Inteligência Artificial como ferramenta de gestão

Os robôs vão dominar o mundo? Não sabemos, mas o importante é que a inteligência artificial pode ser uma vantagem enorme para o seu sistema de gestão

05/Dez/2018
Empreendedorismo

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia, ainda que muitas vezes não percebemos. Ao contrário do que muitos imaginam, o principal papel dessa tecnologia é facilitar e trazer agilidade a alguns processos, além de contribuir para o aumento da qualidade de vida, não exatamente construir robôs que terminam por nos atacar, como vemos nos cinemas.

Afinal de contas o que é Inteligência Artificial (IA)?

Inteligência Artificial é o que possibilita que máquinas tomem decisões que seres humanos considerem inteligentes, conciliando entradas de dados e conseguindo analisar rapidamente aquilo que seres humanos levariam muito mais tempo para computar.

Ou seja, o que chamamos aqui de inteligência é a habilidade das máquinas tomarem decisões sozinhas, ou quase, pois seres humanos ainda precisam programá-las para isso. É uma ferramenta de gestão e o grande triunfo desta tecnologia é que uma vez pronta, ela tende a não precisar mais ser ensinada.

Na grande maioria dos casos, é uma forma de mecanizar um trabalho que máquinas, por lidarem com dados, fazem muito rapidamente.

Nos deparamos com essa tecnologia nos afazeres do dia a dia, por exemplo, quando utilizamos aplicativos que nos indicam em tempo real as rotas de caminhos com trânsito melhor ou até mesmo em nossos e-mails, quando alguns assuntos já são filtrados diretamente para o lixo.

Inteligência Artificial

Você sabia que essa inteligência também pode ser usada a favor do seu negócio?

Um exemplo claro disso é a exibição de propagandas segmentadas a partir das preferências e tendências de busca do público. Foi assim que o Facebook e o Google tornaram o mercado de anúncios online muito mais interessante.

Sistemas como Omie também utilizam IA, tornando mais simples e fácil o processo de gestão, até o design do software pode se beneficiar nesta tecnologia, como falamos aqui no blog no artigo de Rafael Olmos:

“Estamos vivenciando a quarta revolução industrial, onde as tecnologias estão transformando fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e até como nos relacionamos com outras pessoas. Nas empresas, sistemas automatizados já são realidade, mas precisamos de algo a mais: um sistema capaz de executar sozinho as tarefas diárias, prever, identificar possíveis falhas e corrigi-las, ou seja, um sistema autônomo.

Imagine o seguinte cenário: emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de venda de produtos para um novo cliente num Estado em que nunca havia vendido. Certamente você iria respirar fundo, ligar para o contador para reunir todas as informações necessárias, como alíquotas de impostos, CFOP, se o cliente possui algum incentivo e por aí vai. Algumas horas de trabalho depois a nota teria sido emitida.

Agora imagine entrar no Omie, acessar o módulo de Vendas e NF-e, criar o seu pedido e faturar em alguns minutos, sem se preocupar com tudo isso. Parece sonho?
Não é, pois você pode utilizar o monitoramento automático de impostos e tributos, garantindo o preenchimento e manutenção de toda base legal usada para suas operações fiscais de venda de produtos.”

A utilização da Inteligência Artificial traz vantagens como agilidade e flexibilidade, que levam a um aumento de competitividade do seu negócio. Além disso, ela também permite que decisões mais inteligentes sejam tomadas a partir de diagnósticos precisos e rápidos, tudo isso de forma muito mais automatizada. Omie é o primeiro sistema de gestão a contar com inteligência artificial para automatizar processos de impostos.

São vários os pontos em que a inteligência artificial pode ter muita utilidade para a sua empresa. Os processos, no entanto, ainda podem ser mais otimizados, como sempre poderão, um processo nunca será perfeito.

Garantir eficiência através da integração de dados e da junção de nossas inteligências, humanas e artificiais, é o caminho de desenvolvimento que faz com que a tecnologia continue evoluindo.

Rodrigo Azzolin

Profissional de marketing, MBA pela UNESA (Estácio de Sá) e especialista em Digital pela UDACITY. Ampla experiência em marketing, design, criação e gestão de pessoas e de projetos. Ex-arquiteto, motoqueiro, baterista, inquieto, comprometido e felizão.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas