O que você precisa saber para investir em uma franquia de tecnologia

Fique a par dos principais pontos que você precisa considerar para trilhar um dos melhores investimentos do mercado

27/11/2018
Empreendedorismo

2019 já está levantando os ânimos dos brasileiros empreendedores, a previsão está otimista novamente, o que não se via desde 2014, segundo apontam dados do Sebrae.

Nesse novo cenário, o ramo de franquias será um dos favoritos entre aqueles que desejam um novo caminho.

Franquias já apontam dados mais confortáveis para quem busca empreender há alguns anos, em 2016 por exemplo, enquanto o percentual de mortalidade de empresas era de 85% nos primeiros 60 meses, para franquias o número era de apenas 4,3%.

Estes são os dados que costumam animar as escolhas para este setor. Os benefícios deste tipo de negócio são justamente o que o torna atrativo:

• Um modelo de negócio que já vem pronto, definido e testado;

• Uma marca já consagrada;

• E o suporte que o franqueado tem da matriz, que o capacita e ajuda a enfrentar os obstáculos que todo empresário vê pelo seu caminho.


Dicas valiosas

Como em todo investimento, as franquias também devem ser analisadas com muito cuidado antes de se tomar a decisão final, principalmente se a franquia escolhida for de tecnologia. Fique atento às seguintes dicas:

• Explore e analise o mercado de tecnologia

É muito importante conhecer a situação do mercado de tecnologia. Fazer comparações, pesquisar seus números e avaliar todos os segmentos dentro dessa indústria. A partir dessa visão, fica mais fácil identificar tendências e fugir dos setores que têm o mercado saturado. E o melhor: não é preciso ser um gênio no assunto para investir.

• Prefira uma franquia séria e correta

A escolha do negócio é crucial para o sucesso de qualquer empreendedor, e nessa jornada, é crucial saber se a franquia é confiável. Uma boa metodologia de escolha é verificar sua idoneidade em sites como o Reclame Aqui, além de buscar informação em guias especializados.

• Preste atenção na COF

Ao escolher uma rede, o agora futuro franqueado vai receber a Circular de Oferta da Franquia (COF), um documento que deve ser lido com calma, pois apresenta as condições gerais do empreendimento. A COF precisa contemplar todas as informações exigidas pela Lei das Franquias como a história da franquia, direitos e deveres tanto do franqueador como do franqueado, contatos de alguns franqueados, valores de investimentos, royalties e os últimos balanços financeiros, entre outras informações importantes.

• Conheça outros franqueados

As melhores informações sobre o negócio escolhido serão dadas pelos atuais e antigos parceiros da rede. Escolha e converse com pelo menos três outros franqueadores escolhidos por você e tire todas as dúvidas.  

• Custo de manutenção

Outro ponto importante a ser observado e analisado é o custo de manutenção de uma franquia de tecnologia. Fuja de negócios que tenham um alto custo de manutenção. Os valores podem te estrangular seja na manutenção do ponto, em equipamentos utilizados, treinamentos, alvará e seguros.

• Negócio em obsolescência

É preciso prestar atenção se a franquia de tecnologia escolhida tem produtos, serviços ou mesmo um modelo de negócios com uma data de validade muito próxima, podendo se tornar obsoleta em um curto espaço de tempo. Negócios em obsolescência são sinônimo de tempo e dinheiro perdido.

• Pouca previsibilidade de caixa

O fluxo de caixa é uma das partes mais importantes de qualquer empresa. É impossível não ter uma previsão do faturamento mensal – todo o negócio depende disso. O ideal é que a franquia de tecnologia escolhida ajude nesse processo, treinando a equipe de vendas e indicando leads que se convertam em clientes, por exemplo.

Você fez todas as suas pesquisas e concluiu que uma franquia de tecnologia será seu novo motor de transformação para a sua vida. Se você está neste ponto, fazer parte da rede de franqueados da Omie é um dos melhores caminhos a serem seguidos.

Autores parceiros

Conteúdos desenvolvidos em parceria com profissionais especializados em contabilidade e/ou gestão empreendedora.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas