Empreendedorismo Feminino: os desafios e a importância do networking

O número de mulheres empreendedoras vem aumentando no Brasil e modificando o cenário do empreendedorismo brasileiro. E para a melhor!

24/Mar/2020
Empreendedorismo

Elas estão por toda parte! Da prestação de serviços à indústria, as mulheres empreendedoras têm mostrado cada vez mais a sua força e se destacando em vários setores da economia, com muito protagonismo e independência

O empreendedorismo feminino vem ganhando muito mais reconhecimento e espaço, principalmente à frente das pequenas e médias empresas. Segundo o SEBRAE, entre 2001 e 2011, o número de mulheres donas do seu próprio negócio cresceu 21% no Brasil e, até 2016, 43% das empresas brasileiras pertenciam à mulheres.

Por isso, incentivar as mulheres empreendedoras é imprescindível para a sustentabilidade do mercado. Garantir e reafirmar a posição feminina dentro do empreendedorismo é essencial para que outras mulheres se dediquem e comecem a tirar as suas ideias do papel. 


Quais são os principais desafios do empreendedorismo feminino?

A falta de autoconfiança talvez seja o desafio mais comum entre as mulheres na hora de empreender, muitas vezes devido à sociedade patriarcal que crescemos, onde as mulheres foram quase sempre vistas como “dona do lar”, com a única função de cuidar da casa, do marido e dos filhos. 

Isso pode desencadear certa insegurança e fazer com que se sintam despreparadas para o desafio de empreender, podendo fazer com que tomem atitudes e decisões não favoráveis e coloquem em risco sua credibilidade perante sócios, investidores ou outros empreendedores.  

Felizmente, esse cenário vem mudando há um tempo e as mulheres estão conquistando o seu espaço e sendo mais incentivadas a abrir e a tomar conta do próprio negócio. Porém, ainda com muita luta para vencer preconceitos e pré-julgamentos de muitos que ainda duvidam de suas iniciativas. 

É muito importante que as mulheres trabalhem a autoconfiança e se posicionem firmemente frente aos desafios para que incentivem o empreendedorismo feminino e dêem força ao movimento, que hoje já não é somente visto como uma fatia do mercado, e sim, uma conquista!


O futuro feminino no mercado empreendedor

A tendência é que o mercado conte com cada vez mais mulheres empreendedoras e com papéis muito mais estratégicos dentro das organizações ocupados por elas. Preconceitos estão sendo vencidos e a visibilidade feminina está em alta. Aos poucos, elas estão ganhando voz.

Reconhecimento, divulgação e muito networking são cruciais neste momento de evolução. Conversar com outras mulheres, conhecer o seu trabalho e entender a sua jornada são pontos positivos e essenciais para incentivar as suas iniciativas e dar mais força ao seu trabalho. Afinal, o caminho ainda é longo, mas já foi conquistado em diversas partes. 


Como a Omie incentiva as mulheres empreendedoras? 

Além da expertise e todo o conhecimento necessário para administrar um negócio, é preciso usar as ferramentas certas e contar com a ajuda de outros especialistas para manter o negócio funcionando a todo vapor. 

Omie, além de proporcionar a melhor ferramenta para a gestão das empresas com um visual dinâmico e intuitivo que facilita o dia a dia, também acredita que a mente empreendedora feminina ainda pode fazer muito mais pelo nosso país

As mulheres enxergam nos detalhes, são mais cooperativas e corajosas. Nós acreditamos nisso e desenvolvemos diversos encontros internos e externos de mulheres para discutir a jornada, empoderamento, experiências e incentivar ainda mais a confiança feminina em ser protagonista dos seus sonhos e de sua caminhada empreendedora!

Veja como foi o Omie Wome's Meeting - Afroempreendedoras

Vamos juntas tornar o mercado mais receptivo e abrir as portas do empreendedorismo cada vez mais às mulheres donas de seu próprio caminho. 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas