Gestão estratégica: entenda o conceito e como aplicar na sua empresa

Já ouviu falar em gestão estratégica? Entenda o conceito e como usar a favor da sua empresa para garantir ótimos resultados e alcançar metas e objetivos.

14/Jan/2021
Gestão

Ter a definição de metas a alcançar de uma empresa, faz com que todos os setores tenham fluidez e otimização dos processos. Por isso, fazer a gestão estratégica de um negócio é tão importante para que o planejamento seja feito com sucesso e traga ótimos resultados. 


Falando assim, parece até meio difícil acreditar que existem empresas que não atuam com a gestão estratégica empresarial, não é mesmo? Porém, ainda é a realidade de muitos negócios. Por isso, no artigo abaixo, apresentamos o conceito do termo e damos dicas de como aplicar e colocar em prática na sua empresa! Vamos lá?

Definição de gestão estratégica

Para começar, o mais importante é entender o que é gestão estratégica e como ela funciona no dia a dia. Basicamente é um conjunto de práticas que otimiza e 


torna mais eficaz a gestão de um negócio. Ou seja, são ações que atuam no gerenciamento de recursos para alcançar determinadas metas e objetivos.


Portanto, a gestão estratégica envolve uma série de análises do ambiente corporativo e da própria organização, como a análise SWOT, além de acompanhamento de como a organização se posiciona no mercado em comparação aos concorrentes. 

Como implantar dentro da organização?

Para implementar a gestão estratégica frente ao mercado, é preciso conhecer o ambiente interno e externo em que o negócio atua. Por isso, é essencial utilizar ferramentas que façam a análise completa e profunda desses ambientes. Abaixo, vamos apresentar uma das principais possibilidades para aplicar em sua empresa.

Matriz Swot ou FOFA

Essa ferramenta é utilizada para reconhecer o potencial estratégico de um projeto e auxilia na análise do posicionamento que a organização tem no ambiente externo e interno. É feito o acompanhamento de características externas como possíveis ameaças e oportunidades e internas como forças e fraquezas. 


Com essa matriz, é possível planejar todos os objetivos, metas e estabelecer prazos para a mensuração dos resultados. Assim, é feita a realização de uma revisão das políticas da empresa. Por isso, ter missão, visão e valores bem estabelecidos faz com que tenha um guia durante o processo.


Outro ponto importante é traçar alternativas para antecipação de problemas que possam gerar uma reformulação do planejamento. Por isso, é o momento ideal para entender todos os problemas e o que deu certo durante a execução, sendo uma das partes mais importantes da implementação.

Análise SWOT na gestão de pessoas

Além disso, é possível implementar essa análise na gestão estratégica de pessoas, através de vários pontos, vamos te apresentar a seguir:


  • Brainstorm: essa é uma excelente prática para fazer com que a equipe sinta-se parte do projeto, e consequentemente aumente a criatividade e engajamento; 
  • Fatores internos: fazer questionamentos de quais são os principais desafios de uma organização para engajar seus colaboradores;
  • Fatores externos: apresentar exemplos de gestão estratégica e de pessoas que deram certo em outros ambientes. Logo após, mostrar sugestões de melhorias dentro da empresa,
  • Crie uma matriz: um plano de ações anuais com soluções de investimento nos funcionários: cursos, treinamentos, entre outros.

Benefícios da prática

Sejam pequenas ou grandes empresas, ambas podem se beneficiar das práticas de gestão estratégica. E com isso, o crescimento acaba se tornando mais acelerado e feito de forma correta. 


Porém, é preciso saber que para que a gestão estratégica de negócios funcione, é necessário um diagnóstico do gerenciamento realizado. Dessa forma, é possível saber quais são os principais indicadores de venda e falhas que podem acontecer, o que consequentemente auxilia na antecipação de problemas. 


Por isso, dentre os benefícios da gestão estratégica podemos citar:


1. Empresas proativas e não reativas

Ter um planejamento e gestão estratégicas podem ser o ponto alto para deixar a sua empresa mais proativa em diversas situações. Essa documentação faz com que seja mais fácil prever o que vai acontecer no futuro, e assim, ter mais preparação diante dos problemas. 


Ou seja, sabe aquelas tendências de mercado que podem ser o ponto chave para a sua empresa? É com o planejamento estratégico que se torna mais fácil de se adequar às mudanças do mercado e manter sempre um passo à frente nas empresas concorrentes. 

2. Estabelecer senso de direção

O senso de direção em uma gestão estratégica faz com que as metas e objetivos sejam realistas e de acordo com a missão e visão traçadas pela organização. Dessa forma, tudo é feito de acordo com os limites e objetivos estabelecidos.


Esse tipo de planejamento, seja ele uma gestão estratégica de custos ou de pessoas, faz com que se tenha uma base sólida que ajuda a empresa a crescer e avaliar o seu desenvolvimento, compensar os funcionários com bonificações e estabelecer limites em determinadas tomadas de decisões.

3. Desenvolvimento e aumento da eficiência operacional

Já pensou ter um roteiro para todas as atividades da organização para atingir as metas com exatidão e excelência? É com esse tópico que a organização se torna capaz de orientar variadas discussões e tomadas de decisões, o que consequentemente aumenta a eficiência da operação.



4. Market share e lucros

Através desse ponto é possível ter informações fundamentais sobre as tendências e inovações do mercado. Ter uma abordagem correta e de acordo com o público alvo pode aumentar o esforço das vendas e proporcionar resultados incríveis que acabam refletindo nos lucros da empresa. 

5. Maior durabilidade aos negócios

De acordo com dados de 2019 do IBGE, cerca de 21% das empresas acabam fechando no primeiro ano de funcionamento, e isso acontece justamente pela falta de preparo e planejamento. É possível que um negócio esteja crescendo e evoluindo perfeitamente nos primeiros meses e após isso se ver acabado ou em dívidas.


Por isso, é preciso ter uma base sólida e muito foco para atingir os objetivos, além de sempre se destacar de alguma forma entre os concorrentes, seja em atendimento, em produtos ou serviços. 


A Omie pode te ajudar a potencializar os resultados da sua empresa com um sistema de gestão simples, intuitivo e com custos que vão de acordo com o tamanho do seu negócio. Além disso, você pode ter acesso a educação empreendedora, treinamentos exclusivos e crédito facilitado. Converse com um de nossos consultores e saiba mais!



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas