Uma pesquisa desenvolvida pelo Sebrae com mais de seis mil empreendedores apresenta dados importantes sobre como as micro e pequenas empresas se relacionam com a contabilidade. O estudo demonstra um panorama interessante que pode ser utilizado pelos profissionais contábeis de forma estratégica para prospectar novos clientes.
Desta forma, se você ainda não identificou o potencial das micro e pequenas empresas, é hora de começar a abrir os olhos. Isso porque, atualmente, há mais de 9 milhões de micro e pequenas empresas e juntas elas representam 27% do PIB brasileiro. Ou seja, há no mercado um potencial gigante que pode ser explorado por contadores.
Entenda como as micro e pequenas empresas se relacionam com a contabilidade
Dos mais de seis mil empreendedores, 69% se relacionou com apenas um único escritório de contabilidade ou contador autônomo. O estudo identificou ainda que as MPEs (micro e pequenas empresas) têm uma relação de fidelidade com os contadores.
No entanto, a fidelidade pode reduzir quanto maior a escolaridade ou idade dos empreendedores. Ela também pode ser menor conforme o porte da empresa.
Outro dado interessante é que 72% micro e pequenas empresas contratam escritórios de contabilidade que têm apenas uma pessoa na equipe e 28% contratam contadores autônomos.
Serviços contábeis contratados por micro e pequenas empresas
O estudo constatou que as empresas contratam mais serviços básicos, como folha de pagamento, balancete, obrigações trabalhistas e tributárias. Contudo, também contratam, como determinada periodicidade, outros serviços, como:
- Resolução de dívidas ou pagamentos atrasados
- Relatórios de diagnósticos e desempenho
- Recomendações para melhorar o negócio
- Recomendação de gestão financeira
- Ajuda para acessar linhas de crédito
- Ajuda para participar de licitações/exportações
- Planejamento tributário
- Elaboração de Plano de Negócios
Demandas que poderiam ser ofertadas com mais frequências por contadores
Como mencionamos, o estudo pode ser entendido como uma fonte estratégica para escritórios de contabilidade que desejam atender micro e pequenas empresas. A pesquisa apresentou, por exemplo, quais são os serviços que os empreendedores gostariam de receber mais frequências dos contadores.
Entre eles se destacam: planejamento tributário do negócio; recomendações para melhorar o negócio e relatórios de desempenho e diagnósticos. Além disso, 61% dos entrevistados afirmaram que estariam dispostos a pagar algo mais caso o contador prestasse o serviço de consultor, sendo que 52% afirmaram que pagariam até 20% a mais. Uma boa oportunidade de negócio, não é mesmo?
Por fim, vale lembrar que atuar com micro e pequenas empresas pode ser uma alternativa para aumentar a cartela de clientes do escritório de contabilidade. Uma forma de prospectar estes clientes é por meio do marketing compartilhado. Não sabe do que se trata? Conheça o portal Abertura Simples.