O que é internet banking? Saiba como funciona e para que serve!

Entenda como funciona essa ferramenta online para transações financeiras

04/Mar/2022
Finanças

Saber o que é internet banking é uma tarefa quase que fundamental para quem está no ambiente online. Se você tem algum empreendimento, realiza transações financeiras com certa frequência ou prefere não ter que comparecer a uma agência bancária para movimentar sua conta, com certeza, precisa entender sobre essa ferramenta.

Hoje praticamente todos os bancos têm um sistema para realização de transações bancárias sem depender necessariamente de uma agência física e existem, inclusive bancos 100% digitais, que estão com força total no mercado financeiro e são cada vez mais desejados pelo público para serviços bancários.

Vem entender o que é, como usar e os principais benefícios de usar o internet banking!

Afinal, o que é internet banking na prática?

Internet banking é um aplicativo - para smartphones ou computadores, onde é possível ter acesso a uma área dentro do site do banco que você é correntista, para realizar várias transações sem precisar ir à agência, como consulta de saldo, transferências, extratos, pagamentos de boletos e faturas, PIX, entre outros.

Ainda, até mesmo a abertura de conta pode ser feita em casa, sem precisar sair para entregar os documentos presencialmente. Além disso, existem várias outras facilidades, por exemplo:

  • Transferência via TED ou DOC para qualquer banco;
  • Pagar fatura do cartão de crédito;
  • Licenciamento de veículos e pagamento de multas;
  • Recarga de celular;
  • Retirar comprovantes de pagamento;
  • Aplicação em investimentos;
  • Resgate de aplicações;
  • Solicitação de cheques, cartão de crédito, empréstimos;
  • Transferência internacional;
  • Pagamento instantâneo (PIX).

Como usar o internet banking no seu dia a dia?

Se você ainda não usa o internet banking e quer começar, saiba que é muito fácil e simples. Basta ter uma senha para acessar o cadastro online. Em muitas instituições financeiras, como bancos digitais ou fintechs, você não precisa ir até uma agência e pode realizar transações no próprio aplicativo.

Ao ter a senha e o login, basta acessar o site e começar a utilizar os serviços disponíveis! Em alguns casos, será necessário a instalação de um programa específico em seu computador para que o acesso seja autorizado, mas tudo depende das regras do seu banco. 

Quais os principais benefícios de usar o internet banking?

Uma das principais vantagens de usar essa ferramenta online é a possibilidade de realizar transações, antes feitas apenas dentro da agência ou caixa eletrônico, em qualquer lugar que você estiver! Além disso, existem outros benefícios. Confira abaixo:

Tenha mais organização financeira

Sabe aquela papelada que antigamente precisava ser armazenada durante, no mínimo, 5 anos? Com o internet banking, você não precisa mais guardar todos os comprovantes e nem imprimir extratos e saldos. Tudo fica disponível no próprio aplicativo a qualquer momento, ou seja, mais facilidade no planejamento financeiro

Isso porque, ao registrar uma única vez, o sistema armazena e salva todas as informações mais importantes que você precisa guardar. Contudo se ainda quiser guardar os comprovantes, basta salvar em PDF e organizar em uma pasta no computador ou no próprio celular.

Economia de tempo

O tempo é algo que não conseguimos recuperar e, cada vez mais, a otimização dele precisa ser feita com cuidado. Com o uso desse sistema, já que não é necessário se deslocar até uma agência, alguns custos que eram pagos anteriormente já não existem mais, como o extrato bancário, isso sem falar no tempo para transferência entre diferentes bancos também diminuiu, principalmente por conta do Pix. 

Sistema seguro e confiável

Esse é um ponto muito importante, que ainda gera dúvidas nas pessoas sobre o ambiente online: a segurança. Com o internet banking todos os cuidados são os mesmos de uma agência comum, mas lembre-se  de acessar sua conta apenas em computadores confiáveis. 

Outras instruções importantes para manter a segurança é usar um token ou um aplicativo do próprio banco para gerar códigos de acesso, além de camadas de segurança, como o cadastro de biometria. 

O que fazer para usar o internet banking com segurança?

Para ajudar você a usar o internet banking de forma segura e sem grandes dores de cabeça, elencamos algumas dicas gerais:

  • Tenha cuidado ao abrir e-mails, desconfie caso esses conteúdos tenham links, os bancos não enviam e-mails com links que direcionam você a outra página; 
  • Troque periodicamente as suas senhas e guarde-as em algum lugar seguro e que ninguém tenha acesso;
  • Utilize a chave de segurança token, que exige a validação através de um código gerado pelo app; 

Dicas para quem acessa o Internet banking no computador

  • O site precisa ter o cadeado verde na barra de pesquisa, isso mostra que é uma conexão segura;
  • Instale ou atualize o Antivírus;
  • Depois que usar a internet banking, não se esqueça de fazer o logout da conta e fechar a janela;
  • Antes de entrar no site, certifique se a url está correta e se o mesmo possui certificado de segurança. 

Dicas para quem  usa o Internet banking no celular 

  • “Esconda” o aplicativo - isso é sim uma possibilidade, existem alguns programas que têm essa função e não deixa que os seus aplicativos apareçam na tela de início;
  • Não grave a senha no celular - isso facilita ainda mais o acesso dos criminosos aos seus aplicativos e informações. A melhor opção, se possível, é fazer o uso da biometria; 
  • Ative o Pin do chip - caso o seu chip seja roubado e colocado em outro aparelho, será necessária uma senha para poder utilizá-lo. Essa senha é chamada de Pin e tem entre 4 e 6 dígitos. 

E o mais importante, em caso de roubo, avise o banco imediatamente. Assim, suas senhas poderão ser redefinidas e os acessos bloqueados até que você recupere seus dispositivos. 

Qual a diferença entre Internet Banking e Open Banking?

O Open Banking é basicamente um sistema financeiro que tem como objetivo oferecer mais opções ao consumidor. Com ele, as instituições financeiras podem compartilhar informações dos clientes — quando autorizados — para oferecer produtos e serviços financeiros. 

Já o Internet Banking, como destacamos, é a facilidade de poder realizar suas transações bancárias sem precisar ir diretamente até uma agência. Com isso, você pode realizar tudo do seu celular ou computador e ter mais liberdade na hora de escolher os seus serviços financeiros.

Ambos têm como foco principal melhorar e otimizar a experiência do cliente com as instituições bancárias. 

Conta digital para pessoa física? Conheça a Omie.Cash!

A Omie.Cash é a conta digital que tem a solução perfeita para pequenas, médias e grandes empresas de todo o Brasil. Essa é uma conta dentro do ERP online, ou seja, além da gestão financeira, é possível ter acesso à gestão do seu negócio de forma intuitiva e segura.

Ademais, são inúmeras as vantagens, como gestão otimizada com fluxo de caixa em tempo real, fim da conciliação bancária, pagamentos avulsos ou em lotes, emissão de boletos em apenas alguns segundos e sistema antifraude, não é incrível? 

Se você ainda não é cliente Omie, venha nos conhecer  e se já faz parte, encontre outros serviços que podem ser úteis para você.




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas