Como microempresas podem se beneficiar de um sistema de gestão?

Microempresas, para se diferenciarem no mercado, devem oferecer agilidade, qualidade e custo benefício. Vem saber como um sistema de gestão pode ajudar nisso.

24/Jul/2020
Empreendedorismo

As microempresas são assim definidas conforme o critério de faturamento de até R$ 360 mil reais/ano. São descritas como negócios individuais ou de responsabilidades limitadas pelo próprio empresário.


Dessa forma, encaixam-se nessa faixa diversos negócios, tais como: bares, padarias, restaurantes, comércios, consultórios médicos, cursos e educação, agências de marketing, concessionárias, pet shops, salões de beleza, empresas de transporte e turismo, além de muitos outros. 


Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar os principais desafios da administração e como um sistema de gestão pode auxiliar você, empresário, a dar vazão às atividades burocráticas e rotineiras. Assim, o negócio pode se tornar mais eficiente e expandir seu potencial de crescimento. 

Controle de estoque de produtos

Uma dor comum na gestão de micro e pequenas empresas, independentemente do segmento, é o controle de estoque. Afinal, é um processo que exige clareza das demandas, dos custos envolvidos no armazenamento e produção, e dos produtos que mais possuem vazão e exigem reposição antes dos demais. 


Além disso, a entrada e a saída de produtos são acompanhadas por cobrança de impostos incidentes, conforme o seu segmento de atuação, e que devem ser registrados em tempo real. 


Pensando nisso, a Omie desenvolveu um sistema de gestão empresarial que não só acompanha a quantidade de produtos disponíveis em estoque, mas avisa o gestor sobre a necessidade de reposições, além de contar com um relatório completo e personalizado de curva ABC. 


Organização de processos

Muitas vezes, ao optar por um gerenciamento da microempresa por meio de planilhas, o empreendedor não consegue visualizar o andamento de todas as áreas que compõem a empresa de forma estratégica e perde em produtividade na gestão


Principalmente para negócios que atuam com a prestação de serviços, a agilidade de apresentar propostas convincentes e baseada em dados faz toda a diferença na hora de fechar novos contratos. 


Uma das funcionalidades de um ERP para pequenas empresas é oferecer um painel visual com as diferentes etapas do serviço ou da produção de bens para acompanhamento preciso e de forma muito mais rápida. 

Gerenciamento de filiais ou mais de um CNPJ

A grande dificuldade de negócios que possuem uma matriz e filiais é a de unificar a gestão operacional e, consequentemente, os resultados. O ideal é contar com um software financeiro integrado ao sistema de contratos e cadastro de contatos. 


Assim, a administração de empresas torna-se unificada e sofre menos influências individuais de cada um dos gestores envolvidos na administração do negócio. 

Aquisição de crédito para empresas

Na hora de expandir os negócios ou recuperar o fluxo de caixa, muitos recorrem a investimentos com bancos ou factorings. No entanto, esse procedimento pode levar tempo e exigir o levantamento de muitos documentos por parte do empresário. 


Dentro do programa de controle financeiro do ERP da Omie, é possível antecipar recebíveis dentro do sistema. A vantagem é que o processo ocorre dentro da própria plataforma e com menos burocracia. 

Ponto de vendas com cupom SAT

O SAT (Sistema Autenticador e Transmissor) é o órgão fiscal responsável por acompanhar e fiscalizar as vendas de comércios que emitem cupons fiscais. Vale lembrar que o SAT é operante nos estados de São Paulo e Ceará. 


Nas demais unidades federativas, é utilizada a Escrituração Contábil Fiscal (ECF).  O SAT é emitido a partir de um sistema de PDV. Nesse sentido, um software de gestão atua em associar os cupons fiscais com a baixa automática do produto no estoque e, também, com o faturamento do dia. 

Tipos de impostos em notas fiscais

Seja sua empresa de tecnologia, uma pequena indústria ou um restaurante, os impostos brasileiros podem ser confusos e mudar de um dia para o outro sobre seu produto de venda ou prestação de serviços. 


Além disso, a tributação pode variar de estado para estado e de município para município, o que pode provocar confusão na hora de faturar o item. Dessa forma, um software de gestão financeira pode facilitar o trabalho ao automatizar, por meio de configuração de todos os impostos, esse processo. 

Saiba mais sobre a gestão de micro e pequenas empresas 

Ficou interessado em saber mais sobre como funciona um sistema de gestão para microempresas e como ele pode auxiliar o seu negócio? Conheça mais sobre o que é um ERP e suas funcionalidades, como cada empresa pode se beneficiar com seu uso e as principais vantagens. 


No nosso e-book sobre a evolução dos ERPs, trazemos informações sobre o que você precisa saber antes de contratar um e como avaliar o desenvolvimento dessa tecnologia ao longo dos tempos. 




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas