Entenda como definir seus honorários contábeis

Não sabe quanto cobrar pelos seus serviços? Leia nosso artigo e saiba como definir o valor dos seus honorários contábeis de forma justa.
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Para evitar confusão ao estabelecer um valor para seus serviços, é importante que você, contator, entenda como funcionam os honorários contábeis. Os honorários são receitas de empresas contábeis e defini-los corretamente é essencial para que o escritório obtenha lucro.

Fazer a precificação de serviços pode não ser uma tarefa fácil, já que é preciso levar diversos fatores em consideração, como demandas, custos operacionais, entre outros. Por isso, neste artigo, falaremos sobre como cobrar honorários contábeis e vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

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Como cobrar honorários contábeis?

Primeiramente, é preciso saber que o Conselho Regional de Contabilidade não determina um valor de honorários contábeis fixo. Isso é feito apenas por sindicatos estaduais da categoria. Entretanto, para valorizar esse serviço, é necessário que os contadores respeitem o piso mínimo estabelecido pelo sindicato do seu estado.

Existem planilhas de honorários contábeis que determinam o piso mínimo desses serviços, porém, elas podem não contemplar todas as variáveis que envolvem a prestação dos serviços contábeis de determinado escritório, por exemplo. Sendo assim, as tabelas devem apenas ser consideradas como uma base para se ter uma noção de valores.

No entanto, uma estratégia de precificação inteligente é levar em consideração a média de valores de mercado, as particularidades do negócio e as suas despesas específicas. Assim, você não corre o risco de definir um valor que não será suficiente para arcar com todas as despesas do seu escritório.

O que considerar ao definir o valor de honorários contábeis?

Antes de seguir uma tabela de honorários contábeis, é importante entender quais fatores podem impactar a definição desses valores. Veja a seguir:

Custo dos profissionais

Ao definir os honorários contábeis, é essencial levar em conta o custo do seu time. Isso inclui calcular a hora de trabalho de cada contador para o escritório e todos os encargos gerados a partir dessa relação, por exemplo os seus salários.

Com isso, será possível entender melhor quais gastos estão envolvidos na prestação do serviço, qual valor deverá ser cobrado para supri-lo e ainda gerar lucro para o escritório de contabilidade.

Tempo de trabalho

Outro fator importante é o tempo gasto com o atendimento do cliente, como ligações para tirar dúvidas, análises de relatórios e todas as outras atividades que levam tempo para serem executadas.

Cada cliente exigirá uma certa quantidade de tempo para ser atendido e para que suas demandas sejam solucionadas. Sendo assim, não é possível cobrar o mesmo valor de honorários para todos.

Custos gerais

Ao pensar em como calcular honorários contábeis, também é importante considerar os custos gerais com o escritório. Nessa conta entram despesas com materiais, aluguel do espaço, consumo de água e energia elétrica, impostos, entre outros.

Some todos esses custos e divida o valor pelo número de clientes que você possui atualmente, segundo o critério da fração adequada para cada um. Ou seja, faça a contabilidade de custos do seu próprio escritório e distribua os valores de forma proporcional conforme o tempo e a complexidade dos serviços prestados.

Margem de lucro

Apenas calcular os custos e as despesas e juntar o valor necessário para cobri-los não basta, já que é preciso obter lucro. Por isso, também é necessário definir sua margem de lucro.

Segundo o Instituto de Estudos Financeiros, a média de retorno ao ano sobre o capital médio é de 15%. Entretanto, é preciso verificar se sua realidade se aplica a essa porcentagem.

Avaliação da concorrência

Por fim, também é preciso considerar os valores de honorários praticados pela concorrência. Mesmo que seja importante ter uma boa margem de lucro, é preciso balancear esse valor para que não fique muito acima da média do mercado.

Afinal, valores muito altos podem dificultar a captação de novos clientes, o que põe em risco a prestação de serviços e a existência do escritório. Vale lembrar então que um preço justo e um atendimento de qualidade são os fatores mais procurados pelos clientes.

Invista em marketing para contadores

Após entender mais sobre como definir seus honorários contábeis, é hora de apostar em estratégias para valorizar seu serviço e conquistar mais clientes. Para complementar o assunto, leia também o artigo sobre marketing para contadores e conheça as técnicas que podem impactar positivamente sua imagem e trazer ainda mais sucesso para o seu escritório!

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