Inteligência artificial: o que é e quais as vantagens

Descubra neste artigo o que é inteligência artificial, quais suas aplicações e as vantagens que pode proporcionar para os negócios.

189/Ago/2020
Gestão

Utilizar a inteligência artificial nos negócios é cada vez mais comum e necessário para a evolução dos processos. O conceito pode ser explicado como dispositivos eletrônicos que têm a capacidade de funcionar de forma semelhante ao pensamento humano.


Isso significa que máquinas, como smartphones e computadores, podem tomar decisões e funcionar de forma independente, sem a necessidade de ações humanas. Essa tecnologia tem como finalidade facilitar o dia a dia, para que diversos tipos de atividades se tornem mais eficientes e rápidas. Entenda mais sobre como funciona a inteligência artificial no texto a seguir.

Conceitos de inteligência artificial

A partir do desenvolvimento da inteligência artificial, as máquinas ganharam a capacidade de aprender e se desenvolver sozinhas, habilidade que chamamos de machine learning. O aprendizado das máquinas é possível graças à sua capacidade de correlacionar um alto volume de dados e tomar decisões a partir deles.


Isso significa que a interferência humana não é necessária para que a tecnologia busque essas informações e as interprete. É como se a máquina aprendesse com exemplos de decisões que foram tomadas em situações e, a partir daí, descobrisse um padrão de tomada de decisão. Para que isso seja possível, é preciso alimentar a tecnologia com esses dados.


Com isso, a tecnologia ganha a capacidade de aprender com erros e passa a evitá-los, principalmente em processos repetitivos. O desenvolvimento do machine learning permitiu o surgimento de um conceito mais avançado, o deep learning.


O deep learning trata de métodos avançados de redes neurais inspiradas na capacidade do cérebro humano em aprender e generalizar. Ou seja, as redes neurais são mais desenvolvidas e possuem uma habilidade maior de extrair e representar informações. Para entender melhor, veja algumas aplicações da inteligência artificial.

Principais aplicações da inteligência artificial

Para entender melhor para que serve a inteligência artificial é necessário ver alguns exemplos práticos de sua aplicação. Confira os que separamos a seguir:

Veículos autônomos

Cada vez mais se ouve falar de carros que não precisam de um motorista para transportar pessoas de um ponto a outro. Os veículos autônomos funcionam por meio de inteligência artificial, além de outras tecnologias que ajudam o carro a identificar onde está a via, se há algum obstáculo e qual caminho seguir.


A ideia é reduzir e talvez até erradicar o número de acidentes com automóveis nas cidades e nas estradas. Mesmo os carros que podem ser conduzidos de forma manual estão recebendo ajuda desse tipo de tecnologia para evitar acidentes, como alerta de proximidade e necessidade de frear antecipadamente.

Atendimento ao cliente

Outro exemplo cada vez mais popular são os chatbots que prestam atendimento ao cliente, tiram dúvidas e servem como um primeiro contato para direcionar o cliente conforme sua necessidade. Ao ser alimentada com respostas prontas sobre questões comuns, a tecnologia pode sanar dúvidas de forma mais rápida.


Essa inovação diminui o número de ligações nos casos considerados mais simples de serem resolvidos, o que reduz as filas de atendimento e dá prioridade para os casos mais complexos. É, portanto, uma forma de prestar um atendimento mais rápido e de mais qualidade para os clientes.

Gestão financeira

Essa tecnologia também tem a capacidade de tornar a gestão financeira mais eficiente por meio da emissão de relatórios detalhados, análise de padrões de gastos e dicas de como fazer uma gestão de custos eficaz.


Ela também pode ser utilizada para proteger dados bancários confidenciais da empresa, evitar fraudes e realizar um monitoramento de ameaças. Além disso, devido à sua capacidade de aprendizagem, a tecnologia pode encontrar soluções para resolver operações de alta complexidade, mas que seguem sempre um padrão - como o cálculo de impostos, por exemplo.

Vantagens em contar com a inteligência artificial

Ao entender melhor o que é inteligência artificial e como ela pode ser aplicada, é possível identificar as vantagens que essa inovação pode proporcionar. Veja a seguir:

Assertividade na tomada de decisão

Com o uso dessa tecnologia para analisar dados e gerar relatórios, é possível ter uma visão geral melhor sobre diversos assuntos, como a situação financeira da empresa, a entrega de resultados, o crescimento do negócio, entre outros. Isso ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas, que serão mais estratégicas para a companhia. 

Agilidade de processos

Em atividades repetitivas, que seguem um padrão para serem realizadas, é possível contar com a inteligência artificial para que sejam realizadas de forma mais ágil para manter ou até aumentar a sua eficiência. Com processos mais ágeis, é possível ganhar mais produtividade e gerar mais lucros.

Resolução de problemas

Como vimos anteriormente, essa inovação tem a capacidade de aprender com as situações e desenvolver padrões assertivos de tomada de decisão. Com isso, é possível solucionar problemas de forma mais eficiente e, inclusive, evitá-los.

Disponibilidade de atendimento

Outro dos benefícios da inteligência artificial é poder oferecer um atendimento 24 horas para seus clientes. É o exemplo dos chatbots, que respondem de forma automática e evitam que as solicitações se acumulem e que os clientes tenham que esperar para serem atendidos.

Inteligência Artificial fiscal

Se você deseja utilizar a Inteligência Artificial para aprimorar os processos fiscais da sua empresa, precisa conhecer essa tecnologia da Omie. Com ela, sua companhia sempre estará atualizada sobre as regras de tributação necessárias para emitir notas fiscais de venda ou de revenda de produtos, antecipar os recebíveis e fazer o controle do estoque, além de oferecer outras funcionalidades imprescindíveis para a gestão do seu negócio.


Converse com um consultor Omie e saiba mais sobre como essa tecnologia funciona e quais outras facilidades você pode garantir para seu negócio.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas