Entenda tudo sobre como ser auditor contábil

Se você busca saber como ser auditor contábil, leia nosso artigo e descubra o que você precisa para seguir esse caminho e como se preparar.

28/Set/2020
Contabilidade

O auditor contábil é um profissional da área de contabilidade cada vez mais requisitado, devido ao avanço dos programas de compliance e da fiscalização digital. Seu papel principal é garantir que os registros contábeis das empresas estejam em ordem. Veja neste artigo tudo sobre o cargo, como funciona e como ser auditor contábil.

O que faz um auditor contábil?

O auditor contábil tem a função de realizar a auditoria operacional e contábil das empresas com base nos programas específicos de auditoria. Para isso, ele analisa os livros contábeis, fiscais e comerciais, verifica se os lançamentos e os documentos são verídicos e se estão de acordo com a política de compliance da empresa.


Ele também verifica o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e os demonstrativos contábeis e, em seguida, produz um relatório para indicar os problemas encontrados e as correções e melhorias que podem ser feitas.


Além disso, ele também pode trabalhar de forma conjunta com os auditores externos, caso a empresa sinta a necessidade de contratá-los, com o objetivo de dar suporte a eles nas análises das demonstrações financeiras e contábeis. O trabalho do auditor, basicamente, evita possíveis falhas nos registros, fraudes e irregularidades empresariais.


As empresas costumam contratar a auditoria contábil para se certificar de que não há problemas desse tipo ou desvio de verba, por exemplo, em caso de suspeita. 

Como ser auditor contábil?

Antes de se tornar um auditor contábil, é importante saber que alguns requisitos básicos são necessários. O primeiro, e mais fundamental deles, é ter o bacharel em Ciências Contábeis


Também é necessário que o profissional tenha o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região onde vai atuar. Veja a seguir outros requisitos para seguir na carreira de auditor contábil:

Formação em auditoria contábil

Existem diversos cursos de especialização que os contadores podem fazer no setor de auditoria, e essa formação é essencial para que você esteja apto a passar nos exames de qualificação técnica exigidos para os profissionais da área.


Você poderá realizar essa especialização de forma on-line, se preferir. Além disso, não se trata de cursos muito longos, no entanto, contém conteúdos específicos do ramo que abrangem mais do que apenas a contabilidade básica.

Exame de qualificação técnica

Todos os profissionais da carreira contábil que optam em ser auditores precisam passar pelo Exame de Qualificação Técnica para que obtenham o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC).


Esse exame serve para aprimorar a qualificação técnica e científica dos auditores e peritos contábeis. É aplicado uma vez ao ano pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Instituto dos auditores independentes do Brasil (IBRACON), e abrange tanto conhecimentos básicos de contabilidade quanto específicos da auditoria.

Escolha sua habilitação

Após passar pelo exame de qualificação, você poderá decidir qual será sua habilitação, segundo o segmento do mercado em que deseja atuar. As opções são companhias reguladas por: Superintendência de Seguros Privados (Susep), Banco Central do Brasil (BCB) ou Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Você também pode optar por ser um auditor independente e, assim, prestará serviços a quais empresas desejar. Ademais, poderá atuar como um auditor interno e integrar as equipes de auditoria de uma companhia.

Mantenha-se atualizado

Outro fator sobre como ser auditor contábil é que esse profissional precisa estar em constante atualização. Então, é preciso estar sempre antenado às mudanças da legislação, às tendências e às novas tecnologias. 


Devido à transformação digital intensa que estamos vivenciando, é importante que você acompanhe os processos de auditoria digital para ser capaz de realizá-los. Para isso, realize novos cursos, conheça novas metodologias, participe de eventos do ramo e acompanhe portais atualizados que falem sobre o assunto.

O impacto da tecnologia na auditoria contábil

Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm gerado grande impacto em todos os setores, otimizando processos e a rotina de trabalho. Isso não é diferente com a auditoria contábil, já que a tecnologia ajuda a tornar os processos mais ágeis e a dar mais confiabilidade para as informações contábeis.


Sendo assim, o auditor precisa ter conhecimento sobre a tecnologia e seus recursos para que seja capaz de prestar um serviço com mais agilidade, credibilidade e qualidade. Um exemplo de tecnologia utilizada pela contabilidade é o sistema ERP, que mantém os dados contábeis e financeiros das empresas centralizados em um único lugar e os integra automaticamente aos softwares contábeis.


Isso facilita muito o acesso a esses registros, que pode ser feito de forma automática, além de garantir a confiabilidade das informações. Assim, o auditor tem acesso mais rápido às demonstrações, assim como aos livros contábeis de seus clientes. 


Por isso, é importante que esse profissional saiba como utilizar as tecnologias e recursos ao seu favor. Conheça Omie.Simbiose e descubra todas as novas oportunidades do mundo contábil.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas