ERP fácil: sistema para pequenas, médias e grandes empresas

Conheça tudo sobre o ERP fácil, um software voltado para o sucesso de empreendimentos em diversos formatos!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Como você acompanha os processos da sua empresa, a situação do seu estoque ou quantas pessoas estão na folha de pagamento são pontos que podem ser melhor entendidos com o uso da tecnologia. Para que essas informações sejam acompanhadas com mais eficiência, é essencial contar com um ERP fácil.

Apesar de existirem muitas opções no mercado, nem todas facilitam o cotidiano do empreendedor, por isso é preciso avaliar as necessidades da empresa para buscar um ERP que seja aderente à sua gestão.

O ERP ainda é uma ferramenta desconhecida por muitos empreendedores. O recente crescimento da tecnologia em diversas áreas, da contabilidade à rotina de microempreendedores, têm transformado o modo de conduzir os negócios, cuidar das finanças e manter a qualidade nas entregas.

Neste artigo, veja o que você deve analisar antes de adquirir um sistema de gestão empresarial, independente do tamanho da sua empresa. Saiba porque esse recurso é uma boa opção para pequenas e médias empresas e como operar da melhor maneira com suas funcionalidades. Siga a leitura e mantenha-se informado!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 110

ERP para pequenas e médias empresas

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais. Nesse sentido, esse sistema ajuda a otimizar os processos da empresa, de todas as áreas, trazendo mais agilidade e confiança nas informações.

Ainda, a integração dos dados de cada setor auxilia na visão do todo da instituição, facilitando a tomada de decisões mais estratégicas por parte dos gestores. É uma forma de evitar despreparo frente a crises, indicando meios de conquistar o espaço de atuação e manter o empreendimento no futuro.

Muitas pessoas podem achar que apenas as grandes empresas precisam utilizar um ERP, considerando a complexidade e volume de processos que têm. Mas pequenas e médias empresas (PME) também se beneficiam do uso desse sistema.

Por mais que a quantidade de informações a gerenciar não seja muito grande, ao contar com a automação de diversos processos, fica mais fácil visualizar tudo o que acontece no negócio, além de reduzir o tempo em atividades operacionais.

Assim, tanto o empreendedor quanto sua equipe podem se dedicar a ações mais estratégicas e que podem ter melhores resultados. Outro ponto importante é que quando toda a empresa trabalha de forma coordenada, fica muito mais fácil atingir os objetivos propostos.

Ainda, automatizar a gestão da sua PME com um ERP ajuda na redução de erros, minimizando decisões equivocadas ou análises incorretas. Isso porque, a situação da empresa fica mapeada com mais clareza, facilitando a tomada de decisão.

Em um negócio iniciante ou de porte pequeno e médio, saber tomar decisões acertadas é fundamental para garantir o crescimento e a manutenção dos serviços.

O que é um ERP fácil de usar?

Com a variedade de opções no mercado, talvez você se pergunte como escolher o melhor sistema ERP para sua empresa. Pensando nisso, vamos falar sobre o que um ERP fácil de usar precisa ter para que você obtenha todos os seus benefícios.

Esse sistema deve realmente facilitar o trabalho na empresa. Por mais funcionalidades que possa ter, seu uso precisa ajudar no desenvolvimento das atividades cotidianas, com as funções que sua empresa acompanha, como controle de estoque e vendas, gestão de folha de pagamento, acompanhamento das contas a pagar e receber etc.

A seguir, confira alguns pontos principais:

Acesso online na nuvem

É possível que o ERP seja implantado localmente na sua empresa, mas isso demanda uma infraestrutura técnica muito grande, além de ter uma equipe para apoiar a manutenção do sistema e correr o risco de ficar com o ERP indisponível, caso o servidor fique fora do ar.

Com um ERP alocado na nuvem, nada disso será um problema. A implantação e manutenção do sistema é muito mais fácil, exige menos tempo e esforço da sua equipe de TI, além de ter total disponibilidade e mobilidade, ou seja, de onde estiver, poderá acessar as informações que precisa.

Fácil usabilidade

Se o ERP não for intuitivo e fácil de usar no cotidiano, causará resistência na equipe, que passará mais tempo tentando realizar as atividades e descobrindo onde está cada função ao invés de fazer o que realmente precisa.

Então, busque por sistemas com uma interface amigável, com fácil localização das informações e que traga mais agilidade para o dia a dia da empresa. Ainda, pesquise bem antes de adquirir o software e converse com outros usuários para entender como é utilizar aquele ERP na prática.

Suporte eficiente

Em algum momento, você pode ter dúvida para utilizar o sistema ou encontrar alguma dificuldade e instabilidade no ERP. Se não puder contar com um suporte eficiente, ficará muito difícil realizar suas atividades na empresa, o que pode impactar seus resultados de forma negativa.

Logo, pesquise qual é a política de suporte (e até de implantação) da ferramenta e não tenha medo de acionar a empresa para ajudar quando surgir alguma situação contrária.

Facilidade em resolver problemas

É inevitável que a empresa enfrente dificuldades, mas quanto mais informações ela tiver sobre seus processos, em todos os setores, mais fácil será identificar o que aconteceu e agir para resolver a situação.

Quanto mais completa for a solução, maior a chance de atender às necessidades da empresa de forma fácil e eficaz. Lembre-se que um dos principais objetivos do ERP é automatizar processos e unificar os dados da empresa, para tornar a gestão mais assertiva.

Omie: ERP fácil de usar

Se você identificou que sua empresa necessita de um ERP fácil de usar, precisa conhecer o ERP da Omie e todas as inúmeras funcionalidades que o sistema tem para apoiar sua gestão.

Afinal, quem é a Omie?

Há quase uma década no mercado, a Omie é uma empresa brasileira que oferece, além do ERP, serviços financeiros, educação de assuntos relacionados à gestão e uma comunidade que visa desenvolver um ecossistema de empreendedorismo no país.

Para atender a todos esses pontos, a Omie tem soluções que atendem ao público empreendedor, de pequenas à grandes empresas, e também aos contadores que desejam uma forma de atender melhor aos clientes.

Tudo isso tem produzido expertise em diversos segmentos que a Omie atua, como:

  • indústria, comércio e serviços;
  • alimentação, saúde e estética;
  • vendas e logística.

Cada área tem necessidades específicas e o ERP da Omie consegue atender a esses pontos com excelência.

Dia a dia com a Omie

Ao optar pelo ERP da Omie, você terá mais clareza para acompanhar os processos e informações da sua empresa, além de automatizar e centralizar atividades de todos os setores do seu negócio, tornando a gestão integrada e eficiente.

Somado a tudo isso, você ainda vai contar com outras vantagens do ERP online para PME, como:

  • ter uma conta corrente digital, para facilitar as transações financeiras da empresa;
  • geração de notas fiscais;
  • gerenciador de vendas e CRM, para acompanhar as receitas e manter o relacionamento com os clientes.

Além disso, o ERP da Omie é 100% na nuvem, tornando sua gestão mais ágil e permitindo que você monitore os dados importantes de qualquer lugar, sem instabilidades e sem exigir uma infraestrutura grande da sua empresa.

É possível se capacitar ainda mais com nossos cursos online, para se preparar para os desafios que surgirem no seu negócio. Se você for contador, ainda vai contar com um painel exclusivo com todas as funções necessárias para você oferecer seus serviços a diversos clientes.

Invista no futuro da sua empresa

O ERP é uma necessidade de empresas de todos os portes e segmentos, mas deve ser fácil de utilizar, para que possa trazer mais benefícios para sua gestão.

Nos últimos anos, a tecnologia tem ajudado a melhorar a produtividade, aproximando pessoas e acelerando processos que antes traziam atraso na entrega dos resultados. Mas, para além disso, é preciso manter-se atualizado e informado, saber fazer as melhores escolhas e operar com um sistema feito especialmente para você.

A solução da Omie busca se encaixar da melhor maneira ao seu contexto. Conheça a Omie, suas vantagens e funcionalidades. Elas estão reunidas no sistema Omie, um sistema de negócios automatizado, prático e que reúne tudo que seu negócio precisa em um lugar só!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
benefícios da integração entre CRM e ERP
Na dúvida entre ERP ou CRM para sua empresa? Tire sua dúvida, entenda como ambos são importantes e podem contribuir
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.
Pessoas montando Blueprint
Veja como atingir a experiência ideal do cliente com o blueprint e garanta processos otimizados!