Mas você sabe quais são os benefícios da integração entre o CRM e o ERP? Confira neste artigo!

08/Jul/2021
Gestão

Se você chegou até aqui é porque já conhece os diferenciais que a utilização de um ERP ou de um CRM de forma separada, não é? 

O ERP garante a integração de todas as áreas da empresa, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos processos, enquanto o CRM registra toda a interação dos vendedores com os potenciais clientes do negócio, permitindo a construção de um relacionamento sustentável. 


Logo percebemos que a utilização de ambas as ferramentas são benéficas, necessárias e importantes para uma empresa. O que pode acontecer é que essas estratégias sejam sim utilizadas, mas de maneira isolada. 


Ou seja, os departamentos internos utilizam o ERP (Enterprise Resource Planning) e quando se trata do relacionamento externo com futuros clientes acaba sendo feito no CRM (Customer Relationship Management)


Por isso, ao longo deste conteúdo vamos abordar os principais benefícios da integração entre o CRM e o ERP para que você possa ver se faz sentido unir as duas soluções. Continue a leitura para conferir! 

Por que investir em uma integração entre o CRM e o ERP?

Como já entendemos, as duas soluções oferecem diversas vantagens para o dia a dia de uma operação comercial. 


Investindo em uma integração entre o CRM e o ERP, a empresa adquire maior eficiência nos processos e também potencializa a gestão e o controle de dados e informações. Consequentemente, ganha mais eficiência nas ações como um todo.


Quer ver como isso funciona na prática? Veja como essa união ajuda sua gestão:

Centralização da atividade comercial


Para exemplificar e deixar a importância da integração ainda mais clara, podemos pensar em uma empresa que precisa cadastrar clientes e produtos nessas ferramentas. 


Com a união dos dois softwares é possível que as propostas comerciais sejam enviadas diretamente pelo CRM.


Feito isso, os pedidos de venda já são enviados diretamente ao ERP sem precisar que a área comercial precise acessá-lo. 


E você não perde nada do ERP, afinal, a integração com o CRM permite que fórmulas complexas de integração também sejam compartilhadas.


Assim, você otimiza tempo e garante que esses pedidos sejam feitos com as validações das regras de negócio já parametrizadas.


Ou seja, os vendedores ganham em produtividade nas vendas e os líderes ganham maior confiança na veracidade dos dados e na certeza de que as regras de negócio serão cumpridas sem maiores dificuldades.

Gestão da base de clientes 


Com a integração entre o CRM e o ERP um dos principais benefícios é o ganho na gestão da base de clientes. 


A unificação dos sistemas garante maior agilidade no processo, mais confiabilidade das informações e certeza de que as definições de negócios estão sendo cumpridas. 


Isso é possível porque, ao invés de registrar as informações em dois sistemas diferentes, as informações são atualizadas de maneira sincronizada, garantindo que a operação de venda se torne mais ágil e eficiente. 


Além disso, permite que os gestores tenham maior controle sobre tudo o que acontece na empresa, permitindo decisões mais rápidas e assertivas.  


Outra vantagem é que os relatórios do CRM se tornarão mais confiáveis, visto que todas as informações são mais confiáveis e atualizadas.

Melhor atendimento e aumento nas taxas de conversão


Como já entendemos, a integração entre o CRM e o ERP promove diversas facilidades e otimizações na rotina de trabalho. 


Dessa forma, todo o relacionamento com leads e também com os clientes é melhor organizado e rápido, já que as informações estão todas centralizadas e podem ser facilmente localizadas. 


Então, como a parte administrativa funciona de forma muito mais organizada, até mesmo a equipe pode acessar os dados que sejam relevantes, garantindo um atendimento melhor e o aumento das conversões. 

E, claro, se alguma informação for relevante apenas para os líderes ou para funções específicas é possível restringi-las tanto no CRM quanto no ERP.

Otimização de processos e entregas 


Outro ponto importante e que precisa ser considerado é que uma venda não é uma simples troca de produto ou serviço, essa operação além de envolver fatores externos, compreende muitos processos internos também. 


Quando a empresa conta com uma integração entre o CRM e o ERP, naturalmente ganha com mais consistência em seus processos internos, conhece muito melhor sua operação e tem muito mais facilidade para definir aspectos como a precificação. 


E, se você escolheu investir em CRM, já deve saber da importância de ter um processo de vendas mais ágil e efetivo.


Com a integração, esse benefício também é sentido por outras áreas. Imagine uma indústria que depende do trabalho da equipe comercial em completa sinergia com o controle de estoque para que os prazos de entrega sejam cumpridos. 


Agora pense se todo esse processo acontecesse de maneira individualizada e pouco intuitiva. Certamente os resultados não seriam rápidos e muito pouco intuitivos.

Conclusão


Por fim, a integração entre o CRM e o ERP garante que gestores e diretores tenham panoramas mais confiáveis de toda a operação comercial, além de deixar a rotina mais fluida e organizada, como entendemos ao longo deste conteúdo.


O CRM e o ERP do seu negócio estão integrados? Utiliza apenas uma dessas soluções? 


Independente do momento do seu negócio, a integração entre as duas plataformas traz excelentes resultados e otimizações para o dia a dia de quem atua com as vendas e a gestão dos negócios


Se quiser entender mais sobre ERP, confira outros conteúdos disponíveis aqui no blog da Omie e, para saber mais sobre o universo de vendas, confira o blog da Ploomes e os inúmeros artigos sobre CRM. 


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