Descubra como abrir um escritório de contabilidade

Confira um passo a passo completo sobre como abrir um escritório de contabilidade.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você está se perguntando como abrir um escritório de contabilidade? Saiba que essa é uma área que permite diversas formas atuações, inclusive a empreendedora, com seu próprio negócio.

Portanto, se você deseja abrir seu próprio escritório, continue a leitura deste artigo. Você descobrirá todas as informações que precisa para tirar esse plano do papel.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é precisa para abrir um escritório de contabilidade?

Entender como abrir um escritório de contabilidade pode ser uma empreitada desafiadora, mas também muito gratificante. Os contadores, mais do que ninguém, sabem que gerenciar uma empresa não é fácil.

Por isso, é preciso iniciar com um bom planejamento estratégico, para que você tenha mais clareza dos seus objetivos. Além disso, entre outros aspectos importantes para essa abertura estão:

  • ter formação e experiência na área, entendendo os princípios contábeis, leis fiscais e regulamentos;
  • desenvolver um plano de negócios detalhado para guiar o crescimento do escritório;
  • fazer o registro e licenciamento do seu escritório, garantido que está conforme as leis e regulamentos locais;
  • construir uma rede de contatos e investir em estratégias de marketing para atrair clientes.

Como abrir um escritório de contabilidade? Passo a passo

Agora que você já sabe o que é necessário para a abertura de um escritório contábil, acompanhe o passo a passo para iniciar sua empresa:

Passo 1. Faça um planejamento

É preciso planejamento para a abertura da empresa. Uma ferramenta muito útil nesse processo é o plano de negócios, que oferece uma visão geral do seu escritório de contabilidade. O plano deve responder perguntas como:

  • Qual o público-alvo?
  • Qual o local de atuação?
  • A empresa possui alguma especialidade? 
  • Qual é o investimento inicial necessário? 
  • Qual é o formato dos serviços oferecidos: consultoria tradicional, on-line ou digital?
  • Quais as  campanhas e estratégias de marketing contábil, adequadas para à persona do escritório?

Ou seja, ele permite que você se prepare para situações que possam ocorrer e pense em alternativas.

Passo 2. Realize uma pesquisa de mercado

Realizar uma pesquisa de mercado é fundamental para empresas que desejam se estabelecer na área contábil, já favorece o posicionamento do escritório, atendendo áreas que o mercado mais precisa.

Isso permite que você se prepare para as situações e estruture suas ações para atender às necessidades dos clientes.

Passo 3. Faça o registro nos órgãos necessários

Tão importante quanto planejar seu negócio e entender seu mercado é estar conforme a legislação da área. Por isso, é fundamental realizar o registro no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e em outros órgãos, como consta no decreto de nº 9.295/46.

Sem esse aval, você não pode atuar de forma legal, limitando sua atuação, pois muitas empresas levam esse aspecto em consideração ao escolher um escritório de contabilidade.

Passo 4. Monte a sua equipe de trabalho

Embora seja possível abrir um escritório de contabilidade e trabalhar sozinho, o alcance da empresa ficará limitado. 

Assim, investir em uma equipe qualificada, com uma secretária, um auxiliar de serviços gerais, um encarregado de DP, encarregado de Escrita Fiscal e, claro, um contador. Dessa forma, será possível atender mais clientes, com qualidade e em diversas áreas.

Passo 5. Monte a estrutura do escritório

Com a equipe definida, é hora de estruturar o espaço físico do escritório. É preciso levar em consideração a localização (pois pode influenciar no momento de atrair clientes) e buscar um imóvel que atenda às necessidades da empresa.

É importante que o espaço tenha uma sala de espera, recepção, sala de arquivo, um espaço de copa, banheiros adequados, uma sala para você e um local para a contabilidade e o RH.

Passo 6. Padronize tarefas

Com tudo isso definido, você pode começar a pensar nas operações da empresa. É interessante desenhar processos para as atividades, estabelecendo padrões de execução e entrega.

Por exemplo, para atendimento a um novo cliente, é possível desenhar um questionário que deve ser feito antes de começar um relacionamento. Assim, todos os clientes terão as mesmas informações anotadas, o contador terá os dados que precisa e, se um novo colaborador entrar na empresa, já saberá como proceder.

Passo 7. Elabore uma estratégia de marketing

Agora que tudo está alinhado na empresa, é hora de atrair clientes. Por isso é fundamental ter uma estratégia de marketing contábil. Ela fará com que você alcance outros negócios, que talvez não conheceriam o escritório sem uma divulgação bem feita.

Além disso, vale trabalhar também o marketing pessoal para contadores, em especial se a empresa for menor ou se você já possui experiência e um nome consolidado no mercado. 

Conte com o sistema ERP para facilitar a gestão do seu escritório de contabilidade

Para gerenciar sua empresa, um sistema de gestão pode ser um grande aliado. Com o ERP da Omie, você ganha muito mais eficiência, chegando a ser 80% mais produtivo.

Isso porque ele se baseia na nuvem, garantindo a segurança das informações e permitindo a automação de diversas tarefas. Além disso, reduz erros com dados e centraliza tudo o que sua gestão precisa em uma única ferramenta – essas são apenas algumas vantagens do ERP online para PME.

Invista na sua vida profissional

Como visto, pode ser muito vantajoso abrir um escritório de contabilidade, porém é preciso muita dedicação, planejamento e esforço para que a empresa se mantenha relevante com o tempo, além de atender às demandas dos clientes.

Além disso, é importante estar antenado às novidades e tendências do mercado, como a contabilidade estratégica, buscando conhecimentos sobre sua área de atuação para entregar serviços ainda melhores. 

Descubra tudo o que a Omie oferece para contadores como você impulsionarem o seu negócio!

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças
faca um relatório contábil de qualidade
Para conhecer a saúde financeira de uma empresa, é imprescindível entender como fazer um relatório contábil bem detalhado. Saiba mais
A contabilidade consultiva oferece serviços estratégicos além da contabilidade tradicional, agregando valor aos clientes através de orientações personalizadas. Explore a