Como se preparar para a seleção de franqueado e franqueador

O processo seletivo para franqueado e franqueador é uma importante etapa da aquisição de franquia da qual o empreendedor precisa estar preparado.

09/Jun/2022
Franquias

As franquias são um modelo de negócio muito rentável sendo muitas vezes a escolha dos empreendedores de primeira viagem, e, nesse processo, alguns pontos devem ser observados para que a relação entre franqueado e franqueador seja bem-sucedida. 

Primeiramente, é preciso analisar o segmento de mercado desejado, buscar opções de empresas nessa área para entrar em contato, para assim aproveitar os benefícios do modelo de negócio, como padronização nas operações, experiência do franqueador e suporte para diversas situações.

Neste artigo, vamos tratar de todo o processo seletivo para a aquisição de uma franquia, abordando em detalhes como estar bem-preparado para participar dessas etapas.

Como escolher franquia para se candidatar

Por maior que seja o desejo do empreendedor em investir em um negócio, é preciso considerar alguns aspectos importantes antes de abrir uma franquia.

Um deles é que, embora o retorno seja mais certo do que em outros modelos econômicos, não existe mágica para que os resultados venham com consistência e rapidez. É preciso ter o perfil de franqueado para que seu negócio seja um sucesso.

Outro ponto é avaliar a franqueadora desejada. Quantas franquias a empresa já possui? Qual a sua experiência de mercado? O que os outros franqueados dizem sobre os processos, os produtos e o suporte dela? O empreendedor precisa levar tudo isso em conta na hora de escolher qual negócio irá desenvolver.

E, claro, todas as atitudes devem ser tomadas de forma racional, sem levar em conta quaisquer aspectos emocionais, porque estes podem mudar rapidamente e aí o empreendedor se vê em uma situação complicada de resolver.

Como funciona o processo seletivo entre franqueado e franqueador?

Se tudo isso já foi avaliado, o empreendedor pode entrar em contato com a empresa escolhida para começar o processo seletivo entre franqueado e franqueador. Nesse momento, é preciso já ter definido se o futuro negócio será uma franquia convencional ou uma microfranquia.

O modelo convencional exige estrutura e investimentos maiores; já a microfranquia pode ser instalada até em home office em alguns casos e demanda um aporte financeiro menor. Inclusive, o capital para a abertura do negócio é um dos pontos cruciais para o desenvolvimento do processo seletivo.

Esse processo conta com várias etapas e uma das mais importantes é a entrevista. Não é como uma entrevista de emprego, mas uma conversa entre franqueado e franqueador, para alinhamento de expectativas e avaliação de aderência dos perfis para o futuro negócio.

Afinal, é de interesse das duas partes que a franquia seja bem-sucedida. O franqueado, para ter mais retorno financeiro e tocar seu próprio negócio; o franqueador, para que a marca continue a se expandir e todos estejam bem alinhados aos objetivos gerais da empresa.

Para aproveitar ao máximo esse processo seletivo, vamos detalhar os passos para que o empreendedor pode se preparar melhor:

1. Com expertise, escolha uma franquia para investir

Como já comentamos, é preciso avaliar se a franqueadora possui expertise e como se relaciona com o mercado. Além disso, não se pode acreditar em todos os discursos que se ouve por aí.

Por mais que algumas empresas afirmem que não é necessária nenhuma experiência, alguns segmentos demandam pelo menos um perfil mais aderente com a realidade de trabalho.

Por isso, o empreendedor deve pesquisar bem as franqueadoras para escolher e avaliar suas aptidões e preferências para trabalhar.

2. Candidatura

A próxima etapa é realizar a candidatura à franquia. Essa fase já é eliminatória e formaliza o interesse do franqueado na aquisição do negócio, além de já fazer uma primeira triagem para a franqueadora avaliar seus futuros parceiros, se possuem um perfil próximo ao esperado pela empresa.

A candidatura pode ser feita em sites, como Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou o portal Sua Franquia

3. Ficha de inscrição

A ficha pode ser uma exigência de algumas empresas, fazendo parte do seu processo seletivo em particular. O que será questionado varia de negócio para negócio, mas o principal objetivo é já delinear um breve perfil do franqueado interessado.

4. Entrevista

Talvez esse seja um dos momentos mais importantes de todo o processo, pois é aqui que os maiores contatos entre os prováveis franqueado e franqueador acontecem. A franqueadora faz uma breve apresentação do negócio e de como funciona o processo de franquia.

Enquanto isso, o franqueado é avaliado em vários aspectos, do psicológico à origem do capital. Quanto mais preparado o candidato estiver para responder às perguntas, melhores serão os resultados. É importante conhecer bem a empresa desejada, sua história e, na entrevista, não ter medo de tirar todas as dúvidas que possam surgir.

O ideal é que nunca se avancem etapas enquanto tudo não estiver perfeitamente esclarecido. Não é errado questionar algo, muito pelo contrário: quanto mais alinhadas as partes estiverem, maior a chance de sucesso com a implantação da franquia.

Algumas possíveis perguntas de serem feitas:

  • Qual a rentabilidade do negócio?
  • Como é o suporte aos franqueados?
  • Existe sazonalidade nesse negócio?

Quais são os próximos passos?

Se até aqui tudo tiver transcorrido normalmente, o processo avança para as partes mais burocrática, mas extremamente necessária:

Esse arquivo antecede a assinatura do contrato oficial, mas não deixa de ser importante. Juntamente a esta, é enviada a minuta do contrato. Com a COF devidamente assinada, é a hora de fechar o contrato e realizar sua assinatura. 

Nesse momento é iniciada a parceria, e etapas mais práticas seguirão o processo. Até aqui, todas as dúvidas devem ter sido tiradas, para que não haja contestação posterior do contrato por algum desalinhamento — o que nos leva ao próximo passo.

  • Alinhamento de expectativas: Aqui é realizada uma conversa, em que a franqueadora expõe o comportamento desejado do franqueado e quais regras devem ser seguidas. Ele também é informado sobre a parte financeira, em especial sobre o faturamento e sobre a rentabilidade média.

  • Test drive: Muitas franqueadoras podem ofertar um período em que o novo franqueado ficará em uma unidade em funcionamento para entender como é o dia a dia operacional. Nesse período, geralmente de uma semana, o empreendedor atua como o gerente da unidade e participa de todos os processos e decisões, o que deve permitir que ele confirme sua aptidão e o desejo de trabalhar naquele segmento.

Como ser franqueado da Omie?

Existem muitas opções de franquias no mercado, porém a área de tecnologia vem crescendo rapidamente e se tornará cada vez mais comum, pois suas atividades apoiam o desenvolvimento de outras empresas.

Pensando nisso, a Omie oferece um sistema de franquias de tecnologia, em que você apoiará a gestão de outros negócios com um sistema ERP eficiente, permitindo que essas empresas avancem em suas atividades.

Nessa franquia, você ajudará a vender o sistema da Omie para outras companhias e fará a ligação com contadores que apoiarão esse processo.

Tenha sua liberdade financeira e ainda ajude outras empresas, com um sistema de gestão fundamental para suas operações com uma franquia Omie.

Descubra uma nova forma de empreender

Se você está em busca de uma franquia e iniciar seu próprio negócio, é fundamental estar preparado para o processo seletivo. Quanto mais atenção aos detalhes, melhor será a aderência à empresa escolhida e melhores serão os resultados que você poderá obter.

Para quem deseja atuar na área de tecnologia, a franquia da Omie é uma ótima solução, ajudando a conectar empreendedores e contadores por meio de um sistema de ERP eficiente e completo, atendendo suas principais demandas.

Conheça mais sobre a empresa e inicie uma nova forma de empreender!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas