Por que é tão necessário fazer pesquisa de mercado?

Descubra por que a pesquisa de mercado é tão importante para o seu planejamento de marketing.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A pesquisa de mercado vem ganhando cada vez mais espaço em uma era de alto consumo de experiências. O método é um grande aliado das empresas e pode ser aplicado em organizações de todos os segmentos, já que gera grandes insights sobre o comportamento do consumidor, suas dores e necessidades.

Por meio dela, é possível coletar e analisar dados importantes sobre o mercado ou o ambiente em que o seu negócio está presente e, com base nisso, traçar estratégias mais efetivas na hora de lançar produtos ou renovar a marca. Por isso, as pesquisas de mercado são muito utilizadas no planejamento de marketing, por exemplo, e até para gestão.

Para entender mais sobre a pesquisa de mercado, como fazer e a importância, leia este conteúdo até o final! Nele você confere dicas práticas e pode começar a entender melhor seu contexto hoje mesmo.

O que é pesquisa de mercado?

Conhecida também como estudo de mercado, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que ajuda as empresas a coletarem e analisarem informações importantes sobre o meio em que estão presentes.

Logo, é utilizada para ajudar a entender a assertividade e efetividade de uma ação que o negócio pretende realizar. Com os dados coletados, você consegue ter maior clareza sobre o que precisa ser feito para garantir o sucesso da ação – seja a atualização de um produto ou a criação de uma nova solução.

Assim, as decisões se tornam mais estratégicas, certeiras e seguras. Existem duas formas de se obter as informações necessárias para a pesquisa de mercado:

  • Pesquisa primária: é a pesquisa realizada, geralmente, pela sua própria empresa ou, então, por alguma pessoa contratada apenas para coletar e analisar os dados;
  • Pesquisa secundária: nesse caso, a pesquisa pode ser realizada por uma empresa especializada ou com base em dados de terceiros, como artigos, relatórios ou guias de outras empresas.

Os dados coletados nas pesquisas de mercado podem detalhar aspectos como as características comportamentais, hábitos, perfis, além de ajudar na realização do benchmarking. Assim, você consegue entender a aceitabilidade e as intenções de compra de um determinado produto.

Tudo isso facilita o planejamento estratégico. Com uma pesquisa de mercado realizada com atenção e cuidado, você obtém informações valiosas para suas estratégias de marketing, principalmente aquelas ligadas aos 4Ps.

Por que é tão importante fazer pesquisa de mercado?

É comum que alguns empreendedores acreditem que não é necessário investir na pesquisa de mercado e que basta analisar o que o concorrente está fazendo para fazer igual.

Uma pesquisa de mercado oferece informações muito mais valiosas que contribuem significativamente para o sucesso da empresa. Isso porque, com ela, você consegue uma visão 360º de todo o mercado em que seu negócio está presente.

Nesse sentido, é essencial que você conheça bem o ambiente em que sua empresa está inserida, compreendendo os desafios e vantagens que suas ações terão, além, é claro, de entender as necessidades dos consumidores e propor soluções. Tudo isso é possível com a pesquisa de mercado.

Entre outras vantagens da pesquisa de mercado para a sua empresa, estão:

  • entender a viabilidade de um negócio;
  • criar novos produtos, serviços e, também, campanhas de marketing;
  • explorar novos mercados;
  • criar novos segmentos;
  • conseguir informações mais estratégicas;
  • otimizar processos internos;
  • melhorar a relação com os públicos.
Banner CTA

Como fazer pesquisa de mercado?

Até aqui, você entendeu a importância da pesquisa de mercado para a sua empresa. Agora, você vai aprender como fazer pesquisa de mercado de maneira correta e efetiva para conseguir os melhores resultados em seu planejamento.

Antes de falarmos realmente sobre as etapas, é importante ter em mente que existem diferentes tipos de pesquisa de mercado que podem ser utilizadas em sua empresa.

Conhecer cada um deles é essencial para direcionar sua pesquisa e prepará-la de forma que atinja os resultados esperados. Dito isso, vamos aos principais passos para realizar uma pesquisa de mercado.

Listar os objetivos

O primeiro passo na hora de realizar uma pesquisa de mercado é entender quais são os objetivos por trás dela. É nesse momento que você define as necessidades que o levam a realizar a pesquisa.

Há diversas razões que podem levar uma empresa a realizar uma pesquisa de mercado, veja alguns exemplos:

  • entender a satisfação do público-alvo e dos consumidores com os produtos ou serviços disponibilizados;
  • analisar a qualidade e desempenho das vendas;
  • verificar a aceitação de um novo produto ou serviço no mercado;
  • identificar os canais de comunicação mais utilizados pelo público-alvo;
  • identificar tendências;
  • avaliar aspectos que facilitem as ações do planejamento de marketing;
  • descobrir novos hábitos de consumo, bem como os perfis dos consumidores.

Com tantos objetivos possíveis, é essencial defini-los muito bem. Dessa forma, você conseguirá ter mais clareza na hora de criar os critérios de análise, as perguntas e a forma de coleta da pesquisa de mercado.

Definir público-alvo para a pesquisa

Saber como definir público-alvo é importante em vários aspectos, incluindo na realização de uma pesquisa de mercado. Isso porque, é com base nela que você irá redirecionar suas perguntas, fazendo com que elas sejam as mais certeiras e estratégicas. Assim, chegará a respostas mais qualitativas.

Por fim, o público-alvo da sua pesquisa de mercado deve ser definido com base nos objetivos, para garantir a efetividade de cada etapa.

Realizar entrevistas

Depois de acertados os primeiros detalhes, é hora de colocar a pesquisa de mercado em prática. É nesse momento que você vai definir a amostra e a metodologia usada em sua pesquisa.

Isso é feito por meio das entrevistas, ou seja, o método que você vai utilizar para coletar os dados que precisa para sua análise. Elas podem ser feitas de dois modos:

  • Entrevistas qualitativas: são as entrevistas que coletam dados que têm como objetivo não apenas mensurar, mas compreender a fundo as informações. Ainda, são pouco estruturadas, com diversas opiniões para entender motivações, desejos e atitudes;
  • Entrevistas quantitativas: são aquelas em que a coleta se baseia em números, ou seja, em dados estatísticos, mais concretos e estruturados, que ajudam você a chegar a conclusões gerais com sua pesquisa de mercado.

Desse modo, você pode utilizar apenas uma metodologia ou utilizar as duas durante a etapa de entrevistas. Nesse caso, é preciso definir com mais cuidado as perguntas que serão realizadas.

Isso porque, nas quantitativas, o comum é utilizar perguntas fechadas, sem margem para outra interpretação, por exemplo, as questões sobre frequência ou escala. Já nas qualitativas, é necessário mais atenção, já que as perguntas são abertas e podem oferecer diferentes interpretações.

Por isso, é muito importante ter atenção desde a elaboração das perguntas até o método utilizado na entrevista.

Coletar dados

Com os métodos bem definidos, é o momento de começar a coletar os dados da sua pesquisa de mercado. Felizmente, hoje existem diversas formas que vão desde os meios físicos até sistemas integrados que oferecem relatórios completos em tempo real.

A mais tradicional delas é o famoso questionário. Nele você coloca as perguntas idealizadas, o espaço de respostas e disponibiliza ao público-alvo, por meio de formulários online, por exemplo. Basta copiar o link e direcioná-lo aos respondentes.

Com isso, você recebe e analisa automaticamente os dados coletados, otimizando tempo e garantindo resultados mais efetivos. Além disso, é possível coletar dados de outras pesquisas, seja para completá-la ou apenas compará-las.

Se preferir maneiras mais tradicionais, você pode realizar a pesquisa por telefone ou marcar encontros presenciais. Nesses casos, é possível que você leve mais tempo para realizar todo o processo.

Outra possibilidade é investir em metodologias imersivas como a etnografia, que consiste no processo de observação de um determinado grupo social. Nesse caso, diz respeito ao profissional pesquisador que irá observar e coletar dados dos clientes – seja no meio online, considerando fóruns, reclamações, redes sociais, ou físico.

Gerar insights

Os insights são excelentes para impulsionar o crescimento de um negócio e a pesquisa de mercado contribui muito para isso. Afinal, com os dados já coletados, você consegue ter uma visão detalhada e prévia dos resultados, assim, gera ideias valiosas para a sua empresa.

Com todos os questionários coletados e dados reunidos, é hora de analisá-los. Esse momento merece muita atenção e cuidado para que nada seja deixado de lado e para garantir que todos os formulários foram analisados. É fundamental que essa análise seja a mais minuciosa possível.

Confirmar resultados

Por fim, é importante confirmar os resultados obtidos. Para isso, crie relatórios, gráficos e arquivos com tudo o que foi coletado. Isso vai facilitar não só a confirmação, mas também o direcionamento das ações e motivos que levaram à execução da pesquisa de mercado.

Dessa forma, você garante resultados certeiros, seguros e que ajudarão você a chegar às melhores soluções para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Invista em pesquisas de mercado e melhore seus resultados

A pesquisa de mercado é uma grande ferramenta para facilitar o planejamento estratégico e, principalmente, o planejamento de marketing. Por meio dela, você consegue não só analisar a concorrência, mas também entender o mercado como um todo, bem como a efetividade de uma ação.

É nesse tipo de pesquisa que você vai entender se um novo produto tem chances de fazer sucesso ou não, se os clientes estão satisfeitos com sua empresa, entre outros objetivos já citados.

Sendo assim, comece a investir em pesquisas de mercado. Elas ajudarão você a chegar aos melhores resultados e garantir um crescimento estratégico com base em ações e planejamentos efetivos.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Market Share
Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular
canais de vendas
Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.
cadeia de valor
Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.