Dicas para fazer a migração de ERP

Fazer a migração de ERP parece um processo complicado, porém estas dicas podem ajudar a torná-lo mais simples. Entenda as vantagens do ERP Omie!

17/Ago/2020

Muitos gestores adiam a migração de ERP justamente por se tratar de um processo que envolve todos os setores da empresa. Entretanto, permanecer com um sistema que não atende a companhia como o esperado pode prejudicar tanto a produtividade quanto os resultados. 


Sendo assim, é preciso se atentar a algumas questões ao fazer a migração de sistema. Neste artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar a tornar esse processo seguro e evitar qualquer problema. 

Como fazer a migração de ERP?

A migração de sistema ERP consiste no processo de trocar o sistema de gestão que a empresa está utilizando no momento por um mais atualizado e mais eficiente. Porém, essa operação pode afetar as atividades da companhia, já que a tecnologia é usada por vários setores.


Geralmente, a troca é motivada por alguma insatisfação ou devido ao sistema estar obsoleto, por isso, deve ser feita quanto antes. Porém, é preciso organizar os processos da empresa para que a mudança ocorra de forma gradual e positiva. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar na migração de ERP:

Escolha o sistema ideal

Antes de mais nada, é necessário se certificar de escolher um sistema que solucione os problemas atuais da companhia e seja mais eficiente do que o atual. Afinal, trocar um sistema obsoleto por outro não é o objetivo. Por isso, estude bem suas opções e quais os diferenciais do novo ERP.

Mapeie os processos

O mapeamento de processos consiste no desenvolvimento de uma estrutura de operações para definir as tarefas que cada setor executa. Com isso, será possível definir quais módulos do ERP serão necessários para compor o sistema e otimizar essas atividades o máximo possível.

Treine sua equipe

Outro ponto para que a migração de ERP dê certo é treinar os colaboradores da empresa, a fim de que utilizem todas as funcionalidades do software sem problemas. Se os profissionais tiverem dificuldade em usar a nova ferramenta, a produtividade pode ser impactada. Por isso, o treinamento de equipe é essencial.

Monitore o uso

Por fim, após a implementação de ERP ter sido concluída, é preciso monitorar o uso da ferramenta para saber se ela está sendo eficaz. Além disso, pode haver a necessidade de ajustar processos ao longo do tempo. Por isso, é interessante acompanhar de perto o uso do sistema.

Por que migrar para o ERP da Omie?

Como vimos ao longo do artigo, a mudança de sistema pode exigir alguns cuidados, porém, traz muito benefícios para o negócio. O sistema ERP da Omie oferece diversas funcionalidades que atuam para simplificar a rotina administrativa das companhias. Veja a seguir as principais vantagens em fazer a Portabilidade de ERP para Omie:

Sistema totalmente on-line

O sistema de gestão empresarial da Omie funciona totalmente on-line, por isso, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, você ganha mais flexibilidade e tem acesso aos dados da empresa rapidamente. 


Por ser on-line, também não é preciso investir em uma estrutura cara ou em computadores muito sofisticados, basta ter uma máquina comum com acesso à internet. Além disso, o sistema on-line só pode ser acessado através de usuário e senha, o que torna tudo mais seguro.

Integração de processos

A tecnologia Omie também permite que a comunicação interna empresarial seja mais eficiente, já que todos os colaboradores podem acessar as informações e ver as atualizações em tempo real de todas as áreas da empresa, de acordo com a sua autorização, tudo de forma integrada. 


Desse modo, todos os setores estarão na mesma página quanto às movimentações da empresa. Essa facilidade é útil especialmente para processos que dependem de várias áreas, como a compra de material, que envolve o setor financeiro, de compras e de controle de estoque

Relatórios personalizados

Outra vantagem de fazer a migração de ERP para a Omie é poder contar com diversos tipos de relatórios personalizados e precisos, para todos os módulos. Essas informações em tempo real são muito úteis para tomar decisões mais estratégicas e assertivas.


Além disso, o gestor estará sempre a par de toda a situação da empresa, tanto na aquisição de novos clientes quanto no financeiro, e será possível elaborar melhores estratégias para reduzir custos e manter as finanças da companhia protegidas.

Usabilidade intuitiva

Muito ERPs possuem uma interface complexa e difícil de utilizar, o que exige tempo para que os colaboradores aprendam a usar o sistema de forma independente. Esse é um fator que pode afetar a produtividade da equipe, já que atrapalha a execução das atividades diárias.


O sistema ERP da Omie é totalmente intuitivo e possui uma interface amigável. Seu layout é 100% pensado para facilitar a rotina de trabalho e a usabilidade de quem opera o sistema- que também tem acesso a diversos treinamentos e um suporte dedicado a solucionar dúvidas e eventuais problemas. Afinal, o objetivo de um sistema como esse é proporcionar mais eficiência aos processos da empresa.

Conte com o ERP da Omie!

O sistema de gestão da Omie possui todas as funcionalidades para tornar a administração da sua companhia mais eficiente e simples. Após conhecer mais sobre as vantagens do software, mude para a Omie e veja na prática todas as vantagens dessa inovação!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

No items found.

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas