Gerenciamento de equipes: 7 dicas para aumentar a eficiência nas tarefas do seu negócio

Ter um bom gerenciamento de equipes aumenta os resultados e faz com que as tarefas sejam feitas com mais agilidade. Por isso, saiba como realizar em sua empresa!

08/Fev/2021
Gestão

Realizar um gerenciamento de equipes exige um planejamento dos gestores e a correta delegação de responsabilidades e tarefas. Sendo esse um papel fundamental para o crescimento da empresa e dos próprios colaboradores. Tudo isso a partir de técnicas da organização. 


O importante é saber que apesar das dicas, não existe uma fórmula mágica para o gerenciamento de equipes. Isso porque, todas as empresas têm culturas diferentes, ambientes , funcionários e metas específicas que vão de acordo com os objetivos do negócio.


Alinhar o fluxo de trabalho entre os funcionários, fazer uma monitoração diária e lidar com os conflitos internos e externos são alguns pontos essenciais para saber como administrar uma equipe de trabalho. Por isso, preparamos 7 dicas para gerenciamento de equipes. Vamos lá? 

1. Distribua as tarefas entre os funcionários

Entender as habilidades e pontos a desenvolver da equipe é essencial para a distribuição das tarefas. Isso porque,  é mais fácil colocar os funcionários de acordo com os pontos positivos e gerar mais oportunidades e aumento da produtividade. 


Além disso, existem algumas vantagens que essa distribuição proporciona no ambiente de trabalho, e são elas:

  • Aproveitamento 100% da equipe;
  • Otimização de tempo;
  • Qualidade nas tarefas realizadas;
  • Motivação dos funcionários;
  • Eficiência nas tarefas realizadas.

2. Reuniões frequentes

As reuniões são importantes para o alinhamento de tarefas, atividades e resolução ou antecipação de problemas. Porém, é preciso fazer reuniões periódicas apenas quando for realmente necessário e que tenha um objetivo para ser discutido de forma coletiva.


Esses encontros são extremamente úteis para esclarecer dúvidas dos funcionários, corrigir possíveis erros e falhas, ter um momento de brainstorming, mostrar e analisar resultados e expor problemas para serem solucionados em grupo. 


Ter uma ferramenta de gerenciamento de equipes pode te ajudar a organizar melhor a reunião e armazenar os dados de uma forma organizada. Não se esqueça de produzir uma ata após cada reunião. Ela ajuda a saber quais são os próximos passos e o que foi discutido durante a conversa. 


Além disso, ter acesso a essas ferramentas faz com que você consiga mais visualização do que precisa ser realizado com urgência e o que pode ser feito ao longo dos dias. É muito mais fácil fazer uma gestão de equipe assim, não é mesmo?

3. Tenha em mente a antecipação de problemas

É preciso entender que apesar de saber o que é gerenciamento de equipe e realizar em sua empresa, imprevistos acontecem e é muito importante saber como lidar com essa situação e estabelecer uma nova estratégia de trabalho e ações que realmente vão estar alinhadas com o objetivo da empresa. 


Saiba que erros são comuns e fazem parte do processo, o ideal é que eles sejam identificados com rapidez e facilidade. Por isso, conhecer a sua equipe vai te ajudar a ter flexibilidade nas decisões e empatia para entender que o planejamento pode ter sido modificado por inúmeros fatores. 

4. Saiba identificar pontos positivos

A comunicação e entendimento dos funcionários, como já dito anteriormente, faz a diferença no convívio e resolução de problemas, e por isso o contato deve ser diário e frequente. Uma dica é a realização de dailys, que otimizam o tempo de uma reunião e ajudam a mensurar os projetos em andamento dentro da empresa.


Outro ponto decisivo para identificar pontos que podem te ajudar no gerenciamento e gestão de equipes são os feedbacks constantes. Seja feito mensalmente ou a cada 2 ou 6 meses, é fundamental ter um feedback consistente para que o funcionário entenda o que está funcionando para o trabalho e o que precisa ser desenvolvido individualmente. 

5. Identifique os diferentes perfis

Não se esqueça de levar em consideração todas as características individuais dos funcionários. Cada pessoa tem uma personalidade e forma de trabalhar diferente, afinal são empresas e experiências profissionais diversas. 


Pessoas que aceitam críticas são mais fáceis de desenvolver e entender o que precisa ser melhorado, já quem não recebe de forma fácil e construtiva acaba tendo mais dificuldade para crescer e reconhecer o que precisa ser feito. 


Além disso, é preciso entender o que cada funcionário busca para a sua carreira profissional. Existem pessoas que não procuram cargos de liderança ou gestão de equipes, porém são mais técnicos e procuram níveis profissionais mais técnicos e isso agrega também em todas as empresas. Por isso, faça uma adaptação em seu feedback.


Sabemos que durante o home office é mais difícil identificar os perfis, principalmente se o funcionário for recém chegado na empresa. Por isso as conversas frequentes fazem toda a diferença. 

6. Reconheça conquistas

Sabe aquela motivação que todo mundo fala entre as empresas? Ela surge a partir do reconhecimento de um bom trabalho. Reconhecer e pontuar os esforços que foram feitos faz a diferença na sua equipe e os deixa mais felizes em realizar as suas tarefas. 


Desde um agradecimento entre os funcionários, até algo mais especial como prêmios, certificados ou código de desconto em sites, reconhecer um bom trabalho é um dos pontos de gerenciamento de equipes. Porém, não se esqueça de ir de acordo com o desenvolvimento do colaborador.

7.  Tenha foco no resultado

Esse é um ponto extremamente importante nas empresas que deve ser feito em coletivo. Afinal, toda a equipe deve estar alinhada com as diretrizes e a cultura da empresa. Além de ter em mente todas as metas e objetivos que precisam ser alcançados. 


Nesse caso, é preciso compartilhar quais são os anseios da empresa através de discussões sobre as atividades realizadas. Além de proporcionar abertura para sugestões, críticas e comentários e momentos de descontração que incentivem a criatividade sendo esse um outro ponto importante para saber como gerenciar uma equipe

Garanta resultados melhores com gerenciamento de equipes!

Agora que você já sabe quais os principais pontos para fazer um bom gerenciamento de equipes, coloque em prática as nossas dicas e deixe a sua equipe sempre motivada e disposta a novos desafios! 


Conheça a Omie Academy, a plataforma ideal para que você potencialize ainda mais o seu conhecimento em gestão, negócios, inovação, tecnologia, marketing e muito mais. Acesse e conheça o curso "Liderança e gestão de pessoas" gratuitamente!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas