Gestão estratégica: entenda o conceito e como aplicar na sua empresa
Já ouviu falar em gestão estratégica? Entenda o conceito e como usar a favor da sua empresa para garantir ótimos resultados e alcançar metas e objetivos.
Ter a definição de metas a alcançar de uma empresa, faz com que todos os setores tenham fluidez e otimização dos processos. Por isso, fazer a gestão estratégica de um negócio é tão importante para que o planejamento seja feito com sucesso e traga ótimos resultados.
Falando assim, parece até meio difícil acreditar que existem empresas que não atuam com a gestão estratégica empresarial, não é mesmo? Porém, ainda é a realidade de muitos negócios. Por isso, no artigo abaixo, apresentamos o conceito do termo e damos dicas de como aplicar e colocar em prática na sua empresa! Vamos lá?
Definição de gestão estratégica
Para começar, o mais importante é entender o que é gestão estratégica e como ela funciona no dia a dia. Basicamente é um conjunto de práticas que otimiza e
torna mais eficaz a gestão de um negócio. Ou seja, são ações que atuam no gerenciamento de recursos para alcançar determinadas metas e objetivos.
Portanto, a gestão estratégica envolve uma série de análises do ambiente corporativo e da própria organização, como a análise SWOT, além de acompanhamento de como a organização se posiciona no mercado em comparação aos concorrentes.
Como implantar dentro da organização?
Para implementar a gestão estratégica frente ao mercado, é preciso conhecer o ambiente interno e externo em que o negócio atua. Por isso, é essencial utilizar ferramentas que façam a análise completa e profunda desses ambientes. Abaixo, vamos apresentar uma das principais possibilidades para aplicar em sua empresa.
Matriz Swot ou FOFA
Essa ferramenta é utilizada para reconhecer o potencial estratégico de um projeto e auxilia na análise do posicionamento que a organização tem no ambiente externo e interno. É feito o acompanhamento de características externas como possíveis ameaças e oportunidades e internas como forças e fraquezas.
Com essa matriz, é possível planejar todos os objetivos, metas e estabelecer prazos para a mensuração dos resultados. Assim, é feita a realização de uma revisão das políticas da empresa. Por isso, ter missão, visão e valores bem estabelecidos faz com que tenha um guia durante o processo.
Outro ponto importante é traçar alternativas para antecipação de problemas que possam gerar uma reformulação do planejamento. Por isso, é o momento ideal para entender todos os problemas e o que deu certo durante a execução, sendo uma das partes mais importantes da implementação.
Análise SWOT na gestão de pessoas
Além disso, é possível implementar essa análise na gestão estratégica de pessoas, através de vários pontos, vamos te apresentar a seguir:
- Brainstorm: essa é uma excelente prática para fazer com que a equipe sinta-se parte do projeto, e consequentemente aumente a criatividade e engajamento;
- Fatores internos: fazer questionamentos de quais são os principais desafios de uma organização para engajar seus colaboradores;
- Fatores externos: apresentar exemplos de gestão estratégica e de pessoas que deram certo em outros ambientes. Logo após, mostrar sugestões de melhorias dentro da empresa,
- Crie uma matriz: um plano de ações anuais com soluções de investimento nos funcionários: cursos, treinamentos, entre outros.
Benefícios da prática
Sejam pequenas ou grandes empresas, ambas podem se beneficiar das práticas de gestão estratégica. E com isso, o crescimento acaba se tornando mais acelerado e feito de forma correta.
Porém, é preciso saber que para que a gestão estratégica de negócios funcione, é necessário um diagnóstico do gerenciamento realizado. Dessa forma, é possível saber quais são os principais indicadores de venda e falhas que podem acontecer, o que consequentemente auxilia na antecipação de problemas.
Por isso, dentre os benefícios da gestão estratégica podemos citar:
1. Empresas proativas e não reativas
Ter um planejamento e gestão estratégicas podem ser o ponto alto para deixar a sua empresa mais proativa em diversas situações. Essa documentação faz com que seja mais fácil prever o que vai acontecer no futuro, e assim, ter mais preparação diante dos problemas.
Ou seja, sabe aquelas tendências de mercado que podem ser o ponto chave para a sua empresa? É com o planejamento estratégico que se torna mais fácil de se adequar às mudanças do mercado e manter sempre um passo à frente nas empresas concorrentes.
2. Estabelecer senso de direção
O senso de direção em uma gestão estratégica faz com que as metas e objetivos sejam realistas e de acordo com a missão e visão traçadas pela organização. Dessa forma, tudo é feito de acordo com os limites e objetivos estabelecidos.
Esse tipo de planejamento, seja ele uma gestão estratégica de custos ou de pessoas, faz com que se tenha uma base sólida que ajuda a empresa a crescer e avaliar o seu desenvolvimento, compensar os funcionários com bonificações e estabelecer limites em determinadas tomadas de decisões.
3. Desenvolvimento e aumento da eficiência operacional
Já pensou ter um roteiro para todas as atividades da organização para atingir as metas com exatidão e excelência? É com esse tópico que a organização se torna capaz de orientar variadas discussões e tomadas de decisões, o que consequentemente aumenta a eficiência da operação.
4. Market share e lucros
Através desse ponto é possível ter informações fundamentais sobre as tendências e inovações do mercado. Ter uma abordagem correta e de acordo com o público alvo pode aumentar o esforço das vendas e proporcionar resultados incríveis que acabam refletindo nos lucros da empresa.
5. Maior durabilidade aos negócios
De acordo com dados de 2019 do IBGE, cerca de 21% das empresas acabam fechando no primeiro ano de funcionamento, e isso acontece justamente pela falta de preparo e planejamento. É possível que um negócio esteja crescendo e evoluindo perfeitamente nos primeiros meses e após isso se ver acabado ou em dívidas.
Por isso, é preciso ter uma base sólida e muito foco para atingir os objetivos, além de sempre se destacar de alguma forma entre os concorrentes, seja em atendimento, em produtos ou serviços.
A Omie pode te ajudar a potencializar os resultados da sua empresa com um sistema de gestão simples, intuitivo e com custos que vão de acordo com o tamanho do seu negócio. Além disso, você pode ter acesso a educação empreendedora, treinamentos exclusivos e crédito facilitado. Converse com um de nossos consultores e saiba mais!
.png)