Calculadora de imposto de renda em ações: quais os benefícios para seus clientes?

Conheça as ferramentas para automatizar o cálculo de impostos e faça isso de forma simples, rápida e super confiável

30/Mar/2022
Contabilidade

Para quem começou a investir em ações, é importante conhecer as taxas e impostos que incidem sobre as operações de compra e venda delas. Mas saiba que existem ferramentas online que te ajudam nessa função! A calculadora de imposto de renda em ações é prática e vai evitar sustos na hora de levantar os números.

Acompanhe neste post toda a explicação do cálculo do imposto de renda em ações e como a tecnologia dessa calculadora pode te ajudar a potencializar seu tempo e evitar prejuízos com a Receita Federal.

Veja a diferença que uma ferramenta tecnológica pode fazer na gestão do seu tempo e de seus lucros. 

 

É preciso declarar ações no imposto de renda (IR)? 

 

O imposto de renda é um tributo federal calculado de forma proporcional sobre a renda declarada, conforme tabela de percentual atualizado anualmente.

 

Existe uma faixa de contribuintes com determinada renda que são isentos de pagar esse imposto. No entanto, para uma grande parcela da população brasileira, é obrigatório declarar, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.

 

Esse imposto serve para o governo controlar os ganhos e despesas da população. E caso tenha pago imposto mensal a mais, ainda tem uma chance de receber parte do que foi pago por uma restituição realizada em lotes com datas definidas pelo governo federal.

 

Na Declaração Anual existe uma aba Investimentos, onde o investidor precisa informar o montante aplicado em cada tipo de investimento. Preenche também os lucros ou prejuízos alcançados no ano declarado.

 

Um detalhe que investidores iniciantes esquecem é que sobre ações, também é calculado o imposto retido na fonte e que deve ser pago mensalmente. É uma alíquota de 15% que incide sobre a venda de ações e deve ser paga até o último dia útil do mês seguinte da data da operação realizada.

É importante destacar que é necessário declarar ao imposto de renda qualquer operação em ações, tendo lucro ou não. Se você ainda não sabia, conheça agora uma ferramenta que pode te auxiliar nessa tarefa: a calculadora de imposto de renda em ações. Investir nessa calculadora vai te ajudar a calcular o imposto de forma automatizada.

 

 O que é calculadora de imposto de renda em ações?

 

Essa calculadora, como o próprio nome diz, serve para calcular o imposto de renda que incide sobre os ganhos das operações de renda variável, como compra e venda de ações. Esse cálculo é feito de forma automática, com praticidade e agilidade por meio de um software.

 

O principal objetivo é facilitar a vida dos investidores e contadores na apuração mensal dos impostos e na Declaração Anual de Imposto de Renda. Os impostos são calculados conforme as exigências legais de cada tipo de investimento. A calculadora pode ser usada para calcular impostos desde investimentos em ações, opções, contratos futuros até fundos imobiliários.

 

Com a calculadora é mais fácil calcular impostos de um jeito mais assertivo e detalhado, evitando erros de apuração e de pagamento. E o melhor: vai evitar que caia na malha fina da Receita Federal.

 

Quais são os benefícios da calculadora de imposto de renda em ações?

 

A calculadora de imposto em ações oferece muitos benefícios para facilitar o dia a dia do contador, que consegue otimizar tempo e recursos para fazer o acompanhamento de clientes

 

Conheça mais vantagens!:

 

Agilidade na apuração de resultados

 

A gestão do tempo é uma preocupação de todo escritório de contabilidade. A calculadora é muito útil nisso, pois pega todo o trabalho de calcular imposto sozinha e não te deixa esquecer da apuração mensal, nem anual, evitando aborrecimentos.

 

Mais tempo para analisar o desempenho das ações

 

Com uma melhor administração do tempo, os investidores poderão se concentrar melhor nas suas operações. Fazer análises das oscilações de mercados, pesquisar qual ação investir e estudar melhor toda a operação - essa é uma ótima forma de vender seu serviço de consultoria e gestão contábil!

 

Precisão nas informações

 

Calcular imposto na calculadora é muito mais seguro e gera informações mais precisas. O processo automático já possui as alíquotas certas para cada operação de investimento em ações, dessa forma você só precisa validar as informações que estão na tela.

 

Consolidação da carteira

 

Se a calculadora estiver em um bom software de gestão financeira, é possível acessar todos os dados de investimentos em um só lugar. Fica mais fácil analisar e indicar caminhos para seus clientes, no papel de contador consultor.

 

Emissão do DARF de forma fácil

Acredita que você pode até gerar DARF pelo software da calculadora? Isso é libertador: ter vários serviços que você precisa no mesmo lugar. A DARF é gerada já preenchida, depois é só conferir e pagar.

Utilize a tecnologia para te ajudar no controle dos impostos 

 

Viu como é muito mais simples calcular impostos em ações com a tecnologia de uma calculadora automática?

 

Com todos os benefícios da calculadora é muito mais fácil fechar a contabilidade dos investimentos de seus clientes. E você, contador, vai poder dormir tranquilo para cumprir os prazos e não pagar multas sem necessidade.

A tecnologia da calculadora é ainda mais eficaz se estiver integrada a um software de gestão empresarial para reunir todos os dados financeiros e contábeis. Todos os impostos estarão calculados de forma automática com as atualizações da Receita Federal.

 

Fica bem mais fácil fazer o controle dos investimentos com o cálculo automático integrado com as outras áreas da empresa de seus clientes. Os dados contábeis são localizados rapidamente, as guias emitidas e o pagamento feito em tempo hábil.

 

Os clientes e contadores ficam menos preocupados com a malha fina da Receita Federal e se ocupam mais com decisões estratégicas de gestão da empresa e da carteira de investimentos.

Conheça a melhor opção de software para calcular seus impostos no próximo tópico.

 

Tenha a melhor performance para calcular impostos com o sistema ERP Omie

 

Depois de entender como funciona a calculadora de impostos, agora é hora de escolher o melhor sistema: o ERP Omie. Além da calculadora, são muitas outras funções que podem ser personalizadas para o ramo de negócio de cada cliente.

 

Olha o que mais o Software Omie oferece para ajudar a contabilidade das empresas:

·         Visão dos status de negociação com os clientes;

·         Resumo do pipeline de vendas;

·         Histórico de negociação ABC;

·         Delegação e otimização de tarefas;

·         Integração com CRM;

·         Atualização com a SEFAZ de cada Estado;

 

Além disso,  atende vários segmentos como indústria, comércio, educação, agências de viagens, saúde, comércio exterior, construção civil, pets, transportes, alimentação e muitos outros.

 

O suporte ao cliente Omie é rápido e ainda conta com uma universidade cheia de cursos gratuitos para ajudar a alavancar os resultados de sua empresa. Omie é sinônimo de tecnologia, qualificação, rapidez e eficiência. Com ferramentas que cabem no seu orçamento, com as funcionalidades que você precisa.

 

Para conhecer melhor, ainda pode fazer um teste com a versão inicial do software. Com o auxílio de nossos consultores, o treinamento é rápido e fica fácil mexer sozinho no software.

 

Comece hoje mesmo a automatizar todos os seus processos de gestão e contar com a calculadora para impostos sobre ações!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas