Limite de crédito: como calcular de forma ideal?

Para evitar a inadimplência, é essencial definir bem o limite de crédito concedido. Por isso, veja nosso artigo e confira nossas dicas sobre o assunto.

24/Set/2020
Finanças

O limite de crédito é importante para garantir uma gestão inteligente dos recursos da empresa e evitar o acúmulo de dívidas. Calcular o limite dos seus clientes é muito importante para que o contador ajude-os a evitar a aquisição de dívidas impossíveis de serem quitadas. 


Por isso, para entender o que é limite de crédito e como calculá-lo da maneira correta, acompanhe o conteúdo deste artigo.

Por que trabalhar com um limite de crédito?

Quando o cliente solicitar crédito, é preciso estabelecer um limite para definir até que ponto a empresa pode se comprometer pelo crédito concedido. Esse valor representa o limite máximo de riscos que a companhia pode assumir. 


Para uma empresa, estabelecer um limite de crédito empresarial é uma forma de proteger suas finanças. Sendo assim, é papel do contador estudar as necessidades e as características de seu cliente para levar tais fatores em conta ao calcular o limite de crédito ideal. Veja os motivos pelos quais é importante trabalhar com um limite de crédito:

Planejamento e viabilidade

Um dos maiores receios dos gestores é realizar grandes transações e depois correr o risco de o cliente não cumprir com sua palavra. Isso pode fazer com que a empresa credora contraia dívidas e sofra prejuízo no caixa.


No entanto, quando se sabe qual é o limite de crédito das companhias-cliente, o gestor não terá mais essa preocupação. Isso porque, com informações precisas, é possível ter o embasamento necessário para planejar e decidir o valor viável para a empresa realizar as suas transações.

Gestão financeira

Outro motivo para calcular o limite da linha de crédito empresarial é o maior controle que a contabilidade pode ter sobre as finanças de seu cliente. Ao definir um limite, fica mais fácil saber se as companhias-cliente serão capazes de honrar seus compromissos, o que também ajuda na projeção de recebíveis.


Dessa forma, você, contador, não precisa se preocupar com inadimplência e falta de recursos para cobrir os pagamentos que seu cliente precisará fazer. O gestor também poderá ficar mais tranquilo ao saber que a saúde financeira da sua empresa estará segura e bem cuidada através de um especialista em contabilidade empresarial.

Tomada de decisão mais assertiva

Em uma empresa, a contabilidade é fundamental para que seja possível tomar decisões assertivas sobre o planejamento estratégico da companhia. 


Sendo assim, fazer com que seu cliente conheça o limite de crédito de sua empresa pode fazer toda a diferença nas tomadas de decisão. Dessa forma, a empresa pode não somente aumentar sua lucratividade, como também promover transações com mais qualidade.

Como calcular o limite de crédito de empresas

As diferentes formas de como calcular limite de crédito vão depender de fatores exclusivos de cada cliente avaliado. Entretanto, é possível seguir alguns passos básicos para evitar inadimplência:

Apresentação de documentação comprobatória

O primeiro passo para evitar a inadimplência é solicitar documentos que comprovem a renda do cliente e que este será capaz de honrar com seus compromissos. Isso pode ser feito por meio da apresentação do contrato social e de suas últimas transações financeiras. 


Outro documento que pode servir para a comprovação é o demonstrativo do faturamento bruto dos últimos meses, que informa se a empresa está com regularidade em seu faturamento.

Faça uma consulta de proteção de crédito

Outra medida eficiente que pode ser tomada é fazer uma consulta em órgãos de proteção de crédito para verificar se há restrições do cliente. Assim, você poderá saber se a empresa do cliente solicitante do crédito possui algum tipo de pendência e, caso haja, a data do registro da dívida.


Essa medida é especialmente válida no caso de clientes novos, que ainda não fizeram nenhuma transação do tipo com a empresa para a qual você está prestando serviço. Isso porque ainda não se tem um histórico conhecido sobre como eles lidam com suas dívidas.

Determine o limite de crédito

Após fazer todas essas avaliações, é necessário decidir se a empresa solicitante do crédito está apta para obtê-lo. Em caso positivo, você precisará definir de quanto será esse limite, levando em conta que ele não deve ser muito alto nem muito baixo.


O limite de crédito precisa condizer com as condições do solicitante em pagá-lo. O mais recomendado é evitar assumir riscos concedendo um limite que não poderá receber depois. Entretanto, um limite muito baixo poderá limitar as vendas da empresa.

Como a tecnologia pode ajudar?

Após entender mais sobre o que é limite de crédito e como calculá-lo, é possível constatar sua importância para evitar a inadimplência. No entanto, lidar com o gerenciamento dos limites de crédito pode não ser uma tarefa fácil até para um escritório de contabilidade. 


Por isso, é sempre possível contar com a ajuda de um sistema ERP, que ajuda a gerir tais limites e facilita a administração das finanças dos seus clientes.




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas