Como microempresas podem se beneficiar de um sistema de gestão?

Microempresas, para se diferenciarem no mercado, devem oferecer agilidade, qualidade e custo benefício. Vem saber como um sistema de gestão pode ajudar nisso.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

As microempresas são assim definidas conforme o critério de faturamento de até R$ 360 mil reais/ano. São descritas como negócios individuais ou de responsabilidades limitadas pelo próprio empresário.

Dessa forma, encaixam-se nessa faixa diversos negócios, tais como: bares, padarias, restaurantes, comércios, consultórios médicos, cursos e educação, agências de marketing, concessionárias, pet shops, salões de beleza, empresas de transporte e turismo, além de muitos outros.

Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar os principais desafios da administração e como um sistema de gestão pode auxiliar você, empresário, a dar vazão às atividades burocráticas e rotineiras. Assim, o negócio pode se tornar mais eficiente e expandir seu potencial de crescimento.

Controle de estoque de produtos

Uma dor comum na gestão de micro e pequenas empresas, independentemente do segmento, é o controle de estoque. Afinal, é um processo que exige clareza das demandas, dos custos envolvidos no armazenamento e produção, e dos produtos que mais possuem vazão e exigem reposição antes dos demais.

Além disso, a entrada e a saída de produtos são acompanhadas por cobrança de impostos incidentes, conforme o seu segmento de atuação, e que devem ser registrados em tempo real.

Pensando nisso, a Omie desenvolveu um sistema de gestão empresarial que não só acompanha a quantidade de produtos disponíveis em estoque, mas avisa o gestor sobre a necessidade de reposições, além de contar com um relatório completo e personalizado de curva ABC.

Organização de processos

Muitas vezes, ao optar por um gerenciamento da microempresa por meio de planilhas, o empreendedor não consegue visualizar o andamento de todas as áreas que compõem a empresa de forma estratégica e perde em produtividade na gestão.

Principalmente para negócios que atuam com a prestação de serviços, a agilidade de apresentar propostas convincentes e baseada em dados faz toda a diferença na hora de fechar novos contratos.

Uma das funcionalidades de um ERP para pequenas empresas é oferecer um painel visual com as diferentes etapas do serviço ou da produção de bens para acompanhamento preciso e de forma muito mais rápida.

Gerenciamento de filiais ou mais de um CNPJ

A grande dificuldade de negócios que possuem uma matriz e filiais é a de unificar a gestão operacional e, consequentemente, os resultados. O ideal é contar com um software financeiro integrado ao sistema de contratos e cadastro de contatos.

Assim, a administração de empresas torna-se unificada e sofre menos influências individuais de cada um dos gestores envolvidos na administração do negócio.

Aquisição de crédito para empresas

Na hora de expandir os negócios ou recuperar o fluxo de caixa, muitos recorrem a investimentos com bancos ou factorings. No entanto, esse procedimento pode levar tempo e exigir o levantamento de muitos documentos por parte do empresário.

Dentro do programa de controle financeiro do ERP da Omie, é possível antecipar recebíveis dentro do sistema. A vantagem é que o processo ocorre dentro da própria plataforma e com menos burocracia.

Ponto de vendas com cupom SAT

O SAT (Sistema Autenticador e Transmissor) é o órgão fiscal responsável por acompanhar e fiscalizar as vendas de comércios que emitem cupons fiscais. Vale lembrar que o SAT é operante nos estados de São Paulo e Ceará.

Nas demais unidades federativas, é utilizada a Escrituração Contábil Fiscal (ECF).  O SAT é emitido a partir de um sistema de PDV. Nesse sentido, um software de gestão atua em associar os cupons fiscais com a baixa automática do produto no estoque e, também, com o faturamento do dia.

Tipos de impostos em notas fiscais

Seja sua empresa de tecnologia, uma pequena indústria ou um restaurante, os impostos brasileiros podem ser confusos e mudar de um dia para o outro sobre seu produto de venda ou prestação de serviços.

Além disso, a tributação pode variar de estado para estado e de município para município, o que pode provocar confusão na hora de faturar o item. Dessa forma, um software de gestão financeira pode facilitar o trabalho ao automatizar, por meio de configuração de todos os impostos, esse processo.

Saiba mais sobre a gestão de micro e pequenas empresas

Ficou interessado em saber mais sobre como funciona um sistema de gestão para microempresas e como ele pode auxiliar o seu negócio? Conheça mais sobre o que é um ERP e suas funcionalidades, como cada empresa pode se beneficiar com seu uso e as principais vantagens.

5f31460ca39411e1dbaa6823 JOTapF3o Pn BgjeSjUs0jDXH9bmY0c3ITKgtMHYgYDSfh9MOOpj7IiPY4vjGa7dow4AwhjDfwDoOtdmq0OK5nLh8TgiXPlJpZpOvqsyM37dNXO0VRU fYLarDKo8LvpU2tFmu8

No nosso e-book sobre a evolução dos ERPs, trazemos informações sobre o que você precisa saber antes de contratar um e como avaliar o desenvolvimento dessa tecnologia ao longo dos tempos.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.