Como gerenciar suas vendas online?

Saiba como administrar vendas online de forma simples e eficiente com ferramentas para e-commerce.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Saiba como realizar vendas online e tire dúvidas sobre como administrar esse formato de negócio. Existem muitas maneiras de fazer essa gestão de modo simplificado e otimizado, garantindo ainda mais qualidade ao seu e-commerce.

Para você ter uma ideia do poder das vendas online: de acordo com a Ebit Nielse, em 2021 houve um aumento de 26% das vendas realizadas de maneira online, gerando um lucro mercadológico de cerca de R$ 110 bilhões de reais.

Isso significa que esse tipo de negócio não para de crescer, seja pelas recentes mudanças no comportamento do consumidor, fatores sociais e econômicos ou o crescimento das tecnologias digitais. Por isso, é essencial conhecer as ferramentas e também outras formas que ajudam a gestão dos e-commerces.

Neste conteúdo, você conhecerá dicas para gerenciar vendas online e a importância de utilizar a internet como aliada das pequenas e médias empresas para alavancar o negócio. Boa leitura.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 69

Por que gerenciar as suas vendas online?

Se você pretende levar seu negócio para a internet e abrir uma loja virtual, precisa entender em detalhes como fazer a gestão das suas vendas online para, assim, tornar sua empresa um sucesso.

Afinal, um empreendimento bem gerenciado é a melhor forma de se destacar diante dos concorrentes, e quando falamos no ambiente online, isso se torna ainda mais essencial. Isso porque, os clientes se deparam com diversas opções, de diferentes localidades, o que acaba tornando o mercado mais competitivo.

A gestão, nesse caso, torna-se uma grande aliada. Por meio dela, você garante que todos os processos relacionados, como pedidos, estoque, logística e atendimento estejam sendo realizados efetivamente, controlando e acompanhando de perto o que acontece com as vendas online.

Ao gerenciar as vendas do seu e-commerce, você consegue resultados melhores, aumenta a satisfação dos clientes, evita erros e consegue uma visão ampla de tudo o que está acontecendo nesse ambiente virtual.

Como administrar as vendas online da sua loja?

É comum pensar que vender online é muito complicado e que pode causar muita dor de cabeça no início. Hoje existem muitas formas de fazer isso de maneira simples e otimizada, garantindo bons resultados nas vendas online, desde que o foco de investimentos esteja em tecnologia e processos integrados.

Para garantir que sua plataforma de vendas online seja bem aproveitada, é preciso considerar alguns pontos. A seguir, você vai entender quais são eles e o que deve ser realizado.

Fazer um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é importante em diversos aspectos, desde a vida pessoal até a profissional. Por meio dele, você tem uma visão sobre as receitas, despesas e lucros. Além disso, um bom planejamento ajuda em todas as etapas de administração das vendas online.

Deve ser realizado desde a organização das finanças, para abrir e montar a sua loja online, até a execução e administração das vendas. Com esse tipo de planejamento, você consegue organizar as metas financeiras do ano inteiro, por exemplo. O que garante maior segurança em caso de imprevisto.

Gerenciar o estoque e logística

A gestão de estoque talvez seja um dos pontos de mais atenção nas lojas virtuais. Isso porque é essa atividade que vai possibilitar o entendimento da disponibilidade dos produtos que serão vendidos, facilitando identificar o que deve ou não ser reposto e os prazos para que isso aconteça.

Logo, com ele, você se certifica de que só anunciará os produtos que realmente estão disponíveis. Assim, evitam-se problemas com os clientes. Vale destacar, ainda, que gerenciar corretamente o estoque é a melhor forma de garantir um processo logístico efetivo.

Ambos estão diretamente ligados, o estoque está relacionado com a armazenagem e controle dos produtos comercializados, enquanto a logística está ligada ao processo de abastecimento e entrega desses itens. Sendo assim, é essencial ter uma visão geral dos dois pontos na hora de gerenciar suas vendas online.

Investir em ferramentas

As ferramentas online são grandes aliadas dos pequenos e médios empreendedores. Elas têm a função de facilitar os processos de gestão e organização das empresas, incluindo uma loja virtual e suas vendas.

Hoje, algumas dessas ferramentas ajudam não só a gerenciar seu site de vendas online, mas também outros aspectos, como o estoque, logística e até mesmo estratégias de marketing.

Sistema ERP

O sistema ERP é um exemplo dessas ferramentas de gestão que facilitam o dia a dia nas vendas online. Isso porque, ele consegue integrar diferentes áreas de um negócio, tornando a administração mais eficiente, otimizando as atividades e aumentando a produtividade.

Um sistema ERP oferece uma visão bem ampla de todo o negócio, incluindo a disponibilidade de estoque, os processos logísticos, as vendas online, o atendimento e muito mais.

Assim, você consegue maior controle de tudo o que está acontecendo em seu e-commerce, facilitando a rotina dos colaboradores e entregando ainda mais qualidade aos clientes.

Atendimento online

Para garantir a satisfação dos clientes, é essencial contar com bons canais de comunicação. Essa é uma das principais formas de se aproximar do seu público. Felizmente, hoje é possível automatizar esse processo e se certificar que seu cliente tenha as dúvidas respondidas.

CRM

O sistema CRM é uma das ferramentas mais utilizadas para melhorar o relacionamento com os clientes, além de aumentar as chances de novas vendas online. Trata-se de uma das ferramentas mais importantes e estratégicas para ajudar nas vendas.

Segundo uma pesquisa da Bain & Company, o CRM pode gerar até 95% a mais de lucros, aumentando em 5% a retenção de clientes. O CRM Omie, voltado para pequenas empresas, por exemplo, ajuda a otimizar e facilitar esse relacionamento, contribuindo para a excelência e qualidade na relação com os seus clientes.

Realizar pagamentos online

Uma das coisas que você precisa considerar na hora de abrir uma loja virtual e facilitar suas vendas online são as formas de pagamento. Aqui, é importante entender as preferências dos seus clientes e garantir a segurança de dados e informações, tanto da sua loja quanto dos seus clientes.

Existem muitas opções de ferramentas que ajudam nesse momento, por isso você deve ler e pesquisar sobre cada uma delas para identificar quais se enquadram no perfil do seu público e negócio.

Marketing digital

A melhor forma de aumentar o alcance do seu e-commerce e elevar suas vendas online é contar com ferramentas de marketing digital. Investir em anúncios, por meio de plataformas como Facebook e Google, ajudam muito a alavancar o seu negócio. No contexto de tráfego orgânico, isto é, aquele que vem naturalmente por meio de pesquisas, o ideal é produzir conteúdos estratégicos, com foco em temas relacionados ao seu serviço/produto.

O marketing digital também ajuda você a se aproximar e melhorar o relacionamento com seus clientes, afinal, ele gera relatórios que ajudam a acompanhar e entender as preferências. Assim, você consegue insights valiosos para aumentar suas vendas e, claro, a satisfação dos seus clientes.

Marketplaces

Você pode optar por abrir sua loja virtual em um único domínio ou utilizar um marketplace para realizar suas vendas online. Trata-se de uma plataforma que funciona como um shopping virtual, ou seja, vários comerciantes podem anunciar por lá. A Americanas e a Amazon são grandes exemplos desse tipo de plataforma.

Ademais, o marketplace é excelente para quem está começando. Ele favorece a visibilidade da empresa e dos produtos comercializados, contribuindo para aumentar as vendas online.

Assim, é possível contar com um integrador de marketplace. Com ele, você anuncia em diversos eixos do mercado, por meio de uma única plataforma. Desse modo, facilita-se a gestão e o processo de vendas.

Analisar resultados

Por fim, a última coisa que você deve saber sobre como administrar loja online é a importância de analisar os resultados da sua loja. Existem muitas ferramentas que facilitam essa atividade.

Nesse caso, é importante contar com uma ferramenta online que ofereça uma visão bem completa e detalhada sobre os processos, seja de vendas, financeiros, de atendimento ou estoque. Dessa forma, você entende onde e como precisa melhorar.

Com dados efetivos e reais, a gestão da sua loja online se torna mais estratégica, melhorando significativamente a qualidade das vendas.

Gerencie suas vendas em um só lugar

Agora você tem todas as informações que precisa para te ajudar a abrir sua loja virtual e começar suas vendas. Seguindo essas dicas, sem dúvida, você conseguirá alcançar resultados positivos e se diferenciar da concorrência. Por meio de uma boa presença online, você conquistará mais e mais clientes.

Neste conteúdo, você viu como gerenciar suas vendas online, porque investir nesse segmento do mercado e como os ambientes digitais tem conquistado mais e mais públicos. Ainda, viu algumas dicas e práticas para aumentar os resultados, como é o caso dos marketplaces e ferramentas tecnológicas.

A gestão de vendas não precisa ser algo complicado e burocrático. Contando com ferramentas de gerenciamento personalizadas para as PMEs, o seu negócio alavanca e você aumenta suas vendas online de forma estratégica e assertiva.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Market Share
Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular
canais de vendas
Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.
cadeia de valor
Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.