Cross selling: como aumentar suas vendas

Você sabe o que é cross selling? Entenda mais sobre essa técnica e veja como ela pode te ajudar a aumentar consideravelmente suas vendas.

20/Ago/2020
Gestão

O cross selling é um método de vendas muito eficaz para incentivar o cliente a comprar mais. Isso porque se trata de uma técnica de venda cruzada, que visa convencer o cliente a levar mais produtos além do item que ele já pretendia comprar.


A técnica, porém, não consiste em manipular o consumidor, e sim apresentar outros itens que podem complementar a venda. Para entender melhor o que é cross selling, podemos dar o exemplo de uma venda de ração para cachorro, que pode ser complementada com petiscos, osso e outros itens semelhantes.


Trata-se, portanto, de mostrar outras possibilidades para o cliente e, no processo, aumentar as vendas da empresa. Isso pode ser feito tanto pessoalmente, no ponto de venda, quanto no site da loja e nas plataformas de venda das redes sociais. Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir.

Cross selling X Up selling

Os conceitos de cross selling e up selling são diferentes, porém ambos visam aumentar os lucros da organização enquanto oferecem uma experiência melhor de compra para os clientes. 


A diferença entre as duas técnicas é que no up selling a intenção é ofertar um produto de valor mais alto, porém sempre respeitando as necessidades do cliente. No caso de o consumidor estar satisfeito com sua escolha, mesmo que o item seja inferior, a ideia é não “forçar” o upgrade. 

Como aplicar o cross selling?

Para que ambas as técnicas deem certo, é preciso que a oferta seja feita de forma natural. Não adianta, por exemplo, oferecer um tapete para quem busca comprar um celular. As ofertas precisam fazer sentido para não parecerem forçadas.


Pensando nisso, é essencial conhecer o seu público a ponto de ser capaz de antecipar as compras que irá fazer. Isso pode ser feito ao estudar o comportamento do cliente. Por exemplo, se uma pessoa compra uma camiseta esportiva, é possível ofertar bermudas do mesmo tecido ou que possuem a mesma finalidade.


Essa análise pode ser feita por meio de um banco de dados e do histórico de compra do cliente. Entretanto, é essencial saber em que etapa ele está na jornada: se é seu primeiro contato com a marca, se já conhece, porém ainda não efetuou nenhuma compra, ou se já é cliente há algum tempo.


A etapa da jornada do cliente vai definir quais ofertas são as mais adequadas e qual a abordagem mais eficaz para fazer a conversão. É aí que entra também a tecnologia, já que sistemas CRM (Customer Relationship Management) têm a função de obter dados dos clientes e converter em informações úteis para as empresas.

Por que implementar o cross selling no seu negócio?

O cross selling representa uma oportunidade de venda que não seria possível caso você não utilizasse a técnica. Trata-se, portanto, de criar uma oportunidade ao apresentar para o cliente outros produtos ou serviços que ele também pode precisar. Veja a seguir outras vantagens desse método:

Fidelização do cliente

Como dito anteriormente, essa estratégia de vendas consiste em analisar o que o cliente precisa e ofertar algo complementar. Muitas vezes você pode ajudar o consumidor a fazer uma compra mais assertiva e proporcionar um atendimento mais completo. Isso resulta em uma experiência de compra melhor e pode fazer com que ele busque a empresa mais vezes no futuro.

Aumento dos lucros

Seja com a aplicação do cross ou up selling, a lucratividade da companhia aumenta, já que estará vendendo mais. Quando a empresa envia por e-mail ofertas com desconto de itens complementares a uma compra feita anteriormente, significa que está investindo na gestão de leads e usando o funil de vendas a seu favor - gerando uma venda que poderia não ter sido feita sem essas técnicas.

Melhor relação com o cliente

O cross selling também pode ser uma forma de se aproximar do seu público, por conhecer mais sobre seus hábitos de consumo e se tornar cada vez mais assertivo nas ofertas. Dessa forma, os consumidores sentem que a empresa entende suas necessidades e faz o máximo para atendê-las.

Confira outras técnicas de vendas

Entender sobre técnicas de vendas como o cross selling é essencial para aumentar os lucros do seu negócio. Manter-se em constante atualização nesse sentido pode garantir, inclusive, vantagem competitiva no mercado. 

 

E para saber mais sobre outras técnicas de venda como a que discutimos neste artigo, confira nosso e-book exclusivo Técnicas Básicas de Vendas e potencialize os resultados da sua empresa, além de transformar a sua cultura de negócios!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas