O futuro dos escritórios contábeis: consultoria estratégica

Existe um grande movimento de contadores e escritórios contábeis em direção à consultoria contábil estratégica.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A tecnologia está propondo uma série de mudanças – para melhor – em diversos segmentos. Quando se fala em contabilidade, o cenário é o mesmo. O mundo mudou. Conectados 24/7, profissionais dos mais diversos segmentos utilizam a tecnologia a seu favor a fim de otimizar processos, reduzir trabalhos manuais e liberar tempo para exercer a consultoria estratégica.

Na contabilidade, se fala em contabilidade online, digital ou consultiva.

Mesmo sendo conceitos que parecem sinônimos, não são. A contabilidade consultiva é muito mais do que apenas contar com a integração de dados contábeis e fiscais em tempo real, significa voltar às origens da contabilidade e se tornar conselheiro de seus clientes.

Há algum tempo temos fomentado essa transformação do contador tradicional para o contador consultivo que, no final do dia, clientes que são mais exigentes precisam de um conselheiro, a fim de ajudá-los a entender o status de seus negócios e próximos passos rumo à estabilidade e expansão financeira.

Por que é importante oferecer consultoria estratégica para os meus clientes?

A consultoria estratégica já ocupa um papel muito importante no mercado. É um processo que fornece todos os dados e informações relevantes para o aprimoramento da gestão das empresas, e ainda permite que o contador compreenda as reais necessidades de seus clientes e crie propostas de serviços contábeis coerentes, para assim, direcionar o futuro das empresas e traçar um equilíbrio entre todos os processos.

A adoção de tecnologias nesse processo permite que seja feita a contabilidade de gestão estratégica. Dessa forma, a consultoria estratégica se torna muito mais prática, otimizada e menos manual, eliminando trabalhos suscetíveis a erros e falhas, que podem prejudicar os dados das companhias. Automatizar processos já é uma realidade e deve ser considerada na hora de ofertar esse tipo de serviço para os seus clientes.

A Contabilidade Estratégica

Pode-se observar que a maioria dos contadores já têm o pré-requisito mais difícil para desenvolver uma estratégia contábil e se tornar um contador consultor: a expertise.

A tecnologia tem um papel fundamental nessa transformação. Há quem diga que, com a implementação da tecnologia em um escritório contábil, a proximidade no relacionamento contador/cliente pode ser prejudicada, o que nós consideramos equivocado. O uso de tecnologias como os sistemas de gestão, por exemplo, permite que os contadores possam entregar o básico da contabilidade em menos tempo e com menos recursos, o que o deixa livre para se concentrar na contabilidade estratégica.

Para saber mais do assunto, nós preparamos o Guia do Contador 2.0, onde você pode encontrar 7 passos para transformar a realidade – e lucratividade – do seu escritório contábil fornecendo consultoria estratégica:

Com a tecnologia propondo processos mais simples e menos trabalho manual, por meio da automação de processos, a concorrência aumenta e também há quem diga que a profissão vai morrer, o que nós também consideramos equivocado.

Nesse sentido, a fim de manter-se páreo em relação à concorrência, é preciso reinventar-se – mas nem tanto. O contador 2.0, na verdade, só representa a figura do contador consultivo que – como já dissemos aqui e em outros conteúdos – é a figura original da contabilidade tradicional.

*Atualizado em 02/09/2020

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.