Inteligência artificial: guia completo! Conceito, tipos e exemplos

Entenda o que é a inteligência artificial, vantagens, funções, tipos e como esses sistemas podem ajudar na gestão do seu negócio. Guia completo!
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Enquanto a tecnologia avança e recursos cada vez mais sofisticados são introduzidos no mercado, empresas começam a usar a tecnologia para agregar mais valor a suas operações. Esse é o caso do uso da Inteligência Artificial nas estratégias de negócios. 

Essa tecnologia disruptiva está continuamente mais presente na nossa rotina e nos empreendimentos. Mas como ela funciona e qual é seu potencial? Vamos descobrir isso e muito mais neste guia completo sobre IA nas empresas!

O que é Inteligência Artificial? 

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que visa treinar máquinas a imitar o raciocínio humano, sendo, assim, capazes de absorver tarefas, resolver problemas, analisar informações e tomar decisões. 

Para isso, ferramentas de IA precisam “aprender”. Esses sistemas são formados por um conjunto complexo de algoritmos que, enquanto são alimentados com dados, aprendem a identificar padrões e a fazer conexões lógicas. 

Com esse aprendizado, são capazes de realizar tarefas como os humanos as fariam. No entanto, os sistemas de IA conseguem fazer isso em uma velocidade inimaginável, já que podem processar milhares de dados em segundos. 

Qual a origem da inteligência artificial?

Ao longo dos anos, muitos estudiosos fizeram várias experimentações no campo da ciência da computação e educação de máquinas. 

No entanto, as origens da inteligência artificial remontam aos anos 1940, quando o matemático Alan Turing criou uma máquina capaz de quebrar códigos secretos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Turing treinou o computador para pensar e atuar como um humano. Para isso, ele usou um conjunto de regras, que seriam os algoritmos. 

Desde então, a computação avançou de forma acelerada, ganhando impulso nos anos 1980 e 1990 com o surgimento da internet, a popularização de computadores e o aumento no uso de diferentes sistemas. 

O que uma inteligência artificial pode fazer? 

A inteligência artificial é um campo da computação com enorme potencial. A cada dia os especialistas desenvolvem uma nova forma de alavancá-la e usá-la. Dentre suas muitas funções, ela é capaz de: 

  • Processar e analisar um grande volume de dados de forma rápida;
  • Mapear e identificar padrões e semelhanças nos dados;
  • Reproduzir o comportamento e a lógica humanas para realizar atividades;
  • Automatizar processos, realizando diversas etapas com muita agilidade;
  • Executar tarefas com maior precisão, reduzindo erros; 
  • Cumprir tarefas repetitivas;
  • Funcionar de maneira ininterrupta; 
  • Resolver atividades complexas. 

Exemplos de aplicações da inteligência artificial 

Confira, na prática, alguns casos de uso da inteligência artificial na gestão e exemplos reais. 

Veículos autônomos

‍Cada vez mais se ouve falar de carros que não precisam de um motorista para transportar pessoas. 

Os veículos autônomos funcionam por meio de IA, além de outras tecnologias, que ajudam o carro a identificar onde está a via, se há algum obstáculo e qual caminho seguir.

A ideia é reduzir e talvez até erradicar o número de acidentes com automóveis nas cidades e nas estradas. 

Mesmo os carros que podem ser conduzidos de forma manual estão recebendo ajuda dessa tecnologia para evitar acidentes, como alerta de proximidade e necessidade de frear antecipadamente.

O carro Full Self-Driving (FSD), da Tesla, é um dos mais conhecidos. Alguns outros modelos disponíveis são: 

  • XC90 da Volvo — que também tem uma linha de caminhões de carga autônomos;
  • S-Class e EQS, da Mercedes-Benz; 
  • Genesis G90 da Hyundai. 

Processos médicos

Na área médica, a IA é usada para a realização de cirurgias, como por exemplo, usando robôs manuseados à distância por médicos de qualquer lugar do mundo. 

Isso aumenta a precisão do tratamento, alcançando partes muito pequenas do corpo humano e mais difíceis de serem operadas pela mão do profissional, além de eliminar o fator da distância física entre médico e paciente.

Como exemplo disso, temos a Deep Mind, parceira do Google, que usa mapeamento 3D para analisar moléculas e definir suas estruturas. Com isso, barateia e agiliza o desenvolvimento de medicamentos. 

Assistentes de voz dos celulares

Outra aplicação da IA são as assistentes de voz dos celulares e outros dispositivos, que reconhecem a voz de seu proprietário e obedecem comandos sem que a pessoa precise digitar ou procurar manualmente alguma função.

Essa aplicação é tão popular atualmente que está presente tanto na vida cotidiana quanto nas empresas. É o caso de tecnologias como Alexa, Siri, Bixby, Cortana, entre outras. 

A inteligência artificial nas empresas 

Nas empresas, a IA ajuda também a atualizar automaticamente dados de impostos, oscilações do mercado financeiro e e-Social, por exemplo, podendo ainda integrar várias áreas de um negócio favorecendo o fluxo de informações entre os setores. 

Vamos analisar como essa tecnologia pode ser usada e trazer benefícios para diferentes áreas. 

Gestão financeira

A tecnologia pode ser usada para tornar a gestão financeira mais eficiente, por meio de:

  • emissão de relatórios detalhados;
  • análise de padrões de gastos;
  • monitoramento de KPIs;
  • processamento de faturas; 
  • análise de riscos;
  • gerenciamento de dados. 

Monitoramento 

Com a alimentação correta de dados e relatórios bem detalhados, a inteligência artificial possibilita um monitoramento mais eficiente dos resultados de uma empresa, o que permite tomar decisões de forma mais rápida e

Atividades repetitivas

A Inteligência Artificial é o mecanismo para diminuir o tempo de atividades repetitivas, o que:

  • minimiza erros e retrabalhos;
  • processa melhor dados;
  • fornece relatórios mais elaborados.

Operações financeiras

Aqui, a IA pode ser usada para: 

  • proteger dados bancários confidenciais da empresa;
  • evitar fraudes;
  • realizar um monitoramento de ameaças. 
  • encontrar soluções para resolver operações de alta complexidade, mas que seguem sempre um padrão, como o cálculo de impostos.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma área que tem muito a se beneficiar com ferramentas de IA. Um exemplo são os chatbots, que potencializam o suporte ao consumidor já que podem:

  • Tirar dúvidas comuns automaticamente e de forma rápida;
  • Atuar como um primeiro contato com a empresa.
  • Reduzir o número de ligações nos casos considerados mais simples;
  • Minimizar as filas esperando atendimento;
  • Oferecer mais agilidade e qualidade de atendimento para os clientes.

Área comercial 

Aqui, pode-se melhorar a performance da sua equipe de vendas, com cadastro rápido de clientes e histórico de negociação por meio de um CRM totalmente online. Assim, a área comercial vai ter mais facilidade para bater suas metas.

Processos fiscais

A IA permite automatizar impostos e tributos, facilitando a gestão financeira? Com a Inteligência Artificial aplicada aos processos fiscais, o risco de erros e multas é quase zero.

Ela funciona sem interferência humana, com algoritmos de programação que atualizam as atuais e novas normas tributárias incidentes sobre a comercialização de produtos nas esferas federal e estadual. Além disso, realiza cuida de tarefas como:

  • emissão de Nota Fiscal;
  • antecipação dos recebíveis
  • controle das movimentações financeiras;
  • controle do estoque. 

Quais são as modalidades de IAs?

A inteligência artificial expandiu muito nas últimas décadas, tornando-se um campo muito amplo e complexo. Por isso, ela pode ser classificada e organizada considerando diversas perspectivas. Conheça algumas de suas modalidades a seguir. 

Capacidade das Inteligências Artificiais 

As capacidades da IA estão ligadas aos seus estágios de desenvolvimento. Existem quatro fases mais conhecidas, sendo: 

  • Máquinas reativas: é uma versão limitada, que não é capaz de aprender com o input de novos dados e só funciona com base em regras que forma pré-programadas; 
  • Memória limitada: é capaz de usar memória, aprimorar e aprender com novos dados;
  • Teoria da mente: ainda inexistente, seria uma IA capaz de emular a mente humana de forma completa, incluindo emoções; 
  • Autoconsciente: seria a IA da IA, ou seja, uma máquina com recursos idênticos aos humanos e ciência de sua existência. 

Classificações de IAs

Outra forma de categorizar a IA é considerando suas funções e aplicabilidades. Com isso temos: 

  • Inteligência artificial estreita (ANI): executa ações com base em sua programação e treinamento; 
  • Inteligência geral artificial (AGI): não existe atualmente, mas seria uma IA capaz de pensar e sentir; 
  • Superinteligência artificial (ASI): seria o nível máximo, quando a IA conseguir superar a performance de uma pessoa. 

Quais são os 4 tipos de inteligência artificial?

Como falamos, a inteligência artificial é um campo abrangente que pode ser ainda categorizado considerando suas ramificações. Vamos explorar, nesse tópico, quais são os principais modelos e tipos mais usados nas instituições e setores. 

Machine Learning

Machine Learning é uma ramificação da IA que se concentra no desenvolvimento dos algoritmos capazes de permitir que uma máquina aprenda e aprimore seu desempenho. Assim, os sistemas:

  • Automatizam tarefas cada vez mais complexas;
  • Detectam padrões;
  • Tomam decisões autônomas com base em dados. 

Natural Language Processing

O processamento de linguagem natural é outra área dentro de IA que foca em: 

  • Viabilizar que máquinas entendam e processem a voz e linguagem humanas;
  • Permitir que sistemas interpretem vozes e compreendam comandos; 
  • Possibilitar que o sistema responda, se comunique com pessoas, traduza idiomas, etc. 

Computer Vision

A visão computacional é uma área que prepara máquinas para ler, reconhecer e interpretar imagens e vídeos. Dessa forma, elas conseguem:

  • Identificar pessoas e reconhecer objetos;
  • Mapear emoções e gestos;
  • Comprovar a identidade de uma pessoa por foto ou imagem de um documento;
  • Realizar inspeção e controle de qualidade;
  • Extrair conteúdos e dados de uma imagem. 

Robótica inteligente

A robótica é um braço da IA que se dedica a criação de máquinas autônomas para realização de tarefas sem intervenção humana. É o caso de robôs inteligentes que automatizam tarefas industriais. 

Vantagens em contar com a Inteligência Artificial nos negócios 

Ao entender melhor o que é inteligência artificial e como ela pode ser aplicada, é possível identificar as vantagens que essa inovação pode proporcionar. Veja a seguir:

Assertividade na tomada de decisão

Com o uso dessa tecnologia, fica mais fácil: 

  • analisar dados e gerar relatórios
  • ter uma visão geral melhor dos resultados;
  • mapear erros e gargalos com precisão;
  • conhecer áreas com profundidade, como a real situação financeira da empresa.

Todas essas ações ajudam o gestor a tomar decisões mais assertivas, que serão mais estratégicas para a companhia.

Agilidade de processos

Em atividades repetitivas, que seguem um padrão quando são realizadas, é possível contar com sistemas de IA, pois, assim, ganha-se:

  • tempo, com tarefas concluídas com agilidade;
  • competitividade;
  • aumento de eficiência; 
  • processos mais rápidos e enxutos; 
  • produtividade;
  • oportunidades de gerar mais lucros. 

Resolução de problemas

Como vimos anteriormente, essa inovação tem a capacidade de aprender com as situações e desenvolver padrões efetivos de tomada de decisão. Com isso, é possível:

  • identificar erros e inconsistências;
  • solucionar problemas de forma mais eficiente;
  • realizar gestão de risco, evitando erros;
  • mapear padrões e antecipar problemas. 

Disponibilidade de atendimento

Outro dos benefícios da inteligência artificial é poder oferecer um atendimento 24 horas para seus clientes. 

É o exemplo dos chatbots, que respondem de forma automática e evitam que as solicitações se acumulem e que os clientes tenham que esperar para serem atendidos.

Nesse sentido, seus clientes poderão contar com: 

  • Segurança das informações pessoais;
  • Previsibilidade do atendimento com maior qualidade;
  • Rápida comunicação com a empresa;
  • Esclarecimento ágil de dúvidas simples e comuns; 
  • Imparcialidade no atendimento de suas necessidades, sem interferência do fator humano.

Outras dúvidas sobre inteligências artificiais

Se você ainda quer saber mais sobre a inteligência artificial e tudo que envolve esse universo, confira as perguntas e esclareça mais dúvidas. 

Quais são as IA mais usadas?

Os mecanismos de IA mais usados são:

  • Assistentes virtuais;
  • Aplicativos de rotas;
  • Mecanismos de busca; 
  • Plataformas de streaming; 
  • Chatbots no e-commerce
  • Segurança digital. 

Como funciona o processo de Machine Learning?

O Machine Learning usa algoritmos avançados que permitem que as máquinas aprendam ao analisar e interpretar dados e que continuem usando essas informações para melhorar sua performance. 

Ao processar um amplo volume de dados, as máquinas vão se capacitando para tomar decisões e aprendendo com seus erros. 

Quais são os sites de inteligência artificial?

Os sites que usam IA como base mais conhecidos são:

  • ChatGPT — cria conteúdo; 
  • Google Bard — também cria conteúdo escrito; 
  • DALL-E — gera imagens montadas por IA;
  • DeepBrain AI — elabora videos montados por IA;
  • Esta Pessoa Não Existe — gera faces aleatórias de pessoas que não existem na realidade. 

Onde a Inteligência Artificial é mais usada?

A inteligência artificial é usada a todo momento. Desde o dia a dia, nas redes sociais e aplicativos no celular, como em empresas por meio de sistemas que automatizam tarefas. 

Tem alguma IA gratuita?

Existem vários sites e ferramentas de IA que empresas e pessoas podem usar sem custo. Por exemplo:

  • ChatGPT e Google Bard: para criar conteúdo; 
  • Brandmark.io: elabora uma logo marca para sua empresa;
  • Lumen5.com: monta vídeos para suas campanhas de marketing. 

Como o sistema ERP pode interagir com inteligência artificial

A inteligência artificial é uma tecnologia revolucionária que está transformando a forma como lidamos com o mundo digital e seus recursos, tanto nas empresas quanto em nosso dia a dia. 

Seu potencial é imenso e um dos maiores benefícios que ela oferece é a capacidade de aprendizado e automação, o que traz ganhos significativos para negócios de todos os tamanhos e setores. 

Especificamente, a IA pode potencializar a performance de sistemas como o ERP, aprimorando a automação, o controle e proporcionando uma maior integração de dados

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