Contabilidade gerencial: desafios para o contador

Veja nesse artigo como a contabilidade gerencial pode afetar o seu trabalho como contador, além dos benefícios de adotar essa prática. Confira

18/Set/2020
Contabilidade

Hoje em dia, para a manutenção e desenvolvimento da gestão contábil, como o compliance fiscal — conformidade com o Fisco — e o enquadramento tributário, vários setores estratégicos ficaram em evidência, como a contabilidade gerencial


Envolvidas em questões internas das empresas, as informações fornecidas pelo contador não são exclusivas do setor. Por isso, esse profissional tem dificuldade em exemplificar a importância da contabilidade gerencial


Pensando nisso, você sabe como demonstrar que o papel ativo dos contadores na tomada de decisões da empresa é importante? Para encontrar a resposta para essa questão, acompanhe o artigo a seguir e entenda o que é contabilidade gerencial, além de como ela afeta a formação desse profissional. 

 

O que é contabilidade gerencial e qual seu papel?

Também chamada de contabilidade de gestão, a contabilidade gerencial é definida como um conjunto de práticas e técnicas contábeis que têm como objetivo gerar informações importantes para os empresários, para que as decisões sejam tomadas de modo mais assertivo.


Como contador, você já deve estar acostumado a lidar com um grande volume de dados, mas, na hora de passar essas informações para os seus clientes, é importante concentrá-las em um único documento que conte com planilhas e gráficos para a melhor visualização das ações.


Sendo assim, a contabilidade gerencial básica é um recurso usado pelo contador para criar ações integradas com o empresário. Ou seja, ele é o profissional responsável por alimentar a base de informações — planilhas e relatórios —, que são dados importantes para analisar o mercado e os seus concorrentes.


Sendo assim, o contador adota um papel duplo no setor de contabilidade. Isso quer dizer que ele se torna responsável pela rotina contábil e pelo controle de custos, além de produzir relatórios para que o empreendedor entenda e consiga visualizar os pontos de atenção no negócio e comece a promover ações.


Benefícios da contabilidade gerencial

Formada a partir da análise de dados dos seus clientes, a contabilidade gerencial é uma ferramenta útil que valoriza o papel do contador, já que ela amplia o conhecimento do empresário com demonstrações contábeis sobre o negócio para tomar decisões que beneficiem o seu crescimento no mercado.


Em geral, essa prática é essencial para que seus clientes consigam aumentar a eficiência das funções internas da empresa, com um panorama geral do fluxo de caixa. Veja abaixo as vantagens da contabilidade gerencial que você pode destacar na hora de oferecer esse serviço.


  • Gestão eficiente do fluxo de caixa;
  • Precificação mais assertiva dos produtos e serviços;
  • Decisões mais estratégicas,
  • Redução de desperdícios.


Desafios para o contador

Nem sempre o trabalho do contador é valorizado, e é justamente esse o maior desafio na contabilidade gerencial. Ou seja, nessa prática, você deve levar informações importantes do negócio para o empreendedor, de modo que ele as use no desenvolvimento da empresa. No entanto, nem sempre é isso que acontece.


Como profissional, você está limitado às questõe éticas, por isso, não pode definir o modo como os dados serão usados. Portanto, além de ser considerado portador de más notícias, o contador torna-se um compromisso a ser adiado.


Tendo isso em mente, você precisa adquirir habilidades que o tornem uma parte insubstituível no crescimento de uma empresa. Isso significa aprender a utilizar novas ferramentas e práticas contábeis, como o crédito fiscal.


Quais habilidade precisam ser adquiridas?

Você já pensou na melhor maneira de tornar seus relatórios e balancetes indispensáveis para o empresário? Saiba que a primeira dica é se aproximar do cliente, pois quando há uma comunicação previamente estabelecida, fica mais fácil indicar para o empresário a melhor forma de utilizar os dados na gestão empresarial.


Outra habilidade que o contador tradicional pode não levar em consideração, mas é muito importante na contabilidade gerencial, é a boa comunicação, além dos conhecimentos técnicos. Ou seja, mesmo se você souber as melhores práticas contábeis, se não conseguir passá-las adiante, não surtirá um efeito eficiente.


Entenda a diferença entre contabilidade digital e on-line

Agora que você já sabe o conceito de contabilidade gerencial, não fique preso só a esse termo e entenda a diferença entre contabilidade digital e on-line. Aqui, você encontra todo tipo de conteúdo para alavancar seus serviços contábeis. Acesse e confira.


 

 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas