O que é franquia home based?

Descubra tudo sobre as franquias home based e como elas podem ser uma ótima opção para quem quer ter o próprio negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

As franquias home based são uma ótima maneira de empreender, possuem inúmeras vantagens e correspondem ao conceito mais recente quando falamos em microfranquias ou franquias de tecnologia.

As franquias home based têm se destacado por ser um modelo inovador de abrir o próprio negócio, com baixo valor de investimento e muitos benefícios para o empreendedor.

Esse é um dos modelos de negócio que mais vem ganhando atenção nos últimos anos, principalmente por não precisar sair de casa para trabalhar. Se você pensa em investir em franquias nesse formato de empresa, leia este artigo e confira o que são franquias home based, como elas funcionam, suas vantagens e muito mais. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 81 1

O que é franquia home based?

As franquias home based, são aquelas em que você consegue trabalhar de casa. O termo home based significa, em tradução livre, “baseado em casa”. Ou seja, são os negócios que funcionam e têm a sua sede na casa do colaborador, sem a necessidade de grandes estruturas, como salas comerciais ou escritórios.

Elas se enquadram na categoria de microfranquias e, por esse motivo, acabam tendo menos custos relacionados ao investimento. Mas, não é só isso que as torna tão atrativas para quem busca abrir o próprio negócio.

Apesar de ser uma microfranquia e possibilitar o trabalho de casa, a home based oferece todos os treinamentos, o suporte e o contato direto com o franqueador, como acontece nas grandes franquias.

Outro fator que chama atenção é que as franquias home-based estão presentes em todos os segmentos do mercado. Assim, você consegue abrir o seu negócio na área que tem mais afinidade.

Para ter uma ideia da abrangência, elas podem ser voltadas para diversas áreas, como varejo, saúde, serviços, dentre outros. Aliás, o setor de serviços é uma das maiores tendências do setor atualmente.

Home based, home office ou trabalho remoto?

Vale destacar que uma microfranquia home based é bem diferente do famoso home office. No segundo caso, é necessário estar em casa 100% do tempo. Os dois modelos podem se complementar, mas nunca serão iguais.

Para ilustrar a diferença entre ambos, imagine o seguinte exemplo: dona Sofia tem uma home based de confeitaria. Dessa forma, ela prepara os produtos em casa, mas pode vendê-los em outro lugar. No caso do home office, isso não seria possível. Ela faria o atendimento, o preparo, as vendas e as entregas, tudo em casa.

Já o trabalho remoto junta a necessidade da estrutura ideal para exercer sua função com a não obrigação de ter uma base fixa. Ou seja, em teoria, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, contanto que cumpra com suas funções e entregas da empresa.

Como funciona uma franquia home based?

Como você viu no tópico anterior, as franquias home based possuem sua sede em uma casa e não precisam de grande estrutura física para funcionar. Você pode abrir o seu negócio na sala, no quarto ou no escritório de casa, de forma improvisada ou não.

E assim como nas tradicionais franquias, esse modelo, sediado em casa, recebe todo o suporte, plano de negócios e treinamentos necessários para funcionar e se consolidar no mercado.

Com a franquia home based Omie Light, por exemplo, você tem tudo o que foi citado acima e ainda mais! Abrir a sua microfranquia e oferecer serviços financeiros ou soluções em gestão podem te proporcionar inúmeros benefícios. Dentre eles:

  • faturamento anual de, em média, R$180 mil;
  • média de lucro de 20%;
  • ponto de equilíbrio em até 3 meses;
  • investimento de volta em até 6 meses.

Tudo isso sem precisar de estrutura física para funcionar e contando com todo o apoio e suporte necessários para abrir o negócio.

Conheça as vantagens das franquias home based

Ao longo deste artigo, apresentamos algumas vantagens das microfranquias home based. Agora vamos explicá-las detalhadamente para você entender por que elas são uma excelente opção na hora de tirar os planos do papel e abrir o seu próprio negócio. Olha só quais são as principais vantagens das franquias home based:

  • Menos gastos: com uma franquia home based, você não precisa se preocupar com gastos de aluguel de imóvel, contas de eletricidade e água, despesas com funcionários (geralmente, nos primeiros meses, não é preciso contratar pessoas para te ajudar), dentre outros.
  • Flexibilidade: sim, trabalhar em casa oferece muita flexibilidade. Dessa forma, você pode determinar o seu horário de trabalho, quantos dias deseja trabalhar por semana e assim por diante.
  • Gestão mais simplificada: as franquias home based, assim como as franquias tradicionais, geralmente possuem gestão mais simplificada. Isso porque elas já têm como base outros negócios que deram certo e, também, seguem planos de negócios estratégicos e personalizados de acordo com o local onde será aberta. Além disso, você conta com o suporte necessário para gerir o seu negócio nos primeiros meses.
  • Faça o que gosta: você tem a oportunidade de trabalhar com o que gosta, sem sair de casa. Existem inúmeras opções de mercado para atuar. Felizmente, as microfranquias home based são bastante abrangentes nesse ponto. Assim, você pode escolher trabalhar com o que tem mais afinidade.
  • Oportunidade de renda extra: para ter uma microfranquia home based, você não precisa sair do seu trabalho atual. Por ser muito flexível, esse modelo de negócio possibilita investir em um negócio apenas para ter uma renda extra, o que, para muitas pessoas, pode ser bastante vantajoso! Afinal, você não precisa sair do seu emprego para investir.

5 dicas de como escolher uma franquia home based

Por conta do seu baixo custo de investimento e de não precisar de um espaço bem estruturado para funcionar, as franquias home based se tornaram, ao longo dos anos, um dos melhores modelos de negócios para se investir.

Se você gosta desse mercado, tem o desejo de investir em uma microfranquia e não quer se preocupar com a burocracia que todo o processo envolve, aprenda 5 dicas sobre como abrir uma microfranquia. Agora, se você já se decidiu e quer levar soluções inovadoras para o mercado, torne-se um franqueado Omie e alavanque o seu sucesso.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.