Market Share: o que significa e como aumentar o da sua empresa?

Você sabe o que é market share? Conheça mais sobre esse conceito e a importância dele para o seu negócio.
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O market share da sua empresa revela importantes informações sobre como ela está posicionada no mercado. É algo para ter no radar quando se trata, por exemplo, de construir uma imagem sólida e passar credibilidade para atrair novos investidores. 

Market share é um dado que pode e deve ser utilizado para mostrar o desempenho de uma empresa e também para analisá-la em relação aos seus competidores. Você já ouviu falar desse termo? Sabe como calculá-lo? Confira o artigo para entender mais a respeito.

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O que é Market Share?

Market share é um termo em inglês que pode ser traduzido como parte do mercado. Esse conceito se refere à parte do mercado que uma empresa possui. É a porcentagem de vendas na qual uma empresa é responsável dentro do seu setor, o que representa quão grande ela é, além de sua influência no mercado. 

Está fortemente conectado ao valor da marca. Se ela possui controle sob uma considerável parte do mercado, é uma empresa que se destaca entre seus competidores. A quota de mercado pode ser analisada sob duas perspectivas diferentes: o valor e o volume de vendas.

Para calcular, deve-se incluir o valor em vendas da empresa no seu setor. Por outro lado, o market share de volume leva em conta a quantidade de produtos vendidos, não somente o seu valor. É possível, por exemplo, que uma empresa tenha um alto valor de vendas, mas que venda uma quantidade reduzida de produtos. 

Por exemplo, uma concessionária de carros importados ou uma marca de moda de luxo não vende os mesmos itens de uma empresa em atacado. Nesses casos, a quantidade de itens vendidos não é igual ao valor obtido por eles e é preciso estar atento. 

Para compreender a fatia de mercado de uma empresa e o que isso representa é preciso analisar o setor em que ela está inserida. Deve-se levar em consideração diversos fatores como a área geográfica que ela abrange, quais são os canais de venda e os segmentos de clientes. 

Por que ter atenção à quota de mercado?

É importante ter atenção sobre qual é a sua quota de mercado, pois isso é algo que pode interferir diretamente nas possibilidades de expansão do seu negócio. Por exemplo, se você tiver uma análise completa do market share da sua empresa, é uma informação que, se positiva, pode atrair novos investidores e fazer com que a sua empresa seja valorizada. 

O dado é um indicador da performance da sua empresa, portanto deve-se ficar sempre de olho em como ele varia ao longo do tempo. Caso a sua parte no mercado reduza, é necessário pensar em ações estratégicas para melhorar o desempenho em vendas, por exemplo, ao prospectar mais clientes, evitando possíveis crises e a redução do lucro. 

Como calcular o Market Share de um negócio?

Para calcular o market share, primeiramente você deve selecionar o período que será analisado, que pode ser um mês, seis meses ou dois anos, por exemplo. Depois disso, reúna os dados de quantidade e valores de venda durante o tempo selecionado. 

Some o valor de todas as vendas e, então, divida esse resultado pelo total de vendas no mercado. Se você quiser obter a porcentagem, é só multiplicar o resultado final por 100. Esse é o cálculo de market share de valor.

Para saber qual é o  market share de volume de uma empresa, deve-se dividir a quantidade total de vendas pelo número de vendas no setor como um todo. Para decidir qual cálculo é mais relevante para o seu negócio, é preciso considerar o que é mais valorizado em seu setor. 

4 estratégias para aumentar o Market Share da sua empresa 

Se você fez o cálculo e não ficou satisfeito com o resultado, a boa notícia é que é possível mudar isso. Você pode implementar diversas mudanças que auxiliam no aumento das vendas e melhoram o posicionamento no mercado.

Antes de qualquer mudança, é essencial fazer uma análise completa do seu negócio para identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados, bem como uma pesquisa de mercado, metodologia capaz de oferecer dados ricos e completos.

1. Desenvolva uma estratégia de Marketing Digital

O marketing digital conta com uma série de ações realizadas online, com o objetivo de promover algo, o que pode ser uma marca ou um produto, por exemplo. Com o crescimento da internet, que se tornou parte do dia a dia de milhares de pessoas no mundo todo, esse espaço digital também passou a ser usado para fazer compras e descobrir novos produtos. 

Você pode tirar proveito disso para aumentar a visibilidade do seu negócio, conversar diretamente com o seu público-alvo e, inclusive, vender online. Para implementar ações de marketing efetivas, o primeiro passo é definir quem são seus consumidores em potencial. 

  • Quais redes sociais eles usam? 
  • Eles compram on-line? 
  • Quais demandas os seus produtos podem ajudá-los a resolver? 

Uma vez que você já possui essas respostas, tenha um guia de qual tipo de conteúdo criar na internet para atrair a atenção de possíveis consumidores. Por exemplo, se eles utilizam muito o Instagram e o Facebook, essas são redes sociais em que valeria a pena criar um perfil da sua marca e nutrir com conteúdos relevantes toda semana. 

2. Invista em novos canais de venda

Uma oportunidade de expandir o market share é ter mais de um canal de venda. Por exemplo, ao invés de vender somente em lojas físicas, você pode ter uma loja online, ou ambas. Uma das grandes vantagens de vender pela internet é ampliar a região geográfica que a sua empresa atende.

Ao invés de vender somente em uma cidade, é possível enviar seus produtos para todo o território nacional ou até para outros países. Tudo isso sem ter que arcar com os custos de abrir uma loja física. Entretanto, para vender pela internet, é preciso saber como gerenciar suas vendas online, mantendo o controle do estoque, das entregas, entre outras etapas.

3. Atenção ao Customer Experience

Engana-se quem pensa que somente o preço é o fator decisivo para que um consumidor opte por comprar em uma empresa e não em outra que vende o mesmo produto. Um dos fatores decisivos da gestão de relacionamento com o cliente é a customer experience, que em português significa experiência do consumidor. 

As pessoas valorizam a forma como são tratadas e a experiência que têm, seja comprando online ou fisicamente. Por isso, é importante ter atenção nos detalhes que podem melhorar a jornada de compra. 

No caso de uma loja online, aspectos como páginas bem estruturadas, em que as informações são fáceis de achar, alta velocidade de carregamento das páginas, fotos em alta qualidade e processo simplificado de pagamento fazem uma grande diferença. 

Já em lojas físicas, vale a pena criar um ambiente convidativo para os clientes e orientar os funcionários em relação às melhores táticas de venda. 

4. Tenha a tecnologia como aliada 

A tecnologia, sem dúvidas, oferece várias soluções que podem simplificar as tarefas diárias de uma empresa em diferentes setores. No caso das vendas e de atendimento ao cliente, por exemplo, um ótimo aliado é o CRM. 

A sigla se refere ao termo em inglês customer relationship management, que pode ser traduzido como gerenciamento da relação com os consumidores. Esse tipo de software oferece vários recursos para que a sua equipe de marketing e de vendas possa manter o controle das interações com os consumidores em um só aplicativo.

Isso evita erros humanos comuns, como esquecer de responder um cliente, perder a data de uma cobrança ou atrasar alguma demanda, dúvida e entrega. 

O software ERP, Enterprise Resource Planning, de gestão, também auxilia a otimizar diversos processos, prevenindo erros. Você consegue alinhar a comunicação entre os times e melhorar o fluxo de trabalho. 

Busque Formas de Melhorar o Market Share

Agora que você já sabe o que é market share, como ele é calculado e sua importância para o crescimento da empresa, vale a pena ressaltar que o crescimento é algo que se consegue através de esforços constantes. Primeiramente, é fundamental ter um planejamento bem construído, tendo em vista os objetivos a curto e longo prazo da empresa. 

Esses objetivos precisam estar bem definidos e explicados para a sua equipe. Além disso, é necessário se manter atualizado às mudanças do mercado para se adequar a possíveis novas demandas.

Confira o artigo Transformação digital: como implementar no seu negócio e aprenda mais sobre o que você pode fazer para modernizar sua jornada. Conte com a Omie!

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