Como saber se você tem perfil para ser um franqueado?

Em dúvidas se você possui as características para se tornar um franqueado de sucesso? Confira este artigo!

11/Mai/2022
Franquias

O franqueado pode ser um empreendedor, porém, para o empreendedor ter o perfil para ser um franqueado necessita de algumas características específicas, mais voltado ao gerenciamento, por exemplo, e seguindo regras e práticas voltadas para a gestão de um negócio.

 

Uma franquia já é um empreendimento que mostrou possuir sustentabilidade, por isso investir nesse tipo de negócio pode ser algo mais certeiro do que começar uma ideia totalmente do zero.  

No entanto, se você ainda tem dúvidas se tem ou não perfil para ser um franqueado, leia este artigo na íntegra. Saiba qual o perfil de franqueado, os motivos para abrir uma franquia e como saber se você possui as características necessárias para tal.

Vamos lá!

Qual o perfil para ser um franqueado?

É difícil colocar no papel quais são as características exigidas para ser um franqueado, pois elas são vastas e existe uma diversidade nesse ramo. 

Confira a seguir alguns pontos importantes para saber se você tem o perfil para ser um franqueado:

Flexibilidade para seguir direcionamentos

No modelo de franchising, existe o franqueador, o responsável por definir a maioria das ações de marketing, novos produtos, formatos de operação e processos. O franqueado deve seguir o que é decidido. Por esse motivo, o empreendedor franqueado deve possuir um perfil mais flexível, pois será necessário seguir alguns direcionamentos.

Para ingressar como um franqueado, você deve estar ciente da necessidade de se submeter às decisões tomadas e estar predisposto a ser, de certa forma, liderado por outras pessoas. 

Ser colaborativo e engajado com propósitos

Estar disposto a ser liderado não significa, exatamente, não expor ideias. Pelo contrário! Para que a franquia cresça ainda mais, é essencial ser participativo e colaborar com projetos para a obtenção de um resultado que implique o crescimento e a sustentação da marca. 

É certo que diversas mentes pensando juntas em prol de algo vale muito mais do que uma só! Isso também vale quando falamos em franquias. 

Disposição para se envolver diretamente na operação

É fundamental ter o desejo de colocar a mão na massa. Isso porque, se não falarmos de uma franquia muito grande, não existirá um vasto quadro de funcionários. 

Sendo assim, o empreendedor deve ter um perfil disposto a atuar à frente da operação do negócio, atuando como guia e trabalhando diretamente com o negócio no dia a dia. 

Liderança forte

Além de administrar a unidade e finanças, o empreendedor de franquias deve saber gerenciar o capital humano. O franqueado vai precisar de colaboradores e deve entender o que fazer para motivar a equipe e gerar bons resultados.

Portanto, é preciso que o empreendedor desenvolva habilidades para se tornar uma boa liderança. Ele deve ser inspirador e saber escutar o que todos têm a dizer. 

Foco no âmbito comercial

Atentar para o comercial é uma das características mais valorizadas quando falamos em franquias. Essa particularidade é importante tanto quando falamos em gestão quanto em operacional. 

Dominar conceitos básicos de administração

É necessário entender de contabilidade e administração. Você não precisa ser um especialista, mas deve entender o suficiente para não comprometer o negócio. Dentre os conhecimentos indispensáveis, está o controle de receitas e custos e sobre o fluxo de caixa

Saber gerenciar crises

Em um momento de crise, é necessário inteligência emocional e saber se comunicar com a franqueadora. Estude com antecedência sobre gestão de crises, saiba o que deve ser feito e entenda com quais profissionais você deve contar nesses momentos.

Olhar atento às oportunidades de negócios

É preciso olhar com atenção para novas oportunidades de negócios ou ideias de aprimorar a franquia. Desenvolva um olhar clínico, analisando as circunstâncias, como o tipo de negócio e o local onde deseja abrir a franquia. É necessário que a sua empresa tenha fit com o consumidor local no caso de lojas físicas em determinada cidade ou bairro. 

Confiar na franqueadora

Como o empreendedor também será, de certa forma, liderado, é primordial a confiança na franqueadora. Afinal, o seu negócio estará nas mãos de outras pessoas, e a confiança entre vocês deve ser o alicerce da relação.

Por que ser um franqueado?

De acordo com o Sebrae, as franquias possuem baixíssimas taxas de fechamento (de apenas 3%), enquanto os outros modelos de empresas possuem uma taxa de fechamento de 23%, muito superior em comparação com os negócios franqueados.

A baixa taxa de fechamento, por si só, já é um bom motivo para investir em franquias. Porém, existem ainda muitos outros que você conhecerá a seguir:

Investimento flexível

Se, em alguns negócios, você deve possuir um capital inicial muito elevado, em outros, como é o caso de franquias, é possível investir de forma muito mais acessível. Existe a possibilidade de encontrar franquias baratas para investir com valor em torno de R$ 5 mil. Isso torna o investimento nesse tipo de negócio muito mais flexível e acessível. 

Suporte

Conforme mencionado anteriormente, o franqueado recebe da franqueadora algumas decisões importantes para o dia a dia, o que facilita o trabalho como um todo, já que o suporte oferecido é completo e contempla orientações em assuntos como contabilidade, jurídico, tributário, dentre outros.

Modelo de negócio consolidado

Se você é um empreendedor que não quer assumir grandes riscos, uma franquia é uma boa opção. Isso porque normalmente o modelo de negócio já é consolidado e existe a liberdade de escolha entre uma grande variedade de produtos e serviços que já possuem qualidade comprovada no mercado. 

Padronização

A padronização também facilita a vida do empreendedor. Afinal, é bem melhor lançar algo já aceito no mercado do que testar uma ideia do zero, não é mesmo? Com uma franquia, você pode contar com um padrão existente na rede e aplicá-lo no seu estabelecimento. 

Crescimento

As franquias são um modelo de negócio bastante colaborativo e isso implica diretamente o crescimento de toda a rede. Se a rede de franquias cresce, o seu negócio também irá crescer. 

Como saber se você está dentro do perfil de um franqueado?

Você conferiu algumas características e vantagens de ser um franqueado. Porém, como saber se encaixa no perfil? 

Para chegar à resposta dessa questão, alguns auto questionamentos são necessários: 

  • Eu entendo o que é o modelo de franchising
  • Estou preparado para imprevistos? 
  • Tenho o capital necessário para investimento total no negócio franqueado?
  • Identifico-me com o modelo de negócio proposto?
  • O perfil do negócio tem a ver com a franquia que busco para empreender?
  • Estou disposto, tenho maturidade e humildade profissional para seguir o direcionamento e as orientações da franqueadora, mesmo sendo dono da unidade franqueada?
  • Pretendo trabalhar muito em parceria e aplicando as orientações e os direcionamentos da franqueadora para o sucesso do negócio?

Seja um franqueado Omie: entenda as vantagens!

Você sabia que o mercado de franquias de tecnologia foi um dos que mais cresceram nos últimos anos? Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200 bilhões.

A Omie é a maior rede de franquias de sistema de gestão da América Latina e tem crescido cada vez mais!

Confira algumas vantagens de investir na Omie:

  • consultoria de campo;
  • suporte técnico do cliente feito pela Omie;
  • marketing especializado para eventos;
  • acesso à Universidade Corporativa, com capacitação prática e teórica;
  • campanhas de incentivo;
  • time de contas e enterprise;
  • sem cobrança de royalty mínimo no mês;
  • equipe: gestor da unidade, executivo de vendas, executivo de contas e agente de relacionamento (SDR);
  • RH especializado para contratação de colaboradores.

Quer saber como se tornar um franqueado Omie? Preencha o formulário e fale conosco!

Pronto para ser um franqueado?

Agora que você sabe mais sobre o perfil para abrir uma franquia, basta escolher o seu segmento de negócio e se tornar oficialmente um empreendedor! 

Para isso conte com a Omie para se manter atualizado nos tópicos de franquia, gestão e tecnologia!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas