Como otimizar a captação de clientes do seu escritório contábil

Seu escritório tem dificuldades para captar clientes? Veja como resolver isso de forma simples e prática!

10/Out/2017
Contadores

Você sente dificuldades na hora de captar clientes? Não é novidade que a concorrência acirrada por preço no setor contábil dificulta muito nessa parte, mas a melhor forma de lidar com essa situação é ter alta produtividade nos processos internos e montar uma estratégia para constante captação de clientes, pois quanto mais produtivo você for, mais clientes terá capacidade de atender.

Veja nesse artigo dicas para trabalhar suas estratégias de captação de clientes e garantir melhores resultados para o seu escritório!

Captação de clientes na prática

Defina nichos de atuação

Definir nichos de atuação deve ser um ponto de bastante importância dentro da estratégia comercial do seu escritório. Para isso é preciso analisar seus clientes e buscar agrupá-los em nichos específicos, uma boa dica é utilizar o método de curva ABC de clientes para orientar essa análise.

Essa definição ajuda a focar todas as ações de comunicação e marketing e a definir pontos-chave a serem atingidos de acordo com sua estratégia comercial. Permite também, que seu escritório se especialize e atenda seus clientes de forma diferenciada, permitindo inclusive agregar valor aos serviços prestados e permitindo oferecer consultorias contábeis especializadas nos nichos e segmentos de seus clientes.

Não esqueça dos clientes atuais

Para vender mais para clientes atuais, na gestão do escritório contábil é preciso cuidar desse ponto de forma especial. Uma boa dica é pensar no tempo de vida de de cada consumidor e começar a vender desde o início focando nisso ao invés de pensar apenas em preço. Outra dica é elaborar um planejamento de marketing a fim de aumentar a fidelização desses clientes e também, buscar oferecer serviços complementares à suas necessidades.

Desenvolva novos serviços

Seus clientes não são todos iguais, nenhum deles tem necessidades idênticas ao outro. Por isso, na gestão do escritório contábil é preciso constantemente se colocar no lugar do consumidor e descobrir quais são suas necessidades e definir como melhor atendê-las o que muitas vezes, isso exige que seu escritório desenvolva novos serviços.

Vale lembrar que é importante que tudo isso esteja muito bem definido dentro da estratégia comercial da sua empresa para tornar essas ações mais assertivas e proporcionar crescimento para o seu negócio e assim conquistar melhores resultados de captação de clientes.

Mantenha presença online

Com os avanços tecnológicos e a popularização da internet, os modelos tradicionais de venda sofreram alterações a fim de se modernizar e atualmente, é possível afirmar que: vendas não acontecem somente face a face. É por isso que vemos tantas plataformas de e-commerces, aplicativos e blogs corporativos, entre outros.

Esse cenário provocou uma transformação digital nas empresas, que estão buscando atualizações tecnológicas e melhorar cada vez mais sua presença online. Para conquistar uma boa reputação online, basicamente é preciso oferecer conteúdos de qualidade e que atendam às necessidades dos seus clientes e investir em estratégias de marketing digital. Um bom conteúdo pode ser seu principal diferencial, dando credibilidade à sua empresa e destacando-a frente a concorrência.

Invista em tecnologia

No setor contábil é bastante comum ocorrer mudanças, assim como vem ocorrendo atualizações sobre a obrigatoriedade de registros e sua manutenção, ou até mesmo o envio de dados no formato digital aos órgãos públicos.

Isso tudo é fruto da transformação digital que vem ocorrendo no setor contábil, criando uma contabilidade mais digital Contar com o apoio de um bom software contábil, não só ajuda a atender essas mudanças mais facilmente como também otimiza seus processos internos e traz ganhos para o seu escritório.

Tenha os melhores parceiros

Parceiros podem ser tanto pessoas e colaboradores internos quanto empresas em potencial, desde fornecedores de sistemas especializados no segmento, como a Omie, até escritórios de advocacia e outras empresas estratégicas. Na hora de analisar quais seriam seus possíveis parceiros, você deve ter bem claro:

  • Quais são suas competências;
  • Quais competências estão faltando;
  • Quais podem ser desenvolvidas internamente;
  • Quais podem ser adquiridas por meio de parcerias.

O mais importante é que antes de propor e criar a parceria estratégica, você deve identificar os pontos de ganho dessa parceria tanto para o seu escritório quanto para o parceiro-chave e exemplificar na proposta esses ganhos motivando-o a fechar essa parceria.

Desenhe seu modelo de negócio

Para ter uma boa gestão do escritório contábil é preciso desenhar seu modelo de negócio ou Canvas. O Canvas foi desenvolvido por Alex Osterwalder a fim de tornar mais fácil o entendimento por completo de um negócio qualquer e tem sido utilizado até hoje pelos empreendedores que querem acertar desde o início do seu empreendimento.

Definir bem o seu negócio ajuda a conhecê-lo profundamente, ter bem claro aonde você quer chegar, a posicioná-lo melhor no mercado e a definir e monitorar seu crescimento. Se por um acaso você não desenhou o seu modelo de negócio no momento da criação dele, não tem problema, ele pode ser feito agora mesmo sem nenhum problema, o que não pode é deixar de fazê-lo agora que você tem conhecimento sobre ele.

Essas dicas ajudarão muito a melhorar a sua captação de clientes, porém além de aplicá-las é preciso que você exercite constantemente o seu lado empreendedor focando constantemente em melhorias no seus processos internos. Para isso a tecnologia é com toda a certeza sua melhor aliada.

Conheça a Omie e veja como é bom trabalhar com um sistema 100% em nuvem com soluções pensadas para o seu negócio.

Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, workaholic, pai de uma garota e empreendedor entusiasmado. Um programador que adora marketing e vendas. No raro tempo livre, assiste Netflix e joga Poker.

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