Limite de crédito: como calcular de forma ideal?
Para evitar a inadimplência, é essencial definir bem o limite de crédito concedido. Por isso, veja nosso artigo e confira nossas dicas sobre o assunto.
O limite de crédito é importante para garantir uma gestão inteligente dos recursos da empresa e evitar o acúmulo de dívidas. Calcular o limite dos seus clientes é muito importante para que o contador ajude-os a evitar a aquisição de dívidas impossíveis de serem quitadas.
Por isso, para entender o que é limite de crédito e como calculá-lo da maneira correta, acompanhe o conteúdo deste artigo.
Por que trabalhar com um limite de crédito?
Quando o cliente solicitar crédito, é preciso estabelecer um limite para definir até que ponto a empresa pode se comprometer pelo crédito concedido. Esse valor representa o limite máximo de riscos que a companhia pode assumir.
Para uma empresa, estabelecer um limite de crédito empresarial é uma forma de proteger suas finanças. Sendo assim, é papel do contador estudar as necessidades e as características de seu cliente para levar tais fatores em conta ao calcular o limite de crédito ideal. Veja os motivos pelos quais é importante trabalhar com um limite de crédito:
Planejamento e viabilidade
Um dos maiores receios dos gestores é realizar grandes transações e depois correr o risco de o cliente não cumprir com sua palavra. Isso pode fazer com que a empresa credora contraia dívidas e sofra prejuízo no caixa.
No entanto, quando se sabe qual é o limite de crédito das companhias-cliente, o gestor não terá mais essa preocupação. Isso porque, com informações precisas, é possível ter o embasamento necessário para planejar e decidir o valor viável para a empresa realizar as suas transações.
Gestão financeira
Outro motivo para calcular o limite da linha de crédito empresarial é o maior controle que a contabilidade pode ter sobre as finanças de seu cliente. Ao definir um limite, fica mais fácil saber se as companhias-cliente serão capazes de honrar seus compromissos, o que também ajuda na projeção de recebíveis.
Dessa forma, você, contador, não precisa se preocupar com inadimplência e falta de recursos para cobrir os pagamentos que seu cliente precisará fazer. O gestor também poderá ficar mais tranquilo ao saber que a saúde financeira da sua empresa estará segura e bem cuidada através de um especialista em contabilidade empresarial.
Tomada de decisão mais assertiva
Em uma empresa, a contabilidade é fundamental para que seja possível tomar decisões assertivas sobre o planejamento estratégico da companhia.
Sendo assim, fazer com que seu cliente conheça o limite de crédito de sua empresa pode fazer toda a diferença nas tomadas de decisão. Dessa forma, a empresa pode não somente aumentar sua lucratividade, como também promover transações com mais qualidade.
Como calcular o limite de crédito de empresas
As diferentes formas de como calcular limite de crédito vão depender de fatores exclusivos de cada cliente avaliado. Entretanto, é possível seguir alguns passos básicos para evitar inadimplência:
Apresentação de documentação comprobatória
O primeiro passo para evitar a inadimplência é solicitar documentos que comprovem a renda do cliente e que este será capaz de honrar com seus compromissos. Isso pode ser feito por meio da apresentação do contrato social e de suas últimas transações financeiras.
Outro documento que pode servir para a comprovação é o demonstrativo do faturamento bruto dos últimos meses, que informa se a empresa está com regularidade em seu faturamento.
Faça uma consulta de proteção de crédito
Outra medida eficiente que pode ser tomada é fazer uma consulta em órgãos de proteção de crédito para verificar se há restrições do cliente. Assim, você poderá saber se a empresa do cliente solicitante do crédito possui algum tipo de pendência e, caso haja, a data do registro da dívida.
Essa medida é especialmente válida no caso de clientes novos, que ainda não fizeram nenhuma transação do tipo com a empresa para a qual você está prestando serviço. Isso porque ainda não se tem um histórico conhecido sobre como eles lidam com suas dívidas.
Determine o limite de crédito
Após fazer todas essas avaliações, é necessário decidir se a empresa solicitante do crédito está apta para obtê-lo. Em caso positivo, você precisará definir de quanto será esse limite, levando em conta que ele não deve ser muito alto nem muito baixo.
O limite de crédito precisa condizer com as condições do solicitante em pagá-lo. O mais recomendado é evitar assumir riscos concedendo um limite que não poderá receber depois. Entretanto, um limite muito baixo poderá limitar as vendas da empresa.
Como a tecnologia pode ajudar?
Após entender mais sobre o que é limite de crédito e como calculá-lo, é possível constatar sua importância para evitar a inadimplência. No entanto, lidar com o gerenciamento dos limites de crédito pode não ser uma tarefa fácil até para um escritório de contabilidade.
Por isso, é sempre possível contar com a ajuda de um sistema ERP, que ajuda a gerir tais limites e facilita a administração das finanças dos seus clientes.
