CRM para empresas B2B: benefícios, tipos e como implementar

O CRM para empresas B2B é uma das melhores ferramentas para melhorar e gerenciar a sua relação com os clientes, aprenda mais sobre ela.
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Você já ouviu falar em CRM para empresas B2B? Conhece os benefícios de implementar a ferramenta nas empresas que atuam neste formato de negócio? Se a resposta para essas perguntas for não, você está no lugar certo!

O CRM para empresas B2B é uma das maneiras mais eficientes para fazer a gestão de relacionamento ao cliente, sabia? Mais do que isso, essa ferramenta ajuda empresas B2B a atingir seus objetivos de forma muito mais assertiva.

Esse tipo de empresa tem algumas características que não são comuns para empresas B2C (business to consumer), que se refere à venda que acontece diretamente para o consumidor final, como é o caso de lojas de roupa.

Para as empresas B2B, contar com uma ferramenta de CRM faz toda a diferença. Isso porque, ela traz vantagens que, quando trabalhadas estrategicamente, ajudam a empresa a reter os seus clientes. Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando este conteúdo!

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Por que toda empresa B2B precisa de um CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, que em tradução significa gestão de relacionamento ao cliente. Trata-se de um sistema que ajuda no gerenciamento e organização dos registros de uma empresa.

Embora seja muito conhecido na área de vendas, o CRM para empresas B2B pode ser utilizado em outras áreas. Isso porque, nele há diferentes processos que, em conjunto, desenvolvem estratégias que melhoram a cultura organizacional da empresa como um todo.

Afinal, com ele é possível analisar diversos dados com base nas informações dos clientes e, assim, antecipar suas vontades, otimizando os processos e aumentando a produtividade das equipes.

Entre as vantagens de utilizar o CRM para empresas B2B, temos:

  • Melhora a comunicação com cliente: A comunicação pode ser um grande problema para essas empresas, principalmente pela quantidade de informações que podem ser perdidas durante os processos. O CRM faz com que isso não aconteça, já que ele concentra todas as informações em um único lugar da ferramenta, disponibilizando para todos e facilitando o contato com o cliente;
  • Redução do ciclo de vendas: Como o ciclo de vendas dessas empresas é maior, ele exige que as tomadas de decisões sejam muito mais complexas. O CRM para empresas B2B ajuda a acelerar esse processo com a junção de todos os dados e informações aprofundadas dos clientes, facilitando a busca por soluções;
  • Conhecimento maior sobre o cliente: O CRM possui dados de todos os clientes, incluindo suas preferências e necessidades, assim, a empresa consegue prever o que o cliente quer e quando ele quer, tornando a comunicação mais fluida e eficiente;
  • Produtividade: Com os processos mais facilitados entre as áreas, a gestão do relacionamento com o cliente flui e as equipes tendem a ser mais produtivas;
  • Formalização do processo de vendas: Muitas vezes, pode ser complicado para essas empresas seguirem todos os processos de vendas corretamente, mas para atingir os objetivos, é fundamental que eles sejam cumpridos corretamente. O CRM para empresas B2B estrutura e formaliza todo esse processo no seu sistema;
  • Envolve o pré-vendas, o durante e o pós-vendas: O CRM ajuda todas essas etapas, mas como? No pré-vendas, ele auxilia no aumento da qualidade e eficiência do atendimento. Durante a venda, ele ajuda a equipe a encontrar a melhor solução para o cliente. Já no pós-vendas, ele oferece todo o suporte que o cliente puder;
  • Ajuda na fidelização do cliente: Com a comunicação mais fluida, com a antecipação das necessidades e problemas dos clientes, o CRM para empresas B2B vai desenvolver soluções personalizadas para que esses eles continuem contando com sua empresa em todos os momentos.

Quais os tipos de CRM?

Existem alguns tipos específicos de CRM, cada um deles tem um objetivo e uma maneira de ser executado, mas em todos o objetivo é o mesmo: apoiar o crescimento da empresa. Conheça alguns deles agora.

Pré-venda

Durante o processo de pré-vendas, o CRM para empresas B2B atua em todas as etapas. Desde o momento em que as equipes começam a entender os perfis de cada cliente, com informações detalhadas dos leads, passando pela apresentação dos serviços e valores, até a negociação e efetivação do contrato.

Recorrência

As empresas B2B devem estar sempre preparadas para atender e acompanhar o cliente em todos os momentos, sendo esse um dos tipos de CRM. Ele atua dentro da área de Customer Success ou, em português, Sucesso do Cliente.

Nesse caso, ele oferece uma visão completa dos riscos, processos logísticos, rentabilidade, nível de satisfação do cliente, já que entende o seu perfil e, claro, atua no relacionamento com cada um deles, oferecendo soluções personalizadas para cada perfil.

Pós-venda

O pós-venda é considerado uma das partes mais importantes do atendimento ao cliente. Com o CRM, ele fica mais preciso e eficaz, personalizando esse atendimento e revertendo problemas, caso surjam.

Fora isso, ele também ajuda a identificar os serviços em que a recompra está indisponível por alguma questão e envolve a indicação de novos clientes.

CRM e marketing: o que saber?

Não podemos falar em estratégia de relacionamento sem mencionar o marketing. A gestão de relacionamento é fundamental para que os clientes se sintam parte da empresa. Nesse sentido, ele serve como base para a manutenção desse relacionamento.

Trata-se da área responsável por atrair e reter os clientes, a curto, médio e longo prazo. Suas estratégias são utilizadas para tornar a comunicação mais assertiva de acordo com cada cliente e manter um contato contínuo com cada um deles.

O CRM pode contribuir, e muito, para o marketing. Isso porque, ele se torna um aliado dessa área, fornecendo informações e insights que servem de base para a criação de estratégias que retenham cada vez mais clientes.

Sendo assim, todas as estratégias de marketing estão diretamente ligadas ao CRM, por isso é comum ver esses times trabalhando em conjunto. Ainda, ambas as áreas têm como objetivo fazer com que a gestão de relacionamento com o cliente seja cada vez melhor e efetiva.

Por esses e tantos outros motivos, o time de marketing e de CRM devem sempre andar juntos.

Como implementar o CRM na minha empresa?

Empresas deste mercado, geralmente, estabelecem relacionamento com mais de uma organização — que podem ser de diferentes segmentos.

E diferentemente das empresas B2C, que lidam com compras mais abrangentes e de certa forma mais emocionais, as empresas B2B lidam com compras mais pontuais ou por demanda, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Por esse motivo, implementar o CRM é fundamental, considerando todas as particularidades desse tipo de empresa. Mas antes de realizar a implementação de fato, é necessário seguir algumas etapas, por exemplo:

  • Entender a necessidade do negócio;
  • Definir os objetivos que devem ser atingidos com a utilização do CRM;
  • Realizar o mapeamento do processo junto ao time;
  • Treinar a equipe, afinal, eles utilizarão a ferramenta para atingir os objetivos.

Depois de analisar e realizar tudo isso, o processo de implementação do CRM já pode ser iniciado. Mas é importante ficar atento e realizar a manutenção das etapas sempre que possível.

Qual é a diferença entre ERP e CRM?

É comum as pessoas acharem que esses dois softwares são iguais, mas não é verdade. Embora sejam sistemas que facilitem os processos, eles atuam de forma distintas.

O software ERP tem como objetivo conectar todos os fluxos da empresa, reunindo tudo em um só banco de dados, tornando os processos mais simples, padronizados e descomplicados. E tudo isso contribui para uma tomada de decisões mais estratégicas e efetivas.

Já o CRM tem como foco principal melhorar o desempenho da área de vendas da empresa. Facilitando a compreensão da jornada do consumidor e, com isso, servindo de base para a criação de estratégias que convertam cada vez mais clientes, consequentemente, melhorando o relacionamento com eles.

A Omie possui um CRM completo para ajudar as empresas B2B a reterem cada vez mais clientes e,ainda, gerir corretamente a relação com eles. Entre suas funcionalidades estão:

  • Uma simples visualização de como andam as negociações;
  • Resumo com informações precisas do pipeline de vendas;
  • Histórico completo de todos os clientes e etapas de negociação;
  • Otimização da interação entre as equipes de vendas.

Ah, mais uma coisa, você sabia que existe a possibilidade de integração entre esses sistemas? Isso mesmo. Essa integração vai  permitir agilizar cada vez mais o fluxo de dados e informações da empresa B2B, aprimorando o desempenho e a qualidade do trabalho.

Um sistema de gestão para empresas B2B vai fazer toda diferença para seu negócio

Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e atua com vendas B2B, também precisa de um software CRM, afinal, ele não é exclusividade das grandes organizações.

Mesmo que a sua base de clientes seja pequena, o CRM vai atuar como aliado em todos os processos de vendas para que você fidelize os clientes que já tem e converta muitos novos.

O CRM para empresas B2B é uma ferramenta que vai simplificar e otimizar todas as etapas de vendas do seu negócio, aumentando a produtividade das equipes e auxiliando o time de marketing de relacionamento na criação de estratégias mais assertivas com base nas necessidades e preferências de cada cliente.

Se você quer alavancar o seu negócio, com soluções mais eficientes e que realmente entreguem resultados, conheça o sistema ERP da Omie e tudo o que ela tem para oferecer a você e sua empresa.

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