Computação em nuvem: O que é e como atua na rotina de empresas

A computação em nuvem facilita o dia a dia de empresas de diferentes portes e segmentos. Conheça mais sobre a tecnologia e saiba como utilizá-la!

24/Jul/2020
Gestão

A computação em nuvem (cloud computing) surge como uma solução para muitos empreendedores que buscam reduzir custos e modernizar operações. A ideia é que diferentes serviços de computação, como servidores, armazenamento de dados e softwares, sejam disponibilizados na nuvem por meio da internet. 


Com isso, ganha-se velocidade na rotina administrativa, os recursos são mais flexíveis em relação a sistemas que exigem instalação, é possível que diferentes usuários acessem a plataforma ao mesmo tempo e as operações tornam-se escaláveis de forma mais econômica, uma vez que não exige larga infraestrutura física.

 

Tipos de computação em nuvem


Agora que você já sabe o que é computação em nuvem, é importante compreender como utilizar os recursos tecnológicos em prol da produtividade da sua empresa e como aproveitar os tipos disponíveis da melhor forma.


Há três modelos de arquitetura em nuvem: públicos, privados e híbridos.  

Nuvem pública

A nuvem pública conta com um provedor de nuvem terceirizado. Assim, a empresa contratante utiliza hardware e software — além do suporte técnico — de uma empresa especialista em tecnologia. 

Nuvem privada

Já a nuvem privada é de uso exclusivo de uma empresa. Ela pode estar estruturada de forma física em um data center ou disponibilizada em um provedor terceirizado. 

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida associa dados e aplicativos que se encontram em nuvens públicas e privadas. A grande vantagem desse modelo é a flexibilidade, já que sua empresa pode contar com um maior rol de soluções de implantação. 

Qual escolher: IaaS, PaaS, sem servidor ou SaaS?

Calma! Vamos explicar essas siglas e o que elas significam dentro das categorias dos serviços ofertados em nuvem. Cada uma das operações pode estar associada a uma necessidade do negócio. Saiba mais sobre cada uma abaixo: 

IaaS (infraestrutura como serviço)

A IaaS é o modelo mais básico e consiste em alugar servidores e sistemas operacionais, incluindo armazenamento e provedor em nuvem de uma empresa de TI. O pagamento é realizado de acordo com o uso. 

PaaS (plataforma como serviço)

A PaaS é bastante conhecida entre desenvolvedores. Isso porque, por meio desse serviço, é possível criar, testar e gerenciar aplicativos de software sem precisar de uma infraestrutura de armazenamento e banco de dados, por exemplo. Além disso, o ambiente de teste é personalizável. 

Computação sem servidor

Imagine uma evolução da PaaS. A computação sem servidor chega perto disso. Aqui, o foco é criar as funcionalidades do aplicativo com a mesma facilidade de contar com uma infraestrutura oferecida por terceiros. 

SaaS (software como serviço)

No modelo SaaS, a contratação do serviço é feita por assinatura. Nesse cenário, sua empresa conta com um provedor, o suporte e a segurança dos dados oferecidos pela empresa. O sistema de gestão da Omie é um bom exemplo. A implantação é facilitada, pois não exige instalação. 

A computação em nuvem no dia a dia das empresas

Utilizar serviços online facilita a comunicação interna entre os colaboradores do negócio, elevando a produtividade e a resolução de problemas e, também, oferecendo respostas mais rápidas aos clientes externos. 

Trabalho remoto

A realização do home office fica mais fácil quando todos os envolvidos nos projetos visualizam a mesma informação. Para isso, diversas ferramentas de gestão de projetos e comunicação a distância podem ser utilizadas. 

Visualização de dados 

O acompanhamento de dados em um software de gestão online garante informações mais precisas graças à atualização em tempo real conforme entradas e saídas que ocorrem no estoque ou no pdv, por exemplo. 

Backup de dados

Quem trabalha com um alto volume de dados se preocupa com o backup dessas informações. É o caso, por exemplo, da contabilidade digital ou de quem atua do setor financeiro do negócio. 


Afinal, é fundamental manter a organização dessas informações para realizar a cobrança e o pagamento de tributos de forma correta. Ao optar por serviços de nuvem, o backup é otimizado. 

Integração entre os dispositivos

Não se atrase mais para reuniões! Os modelos em nuvem integram as informações do seu computador utilizado no trabalho com o seu celular. Dessa forma, a agenda de compromissos e os e-mails importantes são sincronizados entre os dispositivos e você recebe uma notificação. 


Esses são apenas alguns exemplos de como a computação em nuvem está mais presente no dia a dia do que supomos e pode ser aliada da rotina administrativa de negócios de diferentes portes e segmentos. 

Benefícios da computação em nuvem

A possibilidade de adotar sistemas em nuvem é uma ótima solução para microempresas que contam com investimentos limitados e equipe reduzida para manutenção de sistemas. Também é uma boa aposta para médias e grandes empresas que precisam gerenciar muitos dados e setores. Confira as principais vantagens:


  • Custo-benefício: o principal diferencial do SaaS é que ele é ativado durante a implementação, não exigindo a compra de um hardware ou software nem a construção de um data center;
  • Produtividade: a resolução de problemas que envolvem a operação em nuvem são executadas de forma mais rápida;
  • Não precisa de especialistas: ao contar com um suporte terceirizado, não é necessário possuir uma equipe interna de TI,
  • Segurança de dados: antes de contratar um servidor, verifique informações como a criptografia utilizada em busca de evitar ataques hackers ou vazamentos de informações. 


Leia mais: Gestão na nuvem? Confira 8 vantagens de ter um ERP online.

A computação em nuvem é para todos os negócios!

O sistema de gestão da Omie oferece a integração de todas as áreas do negócio e é simples e intuitivo. Caso a sua empresa esteja no início da transformação digital, pode contar com nossos treinamentos exclusivos. 



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas