Como escolher uma franquia de sucesso para investir?

Entenda de uma vez por todas como escolher a sua franquia de sucesso!

15/Mar/2022
Franquias

Um modelo de negócio em crescimento, com muitas oportunidades de ganhos e com diferentes níveis de investimento, escolher uma franquia de sucesso pode parecer simples, e ao mesmo tempo desafiador!

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021, o mercado brasileiro de franquias cresceu 10,7% quando comparado ao ano anterior. Além disso, ainda segundo a ABF, a taxa de falência de franquias é de apenas 5% até dois anos após a abertura. 

Dados como esses demonstram que investir em uma franquia é uma boa opção para quem quer entrar para o mundo do empreendedorismo. 

Se você tem dúvidas sobre como escolher uma franquia de sucesso para investir, continue conosco e entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

Dicas de como escolher uma franquia de sucesso

O modelo de franchising é considerado um investimento seguro para os empreendedores. Além disso, como já mencionamos, esse tipo de negócio está em expansão. 

Tendo isso em mente, é importante ficar de olho nos critérios para escolher uma franquia de sucesso na hora de abrir a sua. Por tanto, separamos algumas dicas para você não errar. Confira!

Avalie o seu orçamento

Uma etapa muito importante na hora de considerar abrir uma franquia é a avaliação do seu capital inicial para investimento, já que existem franquias com investimentos de vários valores. 

Segundo a ABF, para ser considerada uma franquia, o investimento inicial deve ser a partir de R$90 mil, mas é possível optar também por uma microfranquia, que pode ter o investimento a partir de 2 mil reais. 

Sendo assim, verifique se você tem capital suficiente para os primeiros anos de operação até que o seu negócio se torne rentável. Antes de abrir sua franquia de sucesso, avalie a saúde financeira do negócio e tome passos cuidadosos. Lembrando que existem franquias de pequeno, médio e grande porte. Dessa forma, você pode escolher a que cabe no seu bolso.

Escolha o segmento em que você quer empreender

Existem diversos segmentos de franquias que você pode escolher. 

Se o seu sonho é empreender no ramo de tecnologia, contabilidade, alimentação, hotelaria, serviços, limpeza, casa e construção, moda, entre tantos outros, saiba que são inúmeras as opções e todas abarcam franquias de vários portes. 

Além disso, tenha em mente que é normal ter dúvidas, mas a escolha do melhor segmento é essencial para obter uma franquia de sucesso.

Faça pesquisas

A franquia possui o Selo de Excelência em Franchising?

O SEF, como é chamado, é uma pesquisa anual realizada pela ABF com os franqueados para o reconhecimento das redes de franquias de todos os segmentos com alto nível de excelência nas operações. 

Essa é uma ferramenta importante de reconhecimento e deve ser considerada ao escolher a franquia que você deseja investir. 

Qual será o retorno do investimento? 

Quando investimos em um negócio é muito importante saber a previsão de retorno do investimento. Nesse sentido, não é suficiente saber apenas o capital inicial previsto pela franqueadora, mas é necessário saber o quanto e como o negócio é rentável. 

Para isso, realize:

  • a avaliação de taxas de lucratividade usando indicadores de desempenho do negócio durante o processo de geração de lucro;
  • O cálculo da taxa de retorno, assim, podendo ter um ideia de quanto rende um projeto de investimento, considerando as estimativas de entrada e saída do fluxo de caixa em determinado período.

Que tal conversar com franqueados e ex-franqueados? 

Para saber como funciona uma franquia na prática, nada melhor do que conversar com franqueados e ex-franqueados para saber tudo sobre as vantagens e desafios a serem enfrentados. 

Nessa hora, prepare uma lista de perguntas e reúna os prós e contras das possíveis franquias que você deseja investir. 

Não tenha pressa e faça a pesquisa de campo

Quem não conhece o ditado popular que diz que a pressa é a inimiga da perfeição? Para o mundo dos negócios, ele também se aplica! Portanto, faça tudo com calma e tome decisões mais assertivas. 

Fale com pessoas que atuam, ou atuaram, em diferentes posições. É possível conferir um pouco disso até em sites como Glassdoor e o Reclame aqui.

Não escolha uma marca só por modismo 

Pense bem ao escolher uma marca para investir. Não baseie a sua decisão apenas por modismo ou glamour, afinal, a sua franquia precisará de você durante bastante tempo e o seu dinheiro será investido naquele negócio. 

Por esses e outros motivos, escolha a franquia de um segmento que tem identificação pelo propósito e que já tenha aplicado as outras dicas que demos ao decorrer do artigo. 

Confira as documentações jurídicas

O Brasil conta com uma legislação de Franchising, a Lei 8.955/1994, que dispõe sobre o contrato de franquia empresarial. Durante o processo, conte com a ajuda de um advogado para lidar com a leitura das documentações jurídicas e a assinatura do contrato de franquias. 

O sistema de franquias conta com três documentos:

  • COF (Circular de Oferta de Franquias);
  • Pré-contrato de franquia;
  • Contrato de franquia.

Transforme a gestão empresarial da sua franquia com a Omie 

Passados todos esses passos aqui mencionados, também é de extrema importância se preocupar com a gestão empresarial e contábil da sua franquia de sucesso. 

Contar com um sistema de gestão empresarial, pode melhorar todos os processos do seu negócio, do controle de estoque até as vendas e emissão de notas fiscais eletrônicas. Controle tudo em um único sistema on-line e integrado. 

A Omie entrega tudo isso e oferece ao contador diversas facilidades e funcionalidades nas atividades de rotina. Fale com um consultor e entenda mais sobre o sistema ERP.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas