Como vender pelo whatsapp para empresas

O whatsapp para empresas é um recurso de comunicação e venda que facilita o dia a dia dos pequenos aos grandes negócios. Conheça os recursos!

20/Ago/2020
Gestão

Imagine criar um canal de comunicação mais próximo do seu cliente e que é, também, um catálogo virtual? Pois é, o Whatsapp para empresas é uma ótima possibilidade para os negócios potencializarem suas vendas. 

Para começar, instale o aplicativo Whatsapp Business no seu celular. Muitos se perguntam se o Whatsapp Business é pago, mas o aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS, basta procurar na Play Store ou App Store. 


É importante lembrar que, em caso de uso do Whatsapp Web, só é permitido abrir uma janela por vez. Assim, não é possível configurar o Whatsapp Business para múltiplos usuários. No entanto, você pode utilizar o aplicativo pela web e pelo celular ao mesmo tempo. 


Outra dúvida muito frequente sobre como funciona o Whatsapp Business é se ele pode ser utilizado  no mesmo celular que o Whatsapp comum. Pode sim, contanto que cada um esteja cadastrado com o um número de telefone diferente. 

Vantagens do Whatsapp para pequenas empresas  

A opção Business nada mais é que o aplicativo de conversas com alguns recursos a mais, para auxiliar a comunicação entre empresas e clientes. Vamos entender melhor o que é Whatsapp Business e como usá-lo a favor da sua empresa?

Respostas automáticas

Uma das principais vantagens do Whatsapp Business é a possibilidade de automatizar respostas, o que torna o atendimento ao público mais rápido e amistoso. 

Maiores chances de venda

Com um canal para tirar dúvidas, a sua marca transmite maior credibilidade e seriedade para o cliente. Aproveite para converter um interessado em uma venda utilizando os recursos disponíveis para apresentar seu produto, tais como foto, vídeo e áudio. 

Proximidade com o cliente

Procure estabelecer uma comunicação próxima e leve com seus clientes. Lembre-se de atuar com uma linguagem clara e tome cuidado com gírias, expressões informais ou dados incompletos. 

Prático e econômico

Outra vantagem do modelo é que, além de gratuito, muitas operadoras de celular oferecem pacotes de internet sem consumo de dados no aplicativo. Dessa forma, os custos com ligações de celular são reduzidos, além de se comunicar mais facilmente com quem não utiliza e-mail ou telefone.

Pessoal X Profissional

Para profissionais autônomos ou que atuam de forma intensa na administração dos seus empreendimentos, o Whatsapp pode se tornar um meio de comunicação tanto pessoal quanto profissional. 


Por isso, é importante separar as conversas em dois aplicativos diferentes para evitar que um cliente espere uma resposta por muito tempo, por exemplo. 

Como configurar sua conta

Para aproveitar ao máximo as vantagens do Whatsapp corporativo, siga os passos abaixo:

  1. Perfil

Inclua detalhes que facilitem a venda online, como foto e descrição. Aproveite para incluir o endereço da loja física, horário de atendimento, site e e-mail. 

  1. Mensagem automática

Agora, crie mensagens automáticas para agilizar seu atendimento e fornecer o primeiro contato. Basta ir em Configurações > Ferramentas comerciais e ativar o recurso. 

  1. Etiquetas

Uma boa dica de organização é utilizar etiquetas. Com elas, você pode categorizar as conversas conforme os critérios: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente ou pago, pedido finalizado, dentre outros. Toque e segure uma mensagem ou contato para etiquetá-lo. 


Como criar um catálogo de produtos

Acesse Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo > Adicionar item. Agora, é só incluir imagens do produto, nome e preço. Ainda existem outros campos disponíveis, como descrição, link e código do item. Para finalizar a venda de forma mais rápida, conte com um processo de pagamento automatizado. 


Você também pode compartilhar o catálogo por meio de um link. Antes de iniciar um com os seus produtos, confira a política comercial do Whatsapp. Produtos como bebidas alcoólicas, artigos de tabacaria, suplementos alimentares, animais e armas não são permitidos. 

Como enviar ofertas em massa

Por meio do recurso de lista de transmissão, você pode avisar a todos os seus clientes de novos produtos que chegaram ou de ofertas imperdíveis. Para isso, crie uma lista de transmissão e adicione os contatos um a um. 


Vale destacar que para que o cliente receba a mensagem, ele deve ter seu número adicionado. Assim, incentive o cliente a incluí-lo em sua agenda e peça autorização para o envio das notificações. 


Lembre-se de oferecer conteúdo e não spam. Como vantagem, a lista de transmissão envia mensagens em massa mas, diferentemente de um grupo, quando o cliente responder, ele inicia uma conversa individual. 


Nessa etapa, é fundamental oferecer um atendimento personalizado e exclusivo. Lembre-se também de estar atento a como precificar os seus produtos.

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