Prejuízos e problemas no controle de estoque e vendas da sua empresa podem ser evitados fazendo uso de uma técnica adequada e bem estruturada. Com planejamento e estratégia, a gestão do estoque permitirá o acompanhamento da entrada, armazenamento e saída de produtos para colaborar com o sucesso do negócio.
Em um ambiente de vendas cada vez mais diversificado e competitivo, saber como cuidar dos itens do estoque é fundamental para evitar danos, perdas e otimizar os lucros. Tendo sempre os melhores fornecedores e produtos, sua empresa será responsável por entregar o melhor serviço do mercado.
Esse processo, apesar de indispensável, pode causar muitos transtornos. Neste conteúdo, acompanhe o passo a passo para realizar o controle de estoque de sua empresa alinhado com a área de vendas.
Assim, você será capaz de evitar o excesso de produtos parados ou a perda de vendas pela ausência de mercadorias. Conte com as melhores ferramentas e saiba como a tecnologia pode te ajudar. Boa leitura!
Controle de estoque e vendas
Fazer o controle de estoque e vendas pode se tornar uma tarefa mais simples e ainda trazer grandes resultados para seu negócio. A importância de estoque e vendas reflete no faturamento da empresa. Um dos maiores erros é fazer um grande estoque de produtos perecíveis, com prazo de validade, sem avaliar o volume de vendas.
Outra situação é não avaliar os produtos mais procurados e perder vendas por falta de mercadoria em estoque. Se tal problema for frequente, há, ainda, a perda clientes para a concorrência.
Tudo no mercado gira em torno da relação com clientes e reputação, o que vale ainda mais para pequenas empresas. Não ter um produto disponível pode diminuir a imagem do seu empreendimento e, por isso, os cuidados devem ser redobrados.
No ramo de tecnologia, por exemplo, os produtos ficam defasados rapidamente e por isso não é viável fazer um grande estoque. Já em negócios que lidam com materiais perecíveis, não monitorar a correta armazenagem dos produtos no estoque pode levar à perdas por mofo, quebras de itens frágeis por mau posicionamento, dentre outros.
É importante também fazer um seguro empresarial para não sofrer perdas com furtos e roubos, incêndios e outros acidentes.
Como fazer o controle: passo a passo
Estoque é investimento e, como tal, deve ser bem controlado para gerar os rendimentos esperados. Para te ajudar, preparamos um passo a passo para montar seu programa de controle de estoque e vendas. Veja:
- Comece fazendo o inventário do seu estoque. Anote tudo o que já está estocado: quantidade, tipos de produtos, data de validade e o tempo que está armazenado.
- Adote um software para fazer o controle automático de vendas e processos ligados à gestão de estoque. Isso irá te ajudar a planejar melhor o reabastecimento do estoque e não comprar em excesso.
- Treine seus colaboradores para te auxiliarem nas atividades operacionais de controle de estoque e vendas.
- Com um plano de gestão, seu estoque será melhor otimizado e ficará mais fácil emitir relatórios com as informações necessárias para o sucesso da sua empresa.
- Tenha um controle atualizado diariamente de entradas e saídas de produtos, para minimizar erros de gestão.
- Defina a margem aceitável de perdas e danos ao estoque.
- Calcule os custos de armazenamento de todo o estoque: aluguel, energia, manutenção, seguro e outros gastos necessários para manter tudo em ordem.
- Se tiver um centro de distribuição e várias lojas, faça rodar o estoque conforme o necessário para não perder produtos ou vendas.
- Foque em vender os produtos que estão parados há muito tempo com ofertas e promoções atrativas para os clientes.
- Fique atento às fases do processo desde o início do pedido do cliente até o envio da mercadoria ao seu destino final.
Seguindo essas dicas, você evita prejuízos e erros de controle de estoque e vendas.
Ferramentas de controle de estoque e vendas
Esse processo pode ser facilitado com as ferramentas certas de controle de estoque. Elas são grandes aliadas para definir suas estratégias de atuação e otimização de recursos. A seguir, confira algumas das mais usadas:
Planilhas
Uma forma comum de controle de estoque é por meio de planilhas. Os dados são inseridos manualmente e a atualização é feita pela pessoa responsável. Nesse formato, insira na planilha os dados de entrada e saída de produtos e materiais.
Crie um modelo de controle com o tempo de armazenamento no estoque, preço, quantidade, características. Com essas informações é possível planejar o giro do estoque para ter maior lucratividade.
Curva ABC
A Curva ABC é uma estratégia que considera a rentabilidade de cada tipo de mercadoria, divididas em grupos:
- 1. Categoria A: mercadorias de valor elevado, mas com baixa frequência de vendas;
- 2. Categoria B: mercadorias de valor mediano e frequência de vendas também mediana;
- 3. Categoria C: mercadorias de baixo valor, mas com frequência de vendas elevada. Por esse método, prioriza-se a estocagem de produtos com alto volume de vendas.
Dropshipping
Usando a ferramenta dropshipping, você escolhe não ter estoque próprio e terceirizar a armazenagem de seus produtos. Esses produtos são vendidos por sua empresa e saem direto do fabricante ou fornecedor para o cliente final. É a economia de gastos com manutenção do estoque.
Ciclo PDCA
Esse ciclo envolve basicamente 4 atividades: planejar, fazer, controlar e agir. Usando essa ferramenta, você identifica a falha da gestão do estoque, realiza o planejamento de melhorias, aplica o plano, faz o controle das ações e age corretamente para melhores resultados.
Just in Time
É o conhecido estoque zero. Usando essa técnica, a empresa mantém o armazenamento mínimo de produtos para não faltar quando houver procura. É uma opção para evitar perdas com excessos, mantendo uma quantidade de acordo com as demandas rotineiras dos clientes.
PEPS
A ferramenta PEPS significa: Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair. É mais usada para produtos farmacêuticos, alimentos e outros com data de validade. Para que funcione, é preciso colocar na frente os produtos que vão sair primeiro, para agilizar.
UEPS
Ao contrário da PEPS, a UEPS baseia-se em o Último que Entra é o Primeiro produto que Sai. Mais indicada para produtos sem prazo de validade que possuem alto volume de vendas.
SRM
A sigla SRM em inglês significa Supplier Relationship Management, Gestão do Relacionamento com o Fornecedor. É uma técnica para aprimorar a relação com os fornecedores visando otimizar o controle de estoque e vendas.
Usando a SRM, sua empresa fica mais próxima dos fornecedores e pode ser beneficiada por trocas de mercadorias ou até devolução do que não foi vendido e está parado no estoque. O fornecedor pode repassar para outros clientes que podem ter mais facilidade de comercialização e sua empresa diminui o prejuízo.
Use um aplicativo para controle de estoque e vendas
Após aprender sobre os benefícios do controle de estoque e vendas, tendo considerado algumas estratégias para otimizar seus negócios, é hora de pôr em prática os conhecimentos com auxílio da tecnologia.
Automatize seus processos usando um software de gestão ERP que tenha o módulo de gestão de estoque e vendas. Use a tecnologia para solucionar seus problemas com o estoque e gerar mais lucratividade.
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