Dicas de como fazer uma excelente contabilidade para franquias

Um setor cada vez mais fortalecido que gera oportunidade para empreendedores e especificidades para o setor de gestão contábil.

31/Ago/2021
Contabilidade

Muito se fala em segmentação de serviços contábeis! E para quem quer segmentar se tornando uma autoridade no assunto, as franquias são uma das grandes oportunidades.


Com especificidades contábeis, esse nicho possibilita que contadores e contadoras sejam referência para esse modelo que realiza o sonho de muitos brasileiros que desejam ser donos do seu próprio negócio, de forma segura e próspera.


Para falarmos sobre como desenvolver uma excelente contabilidade para as franquias através de serviços operacionais e também estratégicos, é muito importante entendermos um pouco sobre esse modelo de negócio que, como eu falei anteriormente, atende o desejo de antigos e novos empreendedores.


De forma simplificada, as franquias são um modelo empresarial cujo a operação é replicada para outras empresas, através da autorização de quem criou o formato inicial. É uma formatação de negócio que se baseia em conceder a um investidor o direito de uso de uma marca, seu conceito, know-how e, dependendo do segmento, a permissão de comercialização dos seus produtos e serviços. 


Quem concede o direito de uso é o proprietário de uma marca reconhecida e bem-sucedida, que se chama franqueador. Essa marca, juntamente com seus processos, produtos e/ou serviços, é replicada para outros locais por um investidor que se chama franqueado. 

No formato desse modelo de negócio existe uma relação de dependência entre as partes, onde o franqueado é responsável pela administração e operação da sua unidade de acordo com as exigências da franqueadora. 


A franqueadora concede o direito de uso da marca, dá suporte e treinamento ao franqueado e, entre diversas outras situações, exige que esse investidor replique os processos criados originalmente, sua metodologia e as experiências formatadas, os quais tornaram o negócio bem-sucedido a ponto de se tornar uma rede de sucesso.


Após essa breve explicação sobre o que são franquias e qual a relação comercial que existe entre as franqueadoras e os franqueados, nós vamos entender sobre como funciona a contabilidade para franquias para esse modelo de negócio próspero que vem crescendo cada vez mais e impactando o ecossistema empreendedor do nosso país.


Com a evolução tecnológica, contadores e contadoras tradicionais contam com sistemas que automatizam processos operacionais e assim resgatam a essência da profissão contábil, a consultabilidade. É através da inteligência artificial que esses profissionais se transformam em consultores que geram valor através de um acompanhamento direcionado para a evolução das empresas.


E é através dessa nova realidade que os profissionais da contabilidade devem dedicar energia para entendimentos mais aprofundados sobre os aspectos de segmentos empresariais que possuem particularidades operacionais contábeis do comércio e serviço tradicionais.


Assim acontece com a contabilidade para franquias que, para evitar erros primários, precisa atender a uma legislação diferenciada do ponto de vista societário, fiscal, contábil, de departamento pessoal, onde toda a responsabilidade, inclusive jurídica, é sempre do franqueado.


Por isso, agora vamos entender um pouco mais sobre como funciona a contabilidade para franquias e como a contabilidade pode ser um recurso valioso para o operacional e para a gestão de uma empresa de sucesso.


Em termos contábeis, o contrato entre o franqueado e o franqueador, o contrato social e suas alterações são os primeiros documentos que devem ser avaliados pelos profissionais contábeis. Neles podem existir informações valiosas que determinam particularidades na relação societária entre os investidores e também entre franqueado e franqueador. 

Uma das primeiras informações que direcionam a forma de contabilização do negócio de modelo de franquia é a forma com que foi feita a compra do direito de uso da marca, quanto ao prazo de pagamento e o prazo de utilização desse direito.


No aspecto da compra do direito de utilização da marca, se por prazo indeterminado, essa transação deve ser entendida como uma aquisição definitiva e lançada na contabilidade da empresa franqueada como Investimento no Ativo Permanente.


Quanto ao pagamento constante nos documentos analisados pela contabilidade consultiva, se realizado a prazo, o lançamento deve ocorrer no passivo circulante ou exigível a longo prazo, a depender do período determinado para o pagamento da aquisição.


Avaliar, no contrato comercial, a necessidade acordada entre as partes para a apresentação de balanços mensais, trimestrais, semestrais ou anuais é um outro fator importante quanto a relação e prestação de contas entre o investidor e a franqueadora, inclusive para avaliação da viabilidade do negócio.


Aliás, são os balanços, balancetes periódicos e outros relatórios gerenciais que fornecerão dados como os lucros do período, outra informação importante na classificação do plano de contas contábeis. 


No caso de franquia concedida por prazo indeterminado, o faturamento ou a participação nos lucros devem ser lançados no grupo de investimentos do ativo permanente. Para aquelas concedidas por prazo determinado, o valor deve estar no Ativo Imobilizado, que sofre depreciação durante o período de vigência do contrato firmado entre as partes.


Do ponto de vista fiscal, a tributação é sempre uma dor de todo empresário, independente de ser franqueado ou não. No caso de franquias, é importante que a contabilidade consultiva avalie o regime tributário (simples nacional, lucro presumido e lucro real) desse segmento empresarial, além do modelo oferecido pela franqueadora, já que cada Estado tem particularidades no seu perfil tributário.


Contabilidade e gestão também precisam estar alinhadas quando o segmento é o modelo de franquias. Evitar problemas futuros com o fisco e possuir uma gestão administrativa organizada são dois fatores importantes para o sucesso da empresa.


Dentro do processo de organização na gestão do negócio, a segregação das contas da pessoa física e da pessoa jurídica é um ponto extremamente relevante que deve ser orientado pela contabilidade e priorizado pelos empreendedores, como forma de respeitar o princípio contábil das entidades e a saúde da empresa.


O emaranhamento das contas pode ser uma conduta fatal! Normalmente o fator cultural, a falta de formação empreendedora e também de orientação contábil especializada são alguns dos fatores que fazem os empresários tomarem decisões inapropriadas nesse aspecto.


Misturar receitas e despesas nas contas da pessoa jurídica pode causar uma grande confusão financeira e patrimonial, podendo ser interpretada como um rendimento disfarçado e como um abuso da Pessoa Jurídica.


O entendimento é bem simples. Despesas dos sócios investidores como: conta de aluguel, energia, telefone, plano de saúde, escola dos filhos e outras, devem ser pagas na conta particular do sócio e não através da conta corrente da pessoa jurídica.


Ao pagar essas despesas pessoais através da conta da empresa, o fisco pode entender como uma estratégia de evasão fiscal para que os sócios não precisem fazer retiradas maiores em seus pró-labores, assumindo assim despesas com tributos e contribuições. 


Já a consequência da desconsideração da personalidade significa que caso a empresa passe por algum processo jurídico que a responsabilidade seja inteiramente dela, pode ficar determinado que essas obrigações sejam estendidas aos bens particulares dos empreendedores.


Além disso, esse emaranhamento causa confusão na identificação do que são receitas e despesas da empresa, impossibilitando que a contabilidade forneça relatórios gerenciais como balanço, balancetes periódicos, DRE, índices de liquidez e outros.


Essa ausência de relatórios dificulta, inclusive, que os empresários identifiquem se a empresa é rentável ou não e qual o lucro que de fato a empresa teve em determinado período. A falta dessa informação causa descontrole financeiro e muitas vezes faz com que gestores assaltem os cofres da empresa ao fazerem retiradas inapropriadas, sem o mínimo de direcionamento.


Além disso, essa desorganização financeira pode comprometer as exigências acordadas em contrato comercial entre fraqueado e franqueadora, pois com emaranhamento de contas não existe comprovação fundamentada sobre os resultados.

Por isso é importante que os profissionais contábeis consultivos ofereçam soluções estratégicas para que os clientes consigam organizar as contas da pessoa jurídica e toda a sua gestão operacional. 


Para aquelas franquias que não possuem o seu próprio sistema de gestão, é através do ERP de gestão Omie que contadores e contadoras conseguem entregar valor quando solucionam dores como a organização financeira e desburocratizam as rotinas dos seus clientes. 


Com todos os módulos integrados, inclusive o financeiro, o Omie vai simplificar a rotina operacional e o fluxo de comunicação entre a sua empresa contábil e a franquia do seu cliente. Aqueles papéis indo e vindo vão acabar, acredite… vão acabar! A relação da sua empresa contábil com o seu cliente vai se tornar ainda mais estratégica.


É através do ERP de gestão que a sua empresa contábil vai coletar remotamente todas as informações necessárias para o cumprimento de obrigações acessórias, entregar relatórios contábeis gerenciais como balanço, balancetes periódicos e outros, e consequentemente entregar valor consultivo ao seu cliente. Você, a sua empresa contábil e o Omie, juntos, vão impulsionar a evolução da empresa do seu cliente.


Se você quer se tornar uma autoridade contábil em contabilidade para franquias, fique atento a legislação específica e ofereça também soluções estratégicas de gestão.


Fabiano Azevedo

Fabiano Azevedo, contador consultor, CEO e sócio do escritório Tática Contabilidade. Como palestrante, com conteúdo voltado para o mercado de contabilidade e empreendedorismo, desenvolve um trabalho de disseminação de conhecimento na intenção de ser um fator de soma na vida profissional das pessoas.

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