5 dicas para aplicar o controle de custos na sua empresa

O controle de custos pode te ajudar a alcançar e traçar objetivos claros para o seu negócio. Quer saber como? Veja as dicas que a Omie preparou para você!

10/Fev/2021
Finanças

Cuidar da gestão financeira de uma empresa é fundamental para que os resultados desejados sejam alcançados com excelência. Por isso, realizar o controle de custos transforma o gerenciamento em algo mais eficiente e organizado. Isso se for aplicado com metas e objetivos bem definidos. 


Essa situação é ainda mais importante se for realizada entre as pequenas e médias empresas, pois muitas vezes o capital é limitado e as condições de crédito não são vantajosas. 


Agora, depois de tudo o que já falamos sobre contabilidade de custos, vamos entender agora como este processo de controle de custos funciona na prática, com 5 dicas bem fáceis para você já começar a se organizar e aplicar na sua empresa.  


1. Separe despesas e custos

Em primeiro lugar, liste todos os gastos que estão envolvidos na produção. Seja detalhista e acompanhe a sua produção por um período, seja ele mensal, semestral ou trimestral, mas anote tudo. Dessa forma, fica muito mais fácil administrar os custos e despesas


Em seguida, separe os custos e despesas. Lembre-se que, despesas são aqueles gastos que não possuem relação direta com o seu processo produtivo, certo? Ou seja, contas de telefone, salário de mão de obra indireta, materiais de escritório, dentre outros. Tenha em mãos apenas os custos relacionados ao seu produto final. 

2. Determine os custos diretos e indiretos

Após realizar a separação dos dois gastos, é o momento de focar nos custos e separá-los entre custos diretos ou indiretos. Sendo o direto que é atribuído a um produto ou até mesmo serviço e o indireto para um serviço que não é possível atribuir um valor para cada unidade de um produto.


Ou seja, pegando o exemplo de uma empresa que produz sapatos, é preciso separar os custos envolvidos com matéria prima como custo direto e o pagamento dos funcionários que participaram da produção como custo indireto.

3. Custo direto X Preço de venda

Este é o momento de comparar os custos diretos com o preço de venda e quantidade vendida, para avaliar se o saldo é positivo ou negativo para a empresa. Vamos usar um exemplo simples para entender essa avaliação: ‍


Supondo que a sua empresa vende 400 sapatos por mês e que cada sapato custe R$70 reais, significa que o seu faturamento mensal é de R$ 28.000,00, certo? 

Agora, supondo que o seu custo direto envolvido seja de R$ 5.300,00, vamos calcular a Margem de Contribuição com a seguinte fórmula:


Receita - Custo direto = Margem de contribuição

Que resulta em:

28.000 - 5.300 = 22.700 ‍


Ou seja, entendemos que a sua empresa possui uma receita mensal de R$28.000,00 e com um custo direto de R$5.300,00, resultando em uma margem de contribuição de R$22.700,00, o que é um ótimo resultado. Afinal, o faturamento está maior do que o custo com o produto. 


Se o faturamento estivesse mais baixo e o custo mais alto, significaria que a sua margem de lucro está baixa. Este seria um ponto de atenção constatado na contabilidade de custos da sua empresa, para análise de novas estratégias. 

4. O ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio demonstra o quanto é preciso de faturamento para cobrir apenas os custos organizacionais, como em um empate com lucro zero. Este é um ponto muito importante!


Para chegar nele, juntamos os custos indiretos para somar com os diretos e, assim, entendemos quais são os custos totais de determinado produto. Veja no exemplo: ‍


Supondo que os seus custos indiretos somam R$4.900,00, se somados aos custos diretos (R$5.300,00), temos um total de R$10.200,00 em custos. 


Para calcular o ponto de equilíbrio usamos a fórmula: 


Custo indireto / (Receita - Custo direto) X 100 = Ponto de equilíbrio

Que resulta em:

4.900 / (28.000 - 5.300) X 100 = 21,58%


Isso quer dizer que, pelo menos 21,58% dos seus sapatos, precisam ser vendidos num mês para que a sua empresa não tenha prejuízos e comece a lucrar.  A ideia é aplicar estes cálculos para todos os seus produtos ou serviços prestados e, dessa forma, você terá uma contabilidade de custos completa para a sua empresa.

5. Determine o melhor preço de venda

É a partir do ponto de equilíbrio que a empresa possui total condição de determinar o melhor preço de venda para obter lucro e analisar possíveis falhas na operação, desde a necessidade da troca de fornecedores para comprar materiais mais baratos, até o equilíbrio da produção para chegar a uma margem de lucro vantajosa para os negócios. 

Quais as vantagens em aplicar a contabilidade de custos?

Imagine um gerenciamento financeiro completo para a sua empresa, onde a precificação dos seus produtos e serviços comercializados está estrategicamente desenhada e totalmente satisfatória para os resultados.  

Com este cenário, a diminuição dos gastos desnecessários e riscos financeiros se torna consequência e a competitividade da sua empresa pode aumentar, e muito, com a total visão sobre os seus lucros através da contabilidade de custos. 

Além de tudo isso, com uma gestão de custos comprometida a lucratividade pode ser ampliada de forma orgânica, com inovação e qualidade. Afinal, ao injetar a quantidade certa de recursos e evitando gastos desnecessários, o custo-benefício dos produtos aumenta e pode atender muito mais às expectativas dos consumidores. 

Realize um planejamento estratégico eficaz para crescer!

A principal vantagem deste processo é o total acesso a informações pertinentes para um bom planejamento estratégico para as suas vendas. Determine o momento certo de aumentar o preço de venda dos seus produtos ou serviços prestados, decida se é preciso contratar mais funcionários ou comprar novos equipamentos.

Entenda os gastos desnecessários e corte-os de vez da sua operação. De maneira geral, a contabilidade de custos é quem avalia melhor os critérios para as tomadas de decisão relacionadas ao seu custo de produção e permite melhores análises de resultados.

   

E agora, o que falta para você começar a implantar um processo de contabilidade de custos completo na sua empresa? 

Depois de tudo o que conversamos e aprendemos com este artigo, lembre-se que o seu maior aliado na jornada de crescimento do seu negócio é o seu contador! Ele é, depois de você, a pessoa que mais entende do seu negócio e pode analisar os cálculos e criar cenários totalmente pertinentes ao seu momento atual.

 

Busque orientação do seu contador para definir um planejamento satisfatório e esteja sempre atualizado com novas ferramentas para otimizar ainda mais este processo. ‍Omie é um sistema de gestão integrado que pode te ajudar a organizar ainda mais a contabilização dos seus custos. 

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