O futuro dos escritórios contábeis: consultoria estratégica

Existe um grande movimento de contadores e escritórios contábeis em direção à consultoria contábil estratégica.

22/Jul/2019
Gestão

A tecnologia está propondo uma série de mudanças - para melhor - em diversos segmentos. Quando se fala em contabilidade, o cenário é o mesmo. O mundo mudou. Conectados 24/7, profissionais dos mais diversos segmentos utilizam a tecnologia a seu favor a fim de otimizar processos, reduzir trabalhos manuais e liberar tempo para exercer a consultoria estratégica.

Na contabilidade, se fala em contabilidade online, digital ou consultiva. 


Mesmo sendo conceitos que parecem sinônimos, não são. A contabilidade consultiva é muito mais do que apenas contar com a integração de dados contábeis e fiscais em tempo real, significa voltar às origens da contabilidade e se tornar conselheiro de seus clientes.

Há algum tempo temos fomentado essa transformação do contador tradicional para o contador consultivo que, no final do dia, clientes que são mais exigentes precisam de um conselheiro, a fim de ajudá-los a entender o status de seus negócios e próximos passos rumo à estabilidade e expansão financeira.

Por que é importante oferecer consultoria estratégica para os meus clientes?

A consultoria estratégica já ocupa um papel muito importante no mercado. É um processo que fornece todos os dados e informações relevantes para o aprimoramento da gestão das empresas, e ainda permite que o contador compreenda as reais necessidades de seus clientes e crie propostas de serviços contábeis coerentes, para assim, direcionar o futuro das empresas e traçar um equilíbrio entre todos os processos.

A adoção de tecnologias nesse processo permite que seja feita a contabilidade de gestão estratégica. Dessa forma, a consultoria estratégica se torna muito mais prática, otimizada e menos manual, eliminando trabalhos suscetíveis a erros e falhas, que podem prejudicar os dados das companhias. Automatizar processos já é uma realidade e deve ser considerada na hora de ofertar esse tipo de serviço para os seus clientes.

A Contabilidade Estratégica

Pode-se observar que a maioria dos contadores já têm o pré-requisito mais difícil para desenvolver uma estratégia contábil e se tornar um contador consultor: a expertise.

A tecnologia tem um papel fundamental nessa transformação. Há quem diga que, com a implementação da tecnologia em um escritório contábil, a proximidade no relacionamento contador/cliente pode ser prejudicada, o que nós consideramos equivocado. O uso de tecnologias como os sistemas de gestão, por exemplo, permite que os contadores possam entregar o básico da contabilidade em menos tempo e com menos recursos, o que o deixa livre para se concentrar na contabilidade estratégica.

Para saber mais do assunto, nós preparamos o Guia do Contador 2.0, onde você pode encontrar 7 passos para transformar a realidade - e lucratividade - do seu escritório contábil fornecendo consultoria estratégica:

Com a tecnologia propondo processos mais simples e menos trabalho manual, por meio da automação de processos, a concorrência aumenta e também há quem diga que a profissão vai morrer, o que nós também consideramos equivocado.

Nesse sentido, a fim de manter-se páreo em relação à concorrência, é preciso reinventar-se - mas nem tanto. O contador 2.0, na verdade, só representa a figura do contador consultivo que - como já dissemos aqui e em outros conteúdos - é a figura original da contabilidade tradicional.

*Atualizado em 02/09/2020

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas