Contadores e sua relação com as micro e pequenas empresas

O Brasil conta com 9 milhões de micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae, e juntos elas movimentam 27% do PIB brasileiro. Para os contadores, há uma excelente oportunidade de negócio. Mas será que os profissionais contábeis disso?
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Uma pesquisa desenvolvida pelo Sebrae com mais de seis mil empreendedores apresenta dados importantes sobre como as micro e pequenas empresas se relacionam com a contabilidade. O estudo demonstra um panorama interessante que pode ser utilizado pelos profissionais contábeis de forma estratégica para prospectar novos clientes.

Desta forma, se você ainda não identificou o potencial das micro e pequenas empresas, é hora de começar a abrir os olhos. Isso porque, atualmente, há mais de 9 milhões de micro e pequenas empresas e juntas elas representam 27% do PIB brasileiro. Ou seja, há no mercado um potencial gigante que pode ser explorado por contadores.

Entenda como as micro e pequenas empresas se relacionam com a contabilidade

Dos mais de seis mil empreendedores, 69% se relacionou com apenas um único escritório de contabilidade ou contador autônomo. O estudo identificou ainda que as MPEs (micro e pequenas empresas) têm uma relação de fidelidade com os contadores.

No entanto, a fidelidade pode reduzir quanto maior a escolaridade ou idade dos empreendedores. Ela também pode ser menor conforme o porte da empresa.

Outro dado interessante é que 72% micro e pequenas empresas contratam escritórios de contabilidade que têm apenas uma pessoa na equipe e 28% contratam contadores autônomos.

Serviços contábeis contratados por micro e pequenas empresas 

O estudo constatou que as empresas contratam mais serviços básicos, como folha de pagamento, balancete, obrigações trabalhistas e tributárias. Contudo, também contratam, como determinada periodicidade, outros serviços, como:

  • Resolução de dívidas ou pagamentos atrasados
  • Relatórios de diagnósticos e desempenho
  • Recomendações para melhorar o negócio
  • Recomendação de gestão financeira
  • Ajuda para acessar linhas de crédito
  • Ajuda para participar de licitações/exportações
  • Planejamento tributário
  • Elaboração de Plano de Negócios

Demandas que poderiam ser ofertadas com mais frequências por contadores

Como mencionamos, o estudo pode ser entendido como uma fonte estratégica para escritórios de contabilidade que desejam atender micro e pequenas empresas. A pesquisa apresentou, por exemplo, quais são os serviços que os empreendedores gostariam de receber mais frequências dos contadores.

Entre eles se destacam: planejamento tributário do negócio; recomendações para melhorar o negócio e relatórios de desempenho e diagnósticos. Além disso, 61% dos entrevistados afirmaram que estariam dispostos a pagar algo mais caso o contador prestasse o serviço de consultor, sendo que 52% afirmaram que pagariam até 20% a mais. Uma boa oportunidade de negócio, não é mesmo?

Por fim, vale lembrar que atuar com micro e pequenas empresas pode ser uma alternativa para aumentar a cartela de clientes do escritório de contabilidade. Uma forma de prospectar estes clientes é por meio do marketing compartilhado. Não sabe do que se trata? Conheça o portal Abertura Simples.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.