Empreendedorismo Feminino: os desafios e a importância do networking
O número de mulheres empreendedoras vem aumentando no Brasil e modificando o cenário do empreendedorismo brasileiro. E para a melhor!
Elas estão por toda parte! Da prestação de serviços à indústria, as mulheres empreendedoras têm mostrado cada vez mais a sua força e se destacando em vários setores da economia, com muito protagonismo e independência.
O empreendedorismo feminino vem ganhando muito mais reconhecimento e espaço, principalmente à frente das pequenas e médias empresas. Segundo o SEBRAE, entre 2001 e 2011, o número de mulheres donas do seu próprio negócio cresceu 21% no Brasil e, até 2016, 43% das empresas brasileiras pertenciam à mulheres.
Por isso, incentivar as mulheres empreendedoras é imprescindível para a sustentabilidade do mercado. Garantir e reafirmar a posição feminina dentro do empreendedorismo é essencial para que outras mulheres se dediquem e comecem a tirar as suas ideias do papel.
Quais são os principais desafios do empreendedorismo feminino?
A falta de autoconfiança talvez seja o desafio mais comum entre as mulheres na hora de empreender, muitas vezes devido à sociedade patriarcal que crescemos, onde as mulheres foram quase sempre vistas como “dona do lar”, com a única função de cuidar da casa, do marido e dos filhos.
Isso pode desencadear certa insegurança e fazer com que se sintam despreparadas para o desafio de empreender, podendo fazer com que tomem atitudes e decisões não favoráveis e coloquem em risco sua credibilidade perante sócios, investidores ou outros empreendedores.
Felizmente, esse cenário vem mudando há um tempo e as mulheres estão conquistando o seu espaço e sendo mais incentivadas a abrir e a tomar conta do próprio negócio. Porém, ainda com muita luta para vencer preconceitos e pré-julgamentos de muitos que ainda duvidam de suas iniciativas.
É muito importante que as mulheres trabalhem a autoconfiança e se posicionem firmemente frente aos desafios para que incentivem o empreendedorismo feminino e dêem força ao movimento, que hoje já não é somente visto como uma fatia do mercado, e sim, uma conquista!
O futuro feminino no mercado empreendedor
A tendência é que o mercado conte com cada vez mais mulheres empreendedoras e com papéis muito mais estratégicos dentro das organizações ocupados por elas. Preconceitos estão sendo vencidos e a visibilidade feminina está em alta. Aos poucos, elas estão ganhando voz.
Reconhecimento, divulgação e muito networking são cruciais neste momento de evolução. Conversar com outras mulheres, conhecer o seu trabalho e entender a sua jornada são pontos positivos e essenciais para incentivar as suas iniciativas e dar mais força ao seu trabalho. Afinal, o caminho ainda é longo, mas já foi conquistado em diversas partes.
Como a Omie incentiva as mulheres empreendedoras?
Além da expertise e todo o conhecimento necessário para administrar um negócio, é preciso usar as ferramentas certas e contar com a ajuda de outros especialistas para manter o negócio funcionando a todo vapor.
Omie, além de proporcionar a melhor ferramenta para a gestão das empresas com um visual dinâmico e intuitivo que facilita o dia a dia, também acredita que a mente empreendedora feminina ainda pode fazer muito mais pelo nosso país.
As mulheres enxergam nos detalhes, são mais cooperativas e corajosas. Nós acreditamos nisso e desenvolvemos diversos encontros internos e externos de mulheres para discutir a jornada, empoderamento, experiências e incentivar ainda mais a confiança feminina em ser protagonista dos seus sonhos e de sua caminhada empreendedora!
Veja como foi o Omie Wome's Meeting - Afroempreendedoras
Vamos juntas tornar o mercado mais receptivo e abrir as portas do empreendedorismo cada vez mais às mulheres donas de seu próprio caminho.