Como se preparar para vender em datas comerciais?

Descubra como aumentar suas vendas em datas comerciais comemorativas usando planejamento estratégico!
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Quem não faz compras em datas comemorativas comerciais hoje em dia, não é mesmo? Por estarem ligadas ao ato de presentear, essas ocasiões são parte importante do calendário varejista, pois impulsionam significativamente as vendas.

Com bom planejamento e criatividade, sua loja pode se destacar e atrair os olhares daqueles que fazem das datas comemorativas uma oportunidade para comprar.

Dentro desse cenário, vale a pergunta: você está preparado para aproveitar melhor o calendário de  datas comerciais daqui até o final do ano? Se ainda não fez o seu planejamento de vendas, chegou a hora de traçar estratégias para essas ações, que devem ser pensadas com antecedência, sempre com planos de comunicação e divulgação, condições de preços e ofertas.

Se você quer saber como alavancar vendas em datas comerciais, continue lendo este artigo.

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Por que as datas comerciais são tão importantes?

As datas comemorativas comerciais são extremamente valiosas  para o varejo, principalmente porque alavancam fortemente as vendas. Não obstante, elas impulsionam o marketing de negócio, que, por sua vez, promove produtos, desperta desejos nos consumidores, resgata clientes antigos e atrai outros novos.

Além disso, essas datas são uma excelente oportunidade de fazer um belo giro de estoque, colocando em promoção aqueles produtos com menor saída.

Como se preparar para vender em datas comerciais?

Para tirar bom proveito das datas comemorativas, é preciso ter um calendário sinalizando os dias que fazem sentido para o negócio e que vão ao encontro do comportamento de consumo do seu público. Com isso definido,  é hora de planejar as ações com antecedência para que estas gerem resultados.

E, para se preparar,  é importante que siga algumas recomendações. Acompanhe a seguir:

Conhecer o público

Todas as ações para gerar vendas em datas comerciais devem ser feitas para atrair o seu público-consumidor, então é preciso conhecer muito bem quais são suas necessidades, seus desejos e seu comportamento de compras — ou seja, quem é o seu cliente, como ele se comporta, quais são suas preferências e expectativas para as datas.

Aliás, conhecer o público é imprescindível, pois assim as campanhas serão mais precisas e as chances de um retorno bem-sucedido serão maiores.

Desenvolver um calendário

Para planejar campanhas com antecedência, é preciso estabelecer um calendário que contemple datas que façam real sentido para o segmento do seu negócio. Acredite: nem todas elas serão atrativas para o seu público. Portanto, faça um filtro, de acordo com o perfil do seu cliente.

Para construir esse calendário personalizado, você pode fazer uso de calendários que já foram publicados oficialmente.

Planeje-se com antecedência

Algumas ações em datas comerciais são comuns a todos os negócios, e o que vai diferenciar a sua empresa da empresa do seu concorrente é a forma como as vendas em tais períodos são planejadas e executadas. Por isso, programar tudo com  antecedência é fundamental, sobretudo porque podem ocorrer imprevistos, como alterações no prazo de entrega dos fornecedores de marketing, por exemplo.

Organize o estoque

A gestão de estoque e logística também é parte primordial para o sucesso das vendas nas datas comemorativas, principalmente, no e-commerce. Negocie antecipadamente com fornecedores e aproveite a oportunidade para vender itens que estão parados no estoque.

Faça um controle de tudo o que será disponibilizado na promoção e deixe claro para o cliente que as condições serão válidas até o fim dos estoques.

Controlar o estoque é fundamental. Por isso, não disponibilize no e-commerce mais produtos do que tem disponível.

Faça promoções atrativas e limitadas

Quem não gosta de uma promoção? Investir em promoções e ofertas durante as datas comemorativas comerciais é uma excelente forma de atrair seu consumidor e alavancar as vendas.

Contudo, para melhor controle dos resultados, essas promoções devem ter começo, meio e fim. Uma dica é trabalhar com a sensação de escassez, informando ao consumidor que os produtos especiais para a data serão disponibilizados por tempo limitado ou oferecendo produtos especiais para a data.

Aposte na decoração

As datas comemorativas pedem uma decoração especial para que os clientes entrem na atmosfera da celebração. Espaços instagramáveis, por exemplo, são ótimas opções para que o consumidor passe mais tempo dentro da loja e tenha mais contato com o produto, o que favorece a venda.

Se você atua no e-commerce, vale apostar em um banner atrativo no site e até em pequenas alterações no design.

Desenvolva um plano de ação

Usando as datas comerciais de forma estratégica, podemos não somente aumentar  os lucros da empresa, mas também causar uma boa experiência para o cliente.

‍Todos sabemos que uma experiência positiva pode conquistá-lo e motivá-lo a retornar em outros momentos, mesmo que não seja em dias especiais.‍

Para alcançar esses objetivos, uma campanha de data comemorativa deve ter:

  • Data de início e fim: para que o cliente não chegue procurando um produto que não está mais na promoção.
  • Verba disponível para a ação: para que os investimentos sejam feitos de forma estratégica.
  • Meta: é preciso estabelecer objetivos e metas de venda.
  • Como a campanha será veiculada: preparar as ações em todos os canais com os quais os clientes têm contato. ‍

Utilize as redes sociais

Não é novidade que as redes sociais têm hoje um alto poder de conversão. É por meio delas que muitas empresas estreitam o relacionamento com o público já fidelizado e também atraem novos consumidores por meio de variados tipos de conteúdo.

Por isso, numa estratégia para alavancar vendas em datas comerciais, elas não podem ficar de fora. Antecipe os conteúdos, crie expectativa nos seguidores e aproveite para guiá-lo na jornada de compras, com postagens estratégicas.

Analise os resultados

Depois de realizar as ações de vendas, é importante avaliar os resultados. Assim, você consegue saber quais delas alcançaram melhor desempenho. Também é importante fazer um contato por venda, para saber se o cliente gostou do produto e se está satisfeito com a compra e o atendimento.

Outra dica importante é escutar os feedbacks. Saber o que o cliente pensa sobre a sua loja, on-line ou não, ajuda a preparar próximas ações ainda mais eficazes.

Quais são as datas mais importantes?

As datas comemorativas comerciais impulsionam as vendas, e os clientes fidelizados se somam aos novos clientes, que chegam especialmente para consumir na data.

Contudo, é importante ressaltar que existem datas comuns e importantes para todos os negócios, e outras comemorações que irão fazer sentido para um tipo específico de comércio.

As datas mais importantes e que devem estar no seu calendário estratégico, são:

  • Natal;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia dos Namorados;
  • Páscoa;
  • Dia das Crianças.

Mas, além destas, existem outras datas importantes para o comércio e que podem movimentar muitas vendas, como:

  • Dia do Consumidor;
  • Black Friday;
  • Cyber Monday.

‍Normalmente, as datas comemorativas acontecem em dia único, mas é preciso planejamento e preparação antecipada se você quer gerar demanda e aumentar as vendas. Então, lembre-se de que, para obter bons resultados, é necessário antecipar-se ao calendário.

Sistema de gestão Omie para organização de ações

Seguindo as dicas deste artigo, certamente você irá se preparar melhor para vender em datas comerciais comemorativas. Assim, irá planejar e controlar as ações de marketing que antecedem as comemorações.

E para que todo o planejamento e a execução das ações aconteçam de forma melhor estruturada, vale também contar com a ajuda de softwares de gestão de processos, como o disponibilizado pela Omie.

Para ler outros conteúdos sobre negócios, acesse o blog da Omie e encontre muitas outras dicas para melhorar a performance do seu empreendimento!

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