CRM para contadores: como funciona e quais os benefícios

Saiba como contadores ganham mais clientes usando um software CRM

15/Mar/2022
Contabilidade

Quer descobrir como ter resultados melhores e clientes mais satisfeitos em seu escritório de contabilidade? Conheça CRM para contadores!

A ferramenta Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é de grande ajuda para o trabalho dos contadores por automatizar processos manuais, aumentar a produtividade, manter os dados dos clientes atualizados, assim como as leis tributárias e mais facilidades

Já deu para imaginar o motivo do CRM para contadores ser um diferencial para seu negócio, não é? Acompanhe os próximos tópicos para entender de uma vez por todas.

Qual é o objetivo do CRM?

O principal objetivo de ter uma ferramenta de CRM em seu escritório de contabilidade é ter informações detalhadas de seus clientes. Por meio de um software de gestão são gerados vários dados e relatórios para melhorar os resultados de atendimento das necessidades dos clientes.

Portanto, o contador ganha mais produtividade, oferece um atendimento personalizado e ágil com informações reunidas em um único espaço. Mas o cliente também ganha melhor controle de prazos e uma gestão contábil eficaz de sua empresa.

Como funciona?

O software CRM para contadores é adaptado à realidade do seu escritório contábil. Nesse sentido, pode ser armazenado em equipamentos eletrônicos físicos ou em nuvem.

Ainda, é alimentado com informações dos clientes, produtos ou serviços e de todas as operações comerciais.

Os dados que podem ser lançados no software CRM são:

  • Informações pessoais dos clientes (ativos, inativos, devedores ou leads);
  • Detalhes de produtos ou serviços;
  • Relatórios de vendas;
  • Metas dos vendedores;
  • Histórico de relacionamento (mensagens, negociações e vendas realizadas ou não) entre clientes e empresa;
  • Outras informações adaptadas ao perfil do negócio.

Hoje, com o CRM para contadores, muitos escritórios de contabilidade estão aumentando sua carteira de clientes e elevando sua receita.

Conheça os tipos de CRM

Veja como cada tipo de CRM pode ajudar na gestão da sua empresa.

CRM de vendas

O software CRM focado em vendas é uma importante ferramenta para sua equipe comercial. Com ele, você consegue emitir relatórios de negociações, desistências e metas de vendedores.

Ainda, por meio dele, é possível fazer previsão de vendas, emitir relatórios de clientes e vendas para planejamento comercial da empresa.

CRM de marketing

Na área de marketing, o software CRM ajuda a traçar o perfil dos clientes atendidos, com seus hábitos de vida e de consumo.

Assim, é possível detalhar o perfil do público-alvo e personas do seu negócio. Desse modo, fica muito mais fácil planejar as ações de marketing, campanhas de vendas e todas as atividades comerciais.

Ademais, a integração de vendas e marketing no software CRM possibilita resultados mais certeiros para aumentar a lucratividade de sua empresa.

CRM de suporte

No aspecto de suporte à gestão da empresa, o software CRM integra vários dados e histórico do relacionamento com os clientes para um atendimento eficiente e rápido.

Além de ser uma ótima ferramenta para auxiliar no planejamento estratégico e crescimento da empresa, ele fornece vários relatórios e informações comerciais em um só local.

Quais são os benefícios de inserir um CRM no seu escritório?

Conheça agora os benefícios de contratar um software para sua empresa.

Organização e acompanhamento dos processos em tempo real

Seus processos de trabalho ficarão muito mais organizados com o software CRM. Isso porque, por meio dele, você consegue mapear seus processos comerciais com mais tranquilidade, fazendo o controle de metas e vendas realizadas. Ainda, pode conhecer mais o perfil do seu cliente. 

Os relatórios emitidos no software CRM incluem descrição de erros para ajudar a melhorar todo o processo de vendas. Com a riqueza de informações desse software, sua equipe comercial será muito mais produtiva.

Comunicação e integração de áreas mais alinhadas

O software CRM ajuda na integração e melhor comunicação entre vários departamentos, principalmente finanças, marketing e vendas.

Sabemos que as informações precisam estar alinhadas e isso exige troca de dados e bom relacionamento interpessoal. Logo, automatizar todos os processos integrando softwares de CRM e de gestão ERP é um grande diferencial para o sucesso de seu negócio.

O resultado impacta na relação com o cliente, pois resulta em maior satisfação com a empresa e mais fidelização. Nesse sentido, clientes fidelizados e apaixonados pela sua marca vão aumentar diretamente seu faturamento.

Redução de inadimplência

A inadimplência é o pesadelo de todo empreendedor. Esse problema é reduzido com uso de software CRM, pois há um controle rígido dos pagamentos realizados e dos débitos acumulados.

Por meio do sistema CRM, é possível emitir avisos automáticos de vencimento de boletos para os clientes e fazer cálculos de juros e multas, além de controle de endividamento.

Essas funcionalidades melhoram o relacionamento com os clientes, sendo um apoio para evitar inadimplência e gerar um melhor planejamento financeiro para todas as partes envolvidas.

Acompanhamento da jornada do cliente

Acompanhar toda a jornada do cliente com sua empresa é mais facilitado com um software CRM, incluindo desde o primeiro contato até o pós-vendas.

Com essas informações, é possível montar estratégias de marketing alinhadas ao funil de vendas. As táticas de abordagem e comunicação com o cliente ficam mais certeiras, com resultados de alta performance.

Desse modo, você deixa de ter apenas clientes e ganha fiéis parceiros que amam sua empresa e ajudam na divulgação de uma boa imagem da marca!

Como escolher uma ferramenta de CRM?

Depois de conhecer os benefícios do CRM para contadores, aprenda como fazer a escolha da melhor ferramenta.

Funções

Ao analisar as opções de software de gestão de relacionamento com clientes para contadores, verifique quais funções são disponibilizadas por cada versão. Confira ainda se é possível adequar essas funções às necessidades e realidade de seu escritório.

As funções mais comuns são: informações detalhadas dos clientes, acompanhamento da jornada do cliente, relatórios de negociações etc.

Usos

O uso correto do software CRM para escritórios de contabilidade é importante para resultados de excelência. Para tanto, é importante que a empresa desenvolvedora do software escolhido ofereça treinamento e suporte técnico de fácil acesso.

No seu dia a dia, um bom suporte técnico vai ajudar a usar da melhor forma todas as funções oferecidas pelo software CRM. Então, você, contador, precisa conseguir usar facilmente o software para alcançar os resultados esperados para seus clientes.

Integrações

Além das funções e usabilidade, o CRM para contadores precisa também se integrar com outras ferramentas de gestão das empresas.

Essa integração melhora os processos de trabalho de forma geral que afetam o processo de vendas. Desse modo, você vai poder controlar melhor todas as atividades, informações e monitorar todo o relacionamento com os clientes.

Um exemplo é a integração do CRM com um sistema ERP, onde o operacional atua junto à gestão de relacionamento dos clientes. Ao mesmo tempo que se tem contato com o cliente, realiza o processo de vendas, dá baixa no estoque de produtos, integra com o faturamento e a contabilidade.

Conheça o Software Omie que integra CRM à gestão da sua empresa

Depois de analisar todos os aspectos para uma boa escolha de um software CRM para contadores, agora é só escolher.

Para ajudar você nessa missão, temos uma opção incrível para seu negócio ter alto rendimento: o Software Omie com sistema de ERP e CRM integrados.

O Software Omie oferece diversas funcionalidades para ajudar a contabilidade das empresas:

  • Visão dos status de negociação com os clientes;
  • Resumo do Pipeline de Vendas;
  • Histórico de Negociação ABC;
  • Delegação e otimização de tarefas.

Além disso, vários segmentos são atendidos: indústria, comércio, educação, agências de viagens, saúde, comércio exterior, construção civil, pets, transportes, alimentação e muitos outros.

Acesse nosso site e converse agora com um de nossos especialistas. Conheça mais detalhes do sistema ERP Omie.

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