O que o marketing empresarial tem a ver com você

É bem comum, ao iniciar o próprio negócio, se deparar com tantos desafios que as questões relativas ao marketing empresarial acabam sendo deixadas – quase – de lado.
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É muito importante entender o quão crucial é para qualquer tipo de negócio o uso correto das ferramentas de marketing empresarial, para potencializar os resultados. As estratégias de marketing precisam estar no DNA do seu negócio, em especial, se o empreendedor tem o sonho de tornar aquela sua grande ideia em um grande sucesso, e quem não tem este sonho?

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Tudo começa por onde se quer chegar

Estabelecer macro e micro objetivos pode ser um ótimo começo. Esta definição pode passar pela tradicional escrita da visão (macro) e missão (micro), ou de uma forma mais engajadora, definindo o seu propósito e valores.

Ter clareza do propósito do seu negócio e do impacto que ele causa no mundo, começando sempre pela sua própria vizinhança. Como ele se conecta com os valores da sua marca vai contribuir fortemente para atrair o público alvo certo, a segmentação de nicho com a qual você quer construir um relacionamento.

Sim! Negócios são uma forma de relacionamento. E por isso o marketing, que em sua essência é o diálogo da marca com o público alvo e com o mercado, trabalha com o entendimento das jornadas de consumidor.

Jornada do consumidor? O que é isso no marketing empresarial?

Marketing Empresarial

A jornada do consumidor é o caminho, real e virtual, que o seu público alvo trilha até chegar à conclusão de que sua oferta. Para fazer sentido, esta jornada precisa ser inicialmente desenhada, a partir de pesquisas de mercado, estudos de benchmark ou uma hipótese proposta, e integrada aos processos empresariais. Importante não esquecer de testar e medir os resultados.

A medição é necessária porque o consumidor atual não é simplesmente on ou offline. Consumir não tem mais hora, regras ou ambiente certo. Seu público alvo pode estar consumindo informações sobre o seu negócio a qualquer momento e em vários devices, ou até em meios de comunicação.

Ao medir cada ponto da jornada, você pode ter insights e visualizar pontos de melhoria que vão contribuir para que suas estratégias de marketing empresarial se consolidem.

Mas eu sou muito pequeno para pensar nestas coisas complexas. Não cometa este erro comum!

Dicas do que não fazer em marketing digital

Primeiro, algumas dicas do que não fazer ao pensar em marketing para micro e pequenas empresas:

– Não confunda marketing com grandes orçamentos;

– Não deixe para depois o que você pode fazer agora! O seu marketing começa hoje;

– Não confunda marketing com excesso de brindes ou obrigatoriedade de ter um comercial na televisão;

– Não diga isto não é para mim;

– Não suponha que as pessoas sabem do propósito do seu negócio;

– Não deixe o ciclo de vendas acontecer sem que cada ponto do processo possa ser medido;

– Não terceirize o seu marketing digital para o adolescente mais próximo, só se ele for um gênio do marketing digital.

Ok, e agora? Como fazer marketing digital para PMEs?

Agora que eu já listei dicas do que não fazer, podemos ir para as dicas do que fazer para que o marketing ganhe espaço no seu dia a dia:

– Escreva o propósito do seu negócio e compartilhe com todo mundo – de sua família a seus clientes, passando por fornecedores, equipe, conhecidos, todo mundo mesmo. Cada pessoa que passa a conhecer este propósito se transforma em um potencial divulgador de seu negócio;

– Escreva os valores, ou os comportamentos que você quer ver em sua equipe. Mesmo que você ainda não tenha uma equipe, ter em mente quais são os valores que norteiam sua liderança vai contribuir para que, no momento de ter uma equipe, você atraia para seu negócio os colaboradores certos, aquele que tem fit com sua cultura;

– Entenda o seu ciclo de vendas, anotando como que suas vendas acontecem. É através de indicações? É em um ambiente físico? Você usa os canais digitais para atrair consumidores? Recebe um pedido para produzir o produto? Tem estoque? Anotar tudo o que você imagina que aconteça entre o momento inicial e a entrega do produto/serviço vai te ajudar a entender se há a necessidade de automação de processos, de ajustes na integração dos processos entre as áreas da sua empresa;

– Use o marketing digital a seu favor! Escolha uma rede social e tenha regularidade, frequência e repetição. Quando uma rede já estiver funcionando, some mais uma e faça o mesmo processo até conseguir ter presença em todas as redes sociais. Você pode usar a automação a seu favor – as redes sociais permitem que você agende a publicação dos conteúdos. Complicou, acompanhe o meu exemplo então:

Você pode começar pelo Instagram que funciona super bem para pequenos negócios, postando 2x por semana, sempre às 14h. Não se esqueça de escolher suas hashtags e sua assinatura que vai repetir no final de todas as suas publicações. Quando você já estiver bem posicionado no Instagram, vá para o Facebook, e assim por diante. Se ainda estiver muito complicado, considere fazer um curso de especialização para redes sociais, eu conheço um muito bom!

– Lembre-se que o marketing digital para pequenas empresas precisa ter eco nos materiais impressos que você usar para embalar seus produtos, em folders, banners, cartão de visita e etc.

– Outra boa estratégia de marketing para pequenas empresas é frequentar feiras, eventos, encontros de associações, sindicatos, praças públicas, mercado, feira livre, estou falando sério, sempre com uma camiseta que traga uma mensagem sobre seu negócio. Lembra do seu propósito? Pode ser ele aqui! Porque você é seu melhor divulgador. E uma frase legal em uma camiseta de boa qualidade pode ser uma ferramenta eficaz para seu marketing empresarial.

– Descubra o valor de aprender o que você não sabe que não sabia. Leia sobre marketing digital para pequenas empresas, sobre segmentação e público alvo, sobre automação de processos, sobre jornada do consumidor, macro e micro objetivos. Não tem tempo para ler? Existem podcasts e blogs que já usam o recurso de áudio – você pode ouvir um conteúdo inteiro enquanto dirige, vai a academia, talvez esteja ouvindo este post desse jeito agora!

Ações e atitudes simples, feitas no dia a dia do seu negócio, podem impactar de forma muito positiva o marketing empresarial e trazer ótimos resultados para seu negócio. Pense nisso! E comece.

Começar a executar é a estratégia de marketing número 1 – ao executar as dicas que demos aqui, você vai iniciar o processo de evolução e descobrir os próximos passos que precisam ser dados naturalmente.

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