CRM e ERP: diferenças, boas práticas na integração e vantagens

Descubra os benefícios da integração entre CRM e ERP e saiba como maximizar a eficiência dos processos de vendas e gestão.
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No Brasil, a venda online bateu um recorde de faturamento em 2022, atingindo incríveis R$ 262 bilhões. Para 2023, segundo a Valor, o faturamento deve aumentar em aproximadamente 10%. 

Para tornar a administração de sua loja online mais simples, descubra como um sistema ERP pode facilitar a gestão do seu negócio.

 Aprenda sobre as distinções entre um ERP e um CRM e como integrá-los de maneira eficaz. Além disso, saiba como selecionar o software ERP ideal para o seu e-commerce e explore as melhores opções disponíveis no mercado.

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Quais são as diferenças entre os sistemas CRM e ERP?

As diferenças estão em pontos como propósito, funcionalidade, integração e metas de negócio. Entenda cada ponto onde os sistemas CRM e ERP se diferenciam:

Propósito:

  • CRM: Foco nas relações com clientes e no gerenciamento de interações e informações sobre eles.
  • ERP: Concentra-se na gestão abrangente de processos empresariais, incluindo finanças, recursos humanos e operações.

Funcionalidade:

  • CRM: Geralmente lida com vendas, marketing e atendimento ao cliente.
  • ERP: Engloba todas as operações de negócios, abrangendo vendas, finanças, compras, estoque e recursos humanos.

Integração entre áreas:

  • CRM: Está centrado em uma área específica, como vendas ou atendimento ao cliente.
  • ERP: Integra todas as áreas da organização.

Metas de negócio:

  • CRM: Aumentar vendas, melhorar a experiência do cliente e retenção de clientes.
  • ERP: Aumentar eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões.

Essas diferenças fundamentais destacam como o CRM e o ERP desempenham funções distintas, mas complementares, nas operações de uma empresa. Além disso, é possível notar que o ERP para e-commerce se destaca como uma estratégia de gestão.

Como funciona o CRM e ERP integrados? 

Existem os sistemas ERP mais usados, mas, um ponto em comum é sua integração com CRM. Ela funciona de forma altamente benéfica para uma empresa, permitindo que ela alinhe os dados de clientes com processos de negócios internos.

Isso resulta em uma visão completa e mais eficiente das operações e das relações com os clientes. Entenda em detalhes como fazer essa integração em 5 pontos primordiais:

1. Avaliação de Necessidades: 

A primeira etapa é determinar quais dados precisam ser compartilhados entre o CRM e o ERP e como isso beneficiará a empresa.

Por exemplo, no caso de você ser um empreendedor P.E., é importante buscar pelos melhores sistemas ERP para pequenas empresas e, assim, encontrar soluções para suas necessidades.

2. Seleção de Ferramentas de Integração: 

Escolha as ferramentas, como APIs ou middleware, que facilitarão a integração. Certifique-se de que ambas as plataformas sejam compatíveis com as ferramentas escolhidas.

3. Configuração e Testes: 

Configure a integração conforme os requisitos da empresa e realize testes para garantir que os dados estejam fluindo corretamente entre as duas plataformas.

4. Treinamento de Equipe: 

Treine a equipe em como usar o sistema integrado para maximizar sua eficiência e benefícios.

Em caso de uma equipe e de um negócio que se enquadre em PE, é necessário olhar para um sistema ERP para empresas de pequeno porte e treinar seus colaboradores para ele.

5. Monitoramento e Manutenção: 

Após a implementação, monitore continuamente a integração para garantir que ela esteja funcionando sem problemas. Realize manutenções regulares para garantir que a integração permaneça atualizada e eficaz.

A integração bem-sucedida de um CRM e um ERP pode aprimorar a eficiência operacional e melhorar o atendimento ao cliente, tornando-se uma estratégia valiosa para empresas de diversos setores.

Por que investir em uma integração entre CRM e ERP?

Sabemos que tanto o CRM quanto o ERP oferecem benefícios para a rotina empresarial. No entanto, ao integrá-los, a eficiência dos processos, a gestão e o controle de informações são aprimorados.

Aqui estão as vantagens práticas dessa união:

Centralização da atividade comercial: 

A combinação dos dois sistemas permite que as propostas comerciais sejam criadas no CRM e os pedidos de venda sejam automaticamente enviados ao ERP, sem a necessidade de intervenção da equipe de vendas.

Isso assegura a distribuição centralizada de informações, eliminando o risco de dados duplicados. 

Melhor gestão de clientes: 

Uma das principais vantagens da integração entre o CRM e o ERP é uma gestão mais eficaz da base de clientes. Em vez de registrar informações em dois sistemas separados, os dados são atualizados de forma sincronizada, tornando as operações de venda mais ágeis.

Além disso, os relatórios gerados pelo CRM tornam-se mais confiáveis, pois são baseados em informações precisas e atualizadas.

Atendimento aprimorado e maior conversão: 

A integração entre CRM e ERP simplifica o acesso a informações sobre clientes e leads para toda a equipe de vendas. 

Resultando em um atendimento mais organizado, rápido e eficiente, o que, por sua vez, leva a uma maior taxa de conversão. Além disso, é possível restringir informações sensíveis apenas para líderes ou funções específicas, tanto no CRM quanto no ERP.

Otimização de processos e entregas: 

Com a integração, a empresa melhora a consistência de seus processos internos, principalmente na gestão de vendas. As informações estão disponíveis para várias equipes simultaneamente, permitindo uma comunicação mais eficaz. 

Assim, sua equipe de vendas estará em sintonia com o gerenciamento de estoque, garantindo o cumprimento de prazos de entrega de maneira eficaz. Isso leva a uma operação mais ágil e eficiente.

Outras informações sobre sistema CRM e ERP

Como fazer a melhor integração entre os sistemas ERP e CRM

Para fazer a melhor integração entre os sistemas ERP e CRM, tenha mapeado os 11 pontos a seguir:

  1. Compreenda suas necessidades antes de iniciar a integração;
  2. Certifique-se de que as soluções de ERP e CRM que você escolher são compatíveis e oferecem opções de integração;
  3. Mantenha um design de dados consistente entre os sistemas;
  4. Defina como os dados serão transferidos entre os sistemas e certifique-se de que os dados relevantes sejam atribuídos corretamente em ambas as plataformas;
  5. Mantenha padrões de dados consistentes para garantir que os registros de clientes, produtos e outros elementos sejam uniformes e facilmente acessíveis em ambos os sistemas;
  6. Antes de implementar a integração em larga escala, realize testes rigorosos para garantir que os dados fluam corretamente entre o ERP e o CRM. Valide os resultados para garantir que todas as informações estejam precisas;
  7. Treine sua equipe para entender como a integração funciona;
  8. Implemente um sistema de suporte contínuo para solucionar problemas ou ajustar a integração à medida que as necessidades da sua empresa evoluem.
  9. Acompanhe o desempenho da integração ao longo do tempo e faça melhorias conforme necessário para otimizar a eficiência e a precisão;
  10. Garanta que medidas de segurança robustas estejam em vigor para proteger os dados à medida que são compartilhados entre os sistemas;
  11. Se necessário, consulte especialistas em integração de sistemas para garantir que a implementação seja bem-sucedida e atenda às necessidades específicas da sua empresa.

Outras dúvidas sobre CRM e ERP

Você já tem uma visão 360 da integração CRM e ERP, mas pode ir além. Confira algumas possíveis dúvidas e suas respostas:

O que é ERP e CRM?

ERP é um sistema de gestão, enquanto CRM é um conjunto de estratégias e ferramentas.

O ERP (Enterprise Resource Planning) ajuda as empresas a administrar suas operações diárias, integrando processos como finanças, estoque, compras e recursos humanos em um único sistema.

Já o CRM (Customer Relationship Management) é responsável pelos relacionamentos com clientes, ajudando a melhorar etapas da jornada do usuário, como a aquisição, retenção e satisfação do cliente.

O que é o módulo CRM em um ERP?

O módulo CRM em um ERP é uma parte do sistema de gestão que se concentra nas interações com clientes. Ele permite que as empresas rastreiem informações sobre os clientes, gerenciem vendas, marketing e serviços ao cliente. 

Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente e a aumentar a eficiência nas operações relacionadas a eles. Quer saber ainda mais sobre ERP? Conte com a Omie. Conheça todas as funções do sistema ERP!

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