Controle empresarial: confira como fazer o da sua empresa!

O controle empresarial é um item indispensável para a organização do seu negócio. Confira dicas de como realizá-lo!

16/Mai/2022
Empreendedorismo

Constantemente, são debatidos métodos e fórmulas para que uma empresa seja reconhecida e obtenha sucesso. No entanto, o que muitos não sabem, é que para atingir esse almejado objetivo, é preciso dar importância e atenção adequadas a uma importante estratégia de gestão, chamada controle empresarial.

 

O quanto esse detalhe tem relevância em sua empresa? Se a resposta for algo próximo de “bastante”, parabéns, você está no caminho certo. Caso tenha ficado em dúvida, não se preocupe!

 

Neste artigo te daremos dicas de como fazer o controle empresarial mais adequado para o seu negócio. Descubra como seus resultados podem melhorar aprimorando suas estratégias de gestão. Acompanhe!

Entenda o que é controle empresarial e qual a sua finalidade

 

O mercado de negócios é altamente competitivo. Por esse e outros motivos, realizar o controle financeiro e organizacional de uma empresa é um fator importante para o crescimento e sustentação. 

 

Um controle empresarial eficiente auxilia na execução de ações planejadas, boas estratégias, direcionamento de verbas assertivo, metas mais racionais, avaliação de finanças, entre outras atividades essenciais para o seu funcionamento. 

 

Por exemplo, uma empresa que revê seu planejamento estratégico com frequência e faz o fluxo de caixa e análise das finanças, está a par do seu controle empresarial. Por outro lado, uma empresa que deixa a contabilidade em segundo plano e segue a rotina sem dados, certamente passa por grandes dificuldades.


Vantagens do controle empresarial no seu negócio

 

Sabe quando você precisa tomar uma decisão importante que pode mudar a sua vida, mas não tem as informações necessárias para decidir com clareza?

 

Isso é o que acontece com empreendedores que não realizam o controle empresarial do negócio. 

 

A maior das vantagens de obter o controle empresarial é a assertividade de escolhas que impactam diretamente a sobrevivência de uma empresa. 

 

Os benefícios claros que podemos citar são: 

  • Melhor perspectiva;
  • Tarefas que se tornam mais fáceis e produtivas;
  • Melhor compreensão das atividades a serem executadas;
  • Análise de métodos para melhorias, entre outros.

 

Conheça alguns tipos de controle empresarial

 

Para uma melhor compreensão de como esse recurso estratégico pode atuar em um negócio, é importante entender suas ramificações. Confira a seguir três tipos de controle empresarial

Estratégico

 

No controle empresarial estratégico é feita uma análise de dados e desempenho, um plano de ações que visa melhorar a performance dos negócios. A expectativa é de desenvolver metas com um planejamento prévio para a sua realização. Assim, é facilitada a correção de erros, a criação de operações táticas e o direcionamento de ações para lidar com as esferas administrativas.

Tático

 

Há também o controle empresarial tático, em que o principal objetivo é estabelecer o controle do negócio por meio da análise de desempenho dos departamentos. Ele se complementa com o estratégico e se diferencia dele ao mesmo tempo. As informações obtidas são tratadas como fundamentais, pois exercem influência em todos os setores e planejamentos futuros. 

 

Operacional

 

Depois de observar e coletar os dados, é hora de operacionalizar. Nesse momento entra em cena o controle empresarial operacional, que busca a realização dos objetivos antes previstos no controle estratégico e visa a execução das tarefas e operações desenvolvidas. 

 

Sistema ERP: tecnologia para te auxiliar no controle da sua empresa

 

Nesse contexto, a tecnologia entra para facilitar a vida de contadores e empreendedores, que diariamente precisam lidar com números e análises para a construção de estratégias para melhorar os processos financeiros dos negócios.

 

Se em um primeiro momento essas análises levavam horas olhando para planilhas, atualmente, essa função pode ser automatizada por meio da utilização de um ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão voltado para empresas. 

 

Implementar um sistema ERP é primordial para empresas de vários portes, para se ter a possibilidade de analisar os diversos setores de uma organização, de modo a atuar de forma mais assertiva e estratégica em cada um deles. 

 

Um sistema de gestão empresarial é modular, o que significa que um negócio pode elencar as suas necessidades e personalizar uma solução de acordo com o que for notado durante esse levantamento. 

 

O ERP é responsável por interligar todos os departamentos de um negócio, por isso, caso o tamanho da empresa seja suficiente, o sistema contratado deve ser completo e oferecer suporte para todos os setores. 

 

Como o sistema ERP da Omie ajuda empreendedores no controle empresarial 

 

Se está à procura de uma resolução para realizar o controle empresarial do seu negócio de forma automatizada, você tem que conhecer o sistema ERP da Omie. Ele é completo e capaz de auxiliar os negócios a superarem barreiras para o crescimento. 

 

O ERP Omie possibilita que todas as funcionalidades de um negócio sejam controladas na mesma plataforma, o que facilita as análises e automatiza o processo. Com o sistema, o empreendedor é capaz de: 

  • Emitir nota fiscal;
  • Realizar toda a gestão financeira;
  • CRM e gestão de oportunidades;
  • Controle de compras, estoque e produção;
  • Controle de vendas e marketplace;
  • Integração com o contador.

 

O sistema ainda apresenta vantagens como ser utilizado completamente em nuvem, é seguro e de fácil implementação, com uma utilização imediata ao ativar e usar. Você escolhe quais usuários terão acesso, de forma ilimitada e com suporte durante todo o processo. 

 

Utilizar o ERP Omie é contar com um sistema integrado e pronto para melhorar a gestão empresarial do seu negócio!

 

Controle empresarial: a saúde dos negócios

 

Não é exagero dizer que o controle empresarial é como o coração de um negócio. Se ele parar de bater, não há saúde e vida. 

 

Dessa forma, cuidar e tomar as rédeas do controle do seu negócio é prezar pelo sucesso e sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e com mais obstáculos. 

 

Ao longo deste artigo, tivemos a certeza de que a utilização de ferramentas digitais e conhecimento técnico são extremamente necessários para empreendedores e contadores. 

Dê um passo à frente e utilize um sistema de gestão empresarial. Visite o site da Omie e conheça todas as soluções disponíveis para entender qual melhor se adequa à sua empresa.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas